RIG 2022 - Aluno tempo integral em relação ao número de professores equivalentes

Em 26/04/23 18:04 Atualizada em 18/05/23 14:27

Aluno tempo integral em relação ao número de professores equivalentes - é um indicador utilizado para medir a eficiência do uso dos recursos humanos nas Instituições Federais de Ensino (IFES). Ele dimensiona o número de alunos equivalentes em tempo integral e a capacidade de atendimento dos professores. Para calcular esse indicador, divide-se o número de alunos em tempo integral pelo número de professores equivalentes em tempo integral. Por exemplo, se uma instituição tem 1.000 alunos em tempo integral e 50 professores em tempo integral, a relação aluno-professor será de 20/1 (1.000/50 = 20). Essa métrica é importante para indicar a capacidade da instituição de fornecer atenção e suporte individual aos alunos. Uma relação aluno-professor baixa pode significar que a instituição tem mais recursos para fornecer aos alunos uma educação de qualidade e atendimento personalizado.

Figura 10 - Aluno tempo integral em relação ao número de professores equivalentes versus indicador