RIG - Sobre a CPA

Em 26/04/23 16:50 Atualizada em 26/04/23 16:50

Na UFG, a CPA é constituída por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, respeitando a máxima representatividade das áreas de conhecimento e os assuntos geridos pelos órgãos administrativos. A importância desse processo avaliativo recai, diretamente, nas atividades de planejamento da Universidade e no delineamento de metas estratégicas e anuais. Portanto, semestralmente, a respectiva comissão conduz consultas públicas, junto à comunidade acadêmica, cujo principal objetivo é a avaliação da adequabilidade das atividades desempenhadas pela Instituição, pelos cursos de graduação, pelos programas de pós-graduação, pelos docentes, técnicos-administrativos e pelos discentes.

Além da consulta pública realizada junto à comunidade acadêmica, a CPA também realiza o acompanhamento dos dados obtidos por meio das avaliações externas realizadas pelo INEP, tais como os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE e dos relatórios oriundos das comissões de avaliações in loco. Essa gama de informações proporciona as fontes de dados necessários para a análise e confecção dos Relatórios de Autoavaliação Institucional (RAI) pela CPA. Dessa forma, a CPA cumpre com os objetivos de zelar pela manutenção da cultura de Autoavaliação e contribuir com o aperfeiçoamento das atividades acadêmicas, bem como o cumprimento da missão institucional.

Os relatórios produzidos por meio da consulta pública e pelas avaliações externas são produzidos anualmente, inseridos no sistema e-MEC e amplamente divulgados para a sociedade. No primeiro semestre de 2022, a UFG completou 28 anos de Autoavaliação Institucional e se encontra desenvolvendo o seu 10° ciclo avaliativo (trienal). Naturalmente, durante esses anos, os instrumentos avaliativos da CPA passaram por diversos processos de aperfeiçoamento e as consultas públicas incorreram em diversas inovações tecnológicas.

Atualmente, a Autoavaliação Institucional avalia os seguintes aspectos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura. No âmbito dos cursos, avaliam-se os seguintes eixos: organização didático-pedagógica; corpo docente; e infraestrutura. Além disso, em suas consultas, a CPA destina, para os segmentos da comunidade acadêmica, formulários de autoavaliação. Ressalta-se também que todo esse processo de autoavaliação é de participação facultativa pelos discentes e servidores da Universidade.