Oficina SIPEP

Secplan faz oficina sobre sistema de gerenciamento de planejamento e projetos

Servidores das pró-reitorias e secretarias da UFG serão orientados sobre como acessar, cadastrar e monitorar planos estratégicos, projetos e planos de ação no SIPEP

Texto: Denise Ribeiro

A Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan/UFG) realizou na última quarta-feira (18/05) o primeiro encontro da I Oficina SIPEP 2022. No total, serão três encontros, agendados também para os dias 20 e 26 de maio, via Google Meet. Nesta primeira edição da Oficina, participam mais de 100 servidores das pró-reitorias e secretarias da UFG. 

O objetivo da Oficina é a capacitação dos participantes para uso do Sistema de Planejamento Estratégico e de Projetos (SIPEP) na gestão do plano estratégico, projetos e planos de ação das pró-reitorias e secretarias, em consonância com o Plano Estratégico UFG 2022-2025. 

No primeiro dia da Oficina, foram abordados conceitos importantes referentes à planejamento estratégico, apresentado o Plano Estratégico da UFG 2022-2025, como acessar o SIPEP e como cadastrar o plano estratégico de órgãos no Sistema. Os próximos encontros da I Oficina SIPEP 2022 abordarão especificamente os módulos de Gestão e de Projetos e Planos de Ação do SIPEP. 

“A Secplan está colocando à disposição um processo sistematizado de planejamento e uma ferramenta de gestão desse planejamento. E o trabalho da Secretaria só faz sentido se as outras áreas da Universidade estiverem interessadas no suporte que a Secplan pode oferecer”, informou o secretário da Secplan, Vicente Ferreira, durante a abertura da Oficina. O secretário destacou que o SIPEP tem sido avaliado por profissionais do campo do planejamento e de TI e aprovado por outras organizações, que já demonstram interesse em utilizar a ferramenta. 

Sobre o SIPEP

O SIPEP é um sistema que vem sendo desenvolvido pela Secplan a partir de um software público para a gestão de planejamento estratégico e gerenciamento de projetos em organizações públicas. Nele é possível cadastrar e monitorar planos estratégicos, metas, indicadores, projetos e planos de ação, entre outras ferramentas de gestão. 

O SIPEP foi customizado por uma equipe própria da UFG, que trabalhou nos últimos 3 anos  com o objetivo de desenvolver uma ferramenta capaz de suprir as necessidades da Universidade.

 

Oficina SIPEP

Fonte: Secplan/UFG

Categorias: Notícias SIPEP planejamento