RIG 2022 - UFG é destaque em avaliações e rankings nacionais e internacionais
Por meio das avaliações e rankings a sociedade pode acompanhar o desempenho e a evolução da UFG ao longo dos anos. Dessa forma, em consonância com os critérios de excelência conferidos por reconhecidas métricas de rankings internacionais, as avaliações e rankings apresentam os indicadores de excelência institucional da UFG de abrangência regional, nacional e internacional.
UFG é classificada entre as 20 melhores instituições brasileiras pelo ranking da Academic Ranking of World Universities
A UFG foi classificada entre as 20 melhores instituições brasileiras pelo ranking da Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido também como Ranking Xangai, que avaliou mais de duas mil instituições. No contexto mundial, ficou posicionada no extrato das 900 instituições mais importantes. Saiba mais.
UFG é a 24ª colocada no ranking internacional QS World University Rankings
A UFG subiu duas posições no ranking internacional QS World University Rankings 2023, e é a 24ª colocada entre as 35 instituições nacionais que constam entre as melhores do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, a UFG foi classificada no ranking. Em 2021, a Universidade ocupou a 26ª posição. Saiba mais.
UFG é a 27ª instituição de ensino superior brasileira entre as 73 participantes no World University Ranking 2023 da Times Higher Education
A UFG é a 27ª instituição de ensino superior brasileira entre as 73 participantes no World University Ranking 2023 da Times Higher Education (THE). Este ano participaram 1.799 instituições de ensino superior (IES) de 104 países. Saiba mais.
UFG é a 17ª universidade brasileira com 50 ou mais programas de pós-graduação no ranking da Avaliação Quadrienal da Capes
Na Avaliação do Quadriênio 2017-2020, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UFG ficou na 17ª posição entre as universidades brasileiras com 50 ou mais Programas de Pós-Graduação. A Avaliação Quadrienal traça um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, bem como verifica o desempenho e zela pela qualidade dos PPG acadêmicos e profissionais.
UFG sobe em ranking internacional do Times Higher Education e está entre as melhores da América Latina
UFG sobe em ranking internacional do Times Higher Education e está entre as melhores universidades da América Latina. Na parte do levantamento que leva em consideração a América Latina e o Caribe, a UFG aparece na 41ª posição, três acima em comparação a 2021. Além disso, o número de instituições avaliadas na região subiu de 177 para 197, o que coloca a Universidade Federal de Goiás dentro do percentual (arredondado) de 20% das melhores universidades. Saiba mais.
UFG foi incluída no ranking GreenMetric Ranking de universidades sustentáveis
A UFG foi incluída no GreenMetric Ranking, que classifica as universidades mais sustentáveis do mundo. O ranking avalia as instituições a partir de informações referentes às suas condições atuais e suas políticas relacionadas à sustentabilidade. A avaliação leva em consideração seis categorias de indicadores: áreas verdes e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, educação e pesquisa ambiental, gestão de resíduos, mobilidade e tratamento de água. A soma das pontuações alcançadas em cada um deles determina o resultado da posição na lista que conta com mais de 900 universidades de 84 países. Saiba mais.
Programa de iniciação à docência da UFG está entre os três melhores do país
O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFG está entre os três melhores do Brasil, de acordo com avaliação da Capes, e, por isto, a Universidade vai receber 288 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo do Pibid é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.
Residência Pedagógica da UFG é a quarta melhor do Brasil
O Programa Residência Pedagógica (RP) da UFG foi avaliado pela Capes como o quarto melhor do país. Com o reconhecimento, 225 bolsas do Programa serão destinadas a estudantes que estão na fase final de cursos de licenciatura. O RP consiste em um programa nacional de estágio supervisionado para estudantes de licenciatura, desenvolvido por instituições de ensino superior em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
Pós-Graduação da UFG se destaca em avaliação da Capes
Foi divulgada em 2022 a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente aos anos de 2017 a 2020, que avalia a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos no país. Nesse período, a pós-graduação na UFG ganhou destaque pelo aumento de 62% em número de programas de pós-graduação com conceito 5 a 7 e pelo crescimento de 300% em número de programas que receberam conceitos de excelência (notas 6 e 7), em relação à avaliação anterior. Dos 21 programas avaliados com os três últimos níveis da escala, oito receberam conceitos 6 ou 7. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução foi o melhor avaliado da UFG, recebendo o conceito 7. Saiba mais.
Cursos da UFG são bem avaliados pelo Inep
No ano de 2022, com a retomada das avaliações externas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, a UFG teve quatro cursos avaliados. Dentre eles, destacam-se os conceitos obtidos pelos cursos dos Câmpus Aparecida e da Regional Goiás, que obtiveram 4 e 5. A saber, o curso de Engenharia de Produção alcançou o conceito 5, o curso de Arquitetura e Urbanismo (Goiás) obteve 4 e, o mais recente avaliado, Geologia obteve 4.
Cursos de graduação da UFG apresentaram conceito de excelência no conceito Enade
Em 2022 foram divulgados os conceitos Enade dos 28 cursos que realizaram o exame em 2021, cujo conceito médio apresentado para os cursos foi de 4, considerado pelo Inep como um conceito de excelência na qualidade de graduação. Fizeram o Enade na edição avaliada os cursos da UFG das áreas de: Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras - Inglês, Letras - Português, Matemática, Música, Pedagogia, Química e Sistemas de Informação dos Campus Goiânia e Goiás.
UFG realizou a primeira avaliação institucional na pós-graduação
A UFG realizou a primeira avaliação institucional com foco na pós-graduação e cerca de 700 estudantes de mestrado e doutorado participaram. Em geral, na perspectiva dos estudantes, verificou-se uma adequabilidade dos programas de pós-graduação no processo de produção científica e transferência de conhecimento.