RIG 2022 - Visão geral da UFG

Em 26/04/23 09:34 Atualizada em 01/09/23 16:21

A Universidade Federal de Goiás, criada pela Lei nº 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, possui uma história firmada em seu compromisso com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Atuando de forma indissociável neste tripé, até 2030, a instituição deve consolidar-se como instituição de referência para o processo de desenvolvimento social, econômico e institucional de Goiás, bem como ampliar seu alcance nacional e internacional, tendo como fundamentos a valorização das pessoas, a sustentabilidade, os valores da democracia e da liberdade. A visão institucional deve ter em conta a qualidade de vida das pessoas, a preservação do Cerrado brasileiro, dos valores culturais, da memória e da arte regionais.

O objetivo central e estratégico da UFG é consolidar-se como uma instituição de referência no contexto da educação superior brasileira e continuar desempenhando o papel de referenciar as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Goiás nas atividades de ensino de graduação e pós-graduação, de pesquisa, de inovação e de extensão. Esse objetivo é estratégico não só para a Instituição, mas também para o estado de Goiás e para o País, que tem ainda um longo caminho a percorrer para alcançar níveis de desenvolvimento educacional, científico e tecnológico que possam contribuir eficazmente para diminuir as desigualdades sociais e elevar o atual nível de desenvolvimento econômico. A ampliação quantitativa e qualitativa da formação educacional dos cidadãos brasileiros, em todos os níveis, é um ingrediente indispensável para dar suporte ao crescimento econômico, social, cultural e político do País.

A missão da UFG é ser uma universidade dedicada à formação de pessoas, em um ambiente intelectualmente virtuoso, decorrente da produção do conhecimento, obtida por meio da pesquisa acadêmica e da produção artística e cultural.  A UFG, que completou 62 anos em 2022, norteia-se pelos princípios estabelecidos no seu Estatuto e no seu Regimento. Esses documentos estabeleceram que, na organização e no desenvolvimento de suas atividades, a UFG respeitará os seguintes princípios: (a) laicidade; (b) indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; (c) gratuidade do Ensino, cuja manutenção é responsabilidade da União; (d) respeito à liberdade, à diversidade e ao pluralismo de ideias, sem discriminação de qualquer natureza; (e) universalidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade; (f) defesa da qualidade de ensino, com orientação humanística e preparação para o exercício pleno da cidadania; (g) defesa da democratização da educação – no que concerne à qualidade, à gestão, à igualdade de oportunidade de acesso e condição para a permanência – e com a socialização de seus benefícios; (h) defesa da democracia, estímulo à cultura, à arte e ao desenvolvimento científico, tecnológico, socioeconômico e político do País; (i) defesa da paz, dos direitos humanos e do meio ambiente; e (j) diálogo e cooperação entre os seus câmpus.

Com base nesses princípios norteadores, a UFG, por meio de sua administração, em todos os níveis, e dos membros da comunidade universitária, procurou, no exercício de 2022, cumprir os seus compromissos com a sociedade, oferecendo cursos de graduação com qualidade, formando mestres e doutores em várias áreas do conhecimento, desenvolvendo pesquisas relevantes para o estado de Goiás, para a região Centro-Oeste e para o Brasil, em praticamente todos os campos do conhecimento e ofertando um conjunto de projetos e atividades, em um processo dinâmico de interação com a sociedade.

Conforme o Estatuto da UFG e o Regimento Geral da UFG atuais, a UFG apresenta Administração Central, Câmpus e Unidades Acadêmicas e Unidades Acadêmicas Especiais, formalizadas no novo estatuto aprovado pelos Conselhos Superiores da UFG no início de 2021 pela Resolução Consuni-Cepec-CC/UFG No 01, de 2021.