Como se Preparar para as Visitas In Loco MEC
Uma das etapas dos processos autorizativos de curso é visita in loco que ocorre nos casos de processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento completo. Desde 2021 a visita in loco está sendo realizada de forma virtual pelo INEP/MEC e continua seguindo os instrumentos avaliativos de 2017 que serão disponibilizados abaixo.
BASE LEGAL |
- Decreto 9.235/2017;
- Portaria 23/2017;
- Portaria MEC/INEP Nº 165 de 20/04/2021;
- Portaria MEC/INEP Nº 275 de 28/07/2021.
FORMULÁRIO ELETRÔNICO |
O Formulário Eletrônico preenchido pela coordenação do curso trará elementos para a análise e ponderação da comissão de avaliação in loco e podem ser usados para guiar as indagações iniciais da Comissão de Avalição nas reuniões e suscitar os primeiros apontamentos da IES seguindo o instrumento de avaliação.
DOCUMENTOS A SEREM POSTADOS NO DRIVE COMPARTILHADOS COM A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO |
É importante organizar a documentação de comprovação seguindo a mesma lógica do instrumento de avaliação, portanto, deverão ser organizados os documentos em formato PDF em um drive e a Coordenação deverá organizá-los em pastas, por dimensão:
- Organização Didático Pedagógica;
- Corpo Docente ou Tutorial;
- Infraestrutura;
- Documentos Institucionais (Estatuto, PDI, PPC, Resoluções Consuni/CEPEC, Relatórios, etc).
DOCUMENTOS IMPORTANTES |
- Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em vigência;
- Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em processo de avaliação;
- Relatórios dos processos de autoavaliação, elaborados pela CPA e postados no sistema e-MEC, atas das reuniões da CPA;
- Estatuto e Atos Legais;
- Dados Gerais e Específicos da IES, constantes do Censo da Educação Superior e do e-MEC;
- Relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), IGC, CPC do curso e da IES;
- Relatório da Avaliação do Curso, realizada por comissão in loco INEP/MEC quando o curso já tiver passado por visita anteriormente;
- Atos legais de Recredenciamento da IES, com respectivo relatório da Comissão de Avaliação in loco.
- Modelos de Diários de Classe ou outras formas de registro do conteúdo que é ministrado pelos docentes, bem como o controle de frequencia dos estudantes.
- Informações sobre o processo seletivo da instituição e do curso, incluindo os editais publicados;
- Normas de funcionamento dos Colegiados de Curso, condução das matérias e organização.
- Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
- Projeto de Avaliação Institucional;
- Relatório de Avaliação Institucional, conforme postado no sistema e-Mec;
- Estatuto Social / Regulamento Geral / Regimento Interno da IES;
- Organograma Geral da IES;
- Regulamentos (Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso, Monitoria, Laboratórios, Atividades Acadêmicas Complementares...)
- Portarias de nomeação (CPA, NDE, Colegiado de Curso, CPA e outros);
- Atas do Conselho Superior, Conselho Diretor, Colegiado do Curso, NDE, CPA e outros;
- Registro em cartório, comprovações do imóvel, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e demais documentos referentes à constituição da mantenedora e da mantida;
- Documentação referente em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 1/2012 que o curso contemple direitos humanos;
- Plano de Atualização e Manutenção do Acervo da Biblioteca;
- Relatório Assinado pelo NDE atestando a compatibilidade do Acervo da Biblioteca com o conteúdo e adequação a quantidade de exemplares de cada título pelo número de vagas;
- Plano de Atualização e Manutenção da Infraestrutura Física;
- Plano de Carreira e Capacitação Docente;
- Plano de Carreira e Capacitação Técnico-Administrativo;
- Documentação Comprobatória de Capacitação Docente e Capacitação de Pessoal Técnico Administrativo;
- Documentação dos Docentes:
- Portaria de Nomeação;
- Currículos Lattes atualizados do coordenador do curso e dos professores com documentações comprobatórias (Publicações dos últimos 3 anos)
- Quadro (tabela, conforme abaixo) contendo: nome do professor, Área de Graduação e ano de conclusão da Graduação (GAD), Área de Especialização e ano de conclusão da Especialização, se houver (ESP), Área de Mestrado e ano de conclusão do Mestrado, se houver (MEST), Área de Doutorado e ano de conclusão do Doutorado, se houver (DOUT), regime de trabalho (RT), tempo de contrato de trabalho contínuo com a IES (T), Tempo de Experiência no Magistério Superior, inclusive na IES (TMG), tempo de trabalho fora do magistério, se houver (TFM), quantidade de produção dos últimos 3 anos – 2016-2018 (P), Link do Lattes e data de atualização.
- Quadro contendo informações sobre o nome dos tutores, Área de Graduação e ano de conclusão da Graduação (GAD), Área de Especialização e ano de conclusão da Especialização, se houver (ESP), Área de Mestrado e ano de conclusão do Mestrado, se houver (MEST), Área de Doutorado e ano de conclusão do Doutorado, se houver (DOUT), regime de trabalho (RT), tempo de contrato de trabalho contínuo com a IES (T), Link doLattes e data de atualização.
DOCUMENTOS DE APOIO |
- Analisar o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação;
- Utilizar de forma competente o Instrumento de Avaliação
- Se preparar para receber uma Comissão de Avaliação Externa
- Guia de Boas Práticas de Avaliação Externa Virtual In Loco;
- Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância | Autorização VIGENTE;
- Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância | Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento VIGENTE.
IDENTIFIQUE SE O SEU CURSO PASSARÁ POR VISITA IN LOCO AQUI: |
Processo e-MEC | Nome do Curso | Campus | Tipo de Processo | Data da Visita In Loco |
201905168 | Arquitetura e Urbanismo | Goiás | Reconhecimento | 11/04/2022 a 13/04/2022 |
201905173 | Engenharia de Produção | Aparecida de Goiânia | Reconhecimento | 18/04/2022 a 20/04/2022 |
201905169 | Letras: Tradução e Interpretação em Libras/Português | Samambaia | Reconhecimento | 27/04/2022 a 29/04/2022 |
202004209 | Geologia | Aparecida de Goiânia | Reconhecimento | Primeiro Semestre de 2022 |