RIG 2022 - OE Expandir a atuação da UFG

On 04/28/23 14:54 Updated at 05/19/23 01:51

UFG oferece três novos cursos de graduação no Sisu 2022

UFG oferece três novos cursos

Mesmo com os diversos cortes e bloqueios no orçamento da educação, a UFG ofertou três novos cursos de graduação: Fisioterapia, em Goiânia com 30 vagas; Engenharia de Materiais, em Aparecida de Goiânia com 40 vagas; e Pedagogia, na cidade de Goiás também com 40 vagas. Já no primeiro processo seletivo SISU, o curso de Fisioterapia figurou entre os mais concorridos da UFG (3 posição), assim como Engenharia de Materiais e Pedagogia, que também foram bastante procurados. Na edição deste ano do Sisu, a UFG ofertou 4.414 vagas distribuídas em 96 cursos de graduação. Conheça aqui todos os cursos de graduação ofertados pela UFG.

UFG oferta 33 novos cursos de especialização

Em 2022, foram criados 33 novos cursos de especialização, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Alguns desses cursos estão sendo ofertados por meio  de convênios com outras instituições. Para conhecer todos os cursos de especialização oferecidos pela UFG, clique aqui

UFG cria curso de música popular

Foi aprovado em 2022 a criação do curso de Bacharelado em Música Popular com as habilitações em Produção Musical, Instrumento Musical e Canto. O novo curso, que receberá seus primeiros estudantes em 2023, é centrado nas diversas formas de criação, interpretação e produção com ênfase na música popular urbana. A implementação do curso de Música Popular complementa às demais formações em música oferecidas pela Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). Saiba mais

UFG aprova curso de licenciatura de matemática na modalidade a distância pela UAB

O curso de licenciatura em Matemática EaD do Instituto de Matemática (IME/UFG) foi um dos selecionados pelo Edital Capes e deve oferecer 150 vagas para início de suas atividades em 2023, com outras 150 vagas reservadas para 2024. Até o momento, os polos com vagas confirmadas para a formação são os de Águas Lindas, Pirenópolis, Uruana, Cavalcante e Caldas Novas. Saiba mais.

UFG encaminha à Capes propostas de criação de nove cursos de mestrado e doutorado

A UFG recebeu, em 2022, 11 propostas de criação de novos cursos em programas de pós-graduação. Do total, nove foram submetidas à CAPES, órgão responsável pela aprovação/recomendação das propostas junto ao MEC. Os mestrados acadêmicos solicitados foram em: Geociências; Desenvolvimento Regional; Ciências - Habitat e Expressões Culturais; e Música. Foram solicitados também o Mestrado Profissional em Rede Associativa em Enfermagem Prática Avançada na Atenção Primária à Saúde e os Doutorados em Sociologia; Educação Física; Profissional em História; e Ciência Política e Relações Internacionais.

UFG disponibiliza cursos de especialização em Anápolis

Foram criados, em 2022, três cursos de especialização em parceria com a Prefeitura de Anápolis, a serem ministrados na cidade: Tecnologias Analíticas e Processos Aplicados à Indústria (Instituto de Química - IQ); Cidades Inteligentes e Economia Circular (Faculdade de Artes Visuais - FAV); e Segurança em Redes e Sistemas (Instituto de Informática - IF).

UFG oferta especializações para profissionais da segurança pública de todo o Brasil em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública

UFG oferta especializações para profissionais da segurança pública

A UFG e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP/GOV) estão ofertando quatro especializações lato sensu para 650 servidores vinculados à segurança pública em todo o país. As especializações inauguram os serviços de Formação e Qualificação do Instituto Verbena/UFG, que são parte do novo portfólio do órgão, e estão sendo oferecidas em parceria com as Faculdades de Enfermagem (FEN), de Direito (FD) e com o Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa).

UFG retoma aulas 100% presenciais

Desde o dia 25 de maio, todas as aulas na UFG voltaram a ser ministradas presencialmente. As atividades presenciais foram suspensas em março de 2020 devido à pandemia da covid-19 e estavam sendo ministradas de forma virtual. Para a retomada de 100% das atividades presenciais, o uso de máscara continuou sendo recomendado, mesmo após a desobrigação do uso do item, e a apresentação do comprovante de vacinação permaneceu obrigatória nas dependências da UFG.

UFG amplia em 35% a oferta de ações de apoio pedagógico

Em 2022, foram ofertados, no âmbito da UFG, 130 Projetos de Ensino, representando 35,5% de aumento em relação a 2021. Se comparado a 2018, a ampliação é ainda maior, considerando que naquele ano foram ofertados 21 projetos. O projeto de ensino é conjunto de ações de apoio pedagógico com vistas a ampliar as chances de desenvolvimento acadêmico, aprimorar a formação dos estudantes da educação básica e superior da UFG e assegurar sua inclusão e permanência.