RIG 2022 - Taxa de sucesso na Graduação (TSG)

Em 26/04/23 18:15 Atualizada em 18/05/23 14:55

Taxa de sucesso na Graduação (TSG) - utilizado para avaliar a efetividade das IFES na formação de seus estudantes. O indicador TSG é calculado pela relação entre o número de alunos que concluíram a graduação em um determinado período e o número total de alunos matriculados na graduação no mesmo período. Por exemplo, se em um ano 100 alunos ingressaram em um curso de graduação e 80 deles concluíram o curso no prazo regular, a TSG para esse curso seria de 80%. A TSG é um importante indicador de qualidade do ensino nas IFES, pois reflete a capacidade da instituição em oferecer condições adequadas para que os estudantes concluam seus cursos no prazo regular. Uma reduzida TSG pode indicar problemas na qualidade do ensino, dificuldades financeiras ou outros obstáculos que prejudicam a formação dos estudantes.

Figura 19 - Taxa de sucesso na Graduação (TSG) versus indicador