Como se Preparar para as Visitas In Loco MEC

Uma das etapas dos processos autorizativos de curso é visita in loco que ocorre nos casos de processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento completo. Desde 2021 a visita in loco está sendo realizada de forma virtual pelo INEP/MEC e continua seguindo os instrumentos avaliativos de 2017 que serão disponibilizados abaixo. .

BASE LEGAL
  1. Decreto 9.235/2017;
  2. Portaria 23/2017;
  3. Portaria MEC/INEP Nº 165 de 20/04/2021;
  4. Portaria MEC/INEP Nº 275 de 28/07/2021.

 

FORMULÁRIO ELETRÔNICO

O Formulário Eletrônico preenchido pela coordenação do curso trará elementos para a análise e ponderação da comissão de avaliação in loco e podem ser usados para guiar as indagações iniciais da Comissão de Avalição nas reuniões e suscitar os primeiros apontamentos da IES seguindo o instrumento de avaliação.

  

DOCUMENTOS A SEREM POSTADOS NO DRIVE COMPARTILHADOS COM A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

É importante organizar a documentação de comprovação seguindo a mesma lógica do instrumento de avaliação, portanto, deverão ser organizados os documentos em formato PDF em um drive e a Coordenação deverá organizá-los em pastas, por dimensão: 

  1. Organização Didático Pedagógica;
  2. Corpo Docente ou Tutorial;
  3. Infraestrutura;
  4. Documentos Institucionais (Estatuto, PDI, PPC, Resoluções Consuni/CEPEC, Relatórios, etc).

 

DOCUMENTOS IMPORTANTES
  1. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em vigência;
  2. Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em processo de avaliação;
  3. Relatórios dos processos de autoavaliação, elaborados pela CPA e postados no sistema e-MEC, atas das reuniões da CPA;
  4. Estatuto e Atos Legais;
  5. Dados Gerais e Específicos da IES, constantes do Censo da Educação Superior e do e-MEC;
  6. Relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), IGC, CPC do curso e da IES;
  7. Relatório da Avaliação do Curso, realizada por comissão in loco INEP/MEC quando o curso já tiver passado por visita anteriormente;
  8. Atos legais de Recredenciamento da IES, com respectivo relatório da Comissão de Avaliação in loco.
  9. Modelos de Diários de Classe ou outras formas de registro do conteúdo que é ministrado pelos docentes, bem como o controle de frequencia dos estudantes.
  10. Informações sobre o processo seletivo da instituição e do curso, incluindo os editais publicados;
  11. Normas de funcionamento dos Colegiados de Curso, condução das matérias e organização.
  12. Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
  13. Projeto de Avaliação Institucional;
  14. Relatório de Avaliação Institucional, conforme postado no sistema e-Mec;
  15. Estatuto Social / Regulamento Geral / Regimento Interno da IES;
  16. Organograma Geral da IES;
  17. Regulamentos (Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso, Monitoria, Laboratórios, Atividades Acadêmicas Complementares...)
  18. Portarias de nomeação (CPA, NDE, Colegiado de Curso, CPA e outros);
  19. Atas do Conselho Superior, Conselho Diretor, Colegiado do Curso, NDE, CPA e outros;
  20. Registro em cartório, comprovações do imóvel, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e demais documentos referentes à constituição da mantenedora e da mantida;
  21. Documentação referente em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 1/2012 que o curso contemple direitos humanos; 
  22. Plano de Atualização e Manutenção do Acervo da Biblioteca;
  23. Relatório Assinado pelo NDE atestando a compatibilidade do Acervo da Biblioteca com o conteúdo e adequação a quantidade de exemplares de cada título pelo número de vagas;
  24. Plano de Atualização e Manutenção da Infraestrutura Física; 
  25. Plano de Carreira e Capacitação Docente;
  26. Plano de Carreira e Capacitação Técnico-Administrativo;
  27. Documentação Comprobatória de Capacitação Docente e Capacitação de Pessoal Técnico Administrativo;
  28. Documentação dos Docentes:
    1. Portaria de Nomeação;
    2. Currículos Lattes atualizados do coordenador do curso e dos professores com documentações comprobatórias (Publicações dos últimos 3 anos)
    3. Quadro (tabela, conforme abaixo) contendo: nome do professor, Área de Graduação e ano de conclusão da Graduação (GAD), Área de Especialização e ano de conclusão da Especialização, se houver (ESP), Área de Mestrado e ano de conclusão do Mestrado, se houver (MEST), Área de Doutorado e ano de conclusão do Doutorado, se houver (DOUT), regime de trabalho (RT), tempo de contrato de trabalho contínuo com a IES (T), Tempo de Experiência no Magistério Superior, inclusive na IES (TMG), tempo de trabalho fora do magistério, se houver (TFM), quantidade de produção dos últimos 3 anos – 2016-2018 (P), Link do Lattes e data de atualização..
    4. Quadro contendo informações sobre o nome dos tutores, Área de Graduação e ano de conclusão da Graduação (GAD), Área de Especialização e ano de conclusão da Especialização, se houver (ESP), Área de Mestrado e ano de conclusão do Mestrado, se houver (MEST), Área de Doutorado e ano de conclusão do Doutorado, se houver (DOUT), regime de trabalho (RT), tempo de contrato de trabalho contínuo com a IES (T), Link doLattes e data de atualização.
      .

 

DOCUMENTOS DE APOIO
  1. Analisar o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação;
  2. Utilizar de forma competente o Instrumento de Avaliação
  3. Se preparar para receber uma Comissão de Avaliação Externa
  4. Guia de Boas Práticas de Avaliação Externa Virtual In Loco;
  5. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância | Autorização VIGENTE;
  6. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância | Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento VIGENTE.

 

IDENTIFIQUE SE O SEU CURSO PASSARÁ POR VISITA IN LOCO AQUI:

 

Processo e-MEC Nome do Curso Campus Tipo de Processo Data da Visita In Loco
201905168  Arquitetura e Urbanismo Goiás Reconhecimento 11/04/2022 a 13/04/2022
201905173 Engenharia de Produção Aparecida de Goiânia Reconhecimento 18/04/2022 a 20/04/2022
201905169 Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português Samambaia Reconhecimento 27/04/2022 a 29/04/2022
202004209 Geologia Aparecida de Goiânia Reconhecimento Primeiro Semestre de 2022