RIG 2022 - Grau de participação Estudantil (GPE)

Em 26/04/23 18:10 Atualizada em 18/05/23 14:47

Grau de participação Estudantil (GPE) - refere-se à proporção de estudantes que participam de atividades extracurriculares na IFES. Essas atividades extracurriculares podem incluir programas de voluntariado, projetos de pesquisa, atividades de extensão universitária, eventos acadêmicos, programas de intercâmbio e outras atividades que não são diretamente relacionadas ao currículo obrigatório do curso. O objetivo do indicador é medir o envolvimento dos estudantes nas atividades além da sala de aula e avaliar a capacidade da instituição de promover um ambiente acadêmico enriquecedor e engajador. O GPE pode ser usado como uma medida da qualidade da experiência do estudante na IFES, já que a participação em atividades extracurriculares pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências além daquelas aprendidas no currículo obrigatório, bem como proporciona uma rede de contatos e oportunidades de aprendizado fora da sala de aula.

Figura 15 - Grau de participação Estudantil (GPE) versus indicador