26/07/2024

Reitoria discute criação de grupo de trabalho para promoção da sustentabilidade na Universidade

O GT deve tratar de temas como a gestão de recursos, mobilidade sustentável, arborização e futuras pesquisas relacionadas ao núcleo de estudo.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e o vice-reitor, Jesiel Carvalho, se reuniram na terça-feira (23/7), com integrantes da Secretaria de Planejamento, docentes e discentes vinculados a cursos da área de gestão e ao meio ambiente, para discutirem ações de sustentabilidade no âmbito da Universidade.

Na pauta esteve a proposta de criação de um grupo de trabalho, cujo os integrantes ainda serão designados, que por meio de estudos, diagnósticos e planejamentos de ações, seja capaz de instituir um plano de sustentabilidade para a Universidade.

Alguns dos temas a serem abordados são: gestão de recursos (eficiência energética, água e esgoto, resíduos); construção e mobilidade sustentáveis; arborização e áreas verdes, educação, pesquisa extensão para a sustentabilidade.

De início, serão empreendidas ações pela frente de tratamento de resíduos em todos os campi da instituição, cujo o marco é a inauguração do Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade - PTSS e Unidade de Processamento e Vidro da UFG na próxima segunda-feira (29/7).

Nesse cenário, será feita uma análise que responderá questões como quais são os tipos de resíduos produzidos na UFG e quais as suas destinações atualmente. Em seguida, campanhas educativas quanto à destinação correta de resíduos e ações de fiscalização e destinação apropriada dos resíduos também serão promovidas.

Estiveram presentes na reunião: o secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais, Vicente da Rocha; o secretário-adjunto da mesma secretaria, Hugo Ginú; a diretora de Planejamento da Secplan, Maria Tereza de Godoy; as professoras da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Estela Najberg e Gabriela Araújo Romão e a discente do curso de Geologia, Aryanne Rodrigues dos Santos.

26/07/2024

Fonte: Reitoria Digital UFG