RIG 2022 - OE Aprimorar a qualidade do ensino

On 04/26/23 18:55 Updated at 05/18/23 20:39

UFG promove maior integração entre níveis de ensino, por meio da Coordenação de  Educação Básica

UFG promove maior integração entre níveis de ensino, por meio da Coordenação de Educação Básica

Com a reestruturação da Prograd, realizada em 2022, foi criada a Coordenação de Educação Básica, que faz parte da faz parte da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE), como o propósito de considerar as especificidades do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), uma importante unidade de educação básica na UFG, que é referência nacional. A coordenação tem como objetivo colaborar com a integração entre os diferentes níveis de ensino e qualificar o diálogo da UFG com as secretarias de educação básica. Ao longo de 2022, foram realizadas reuniões mensais entre a DDE, a direção e os coordenadores de cada etapa do Cepae para atendimento das demandas e planejamento coletivo, além de potencializar o Cepae como campo de estágio curricular obrigatório para os cursos de Licenciatura, Psicologia, Nutrição e Biblioteconomia, assim como para campo de estágio não obrigatório na área do ensino. 

 

Cepae promove campanha pela cultura da paz em combate ao bullying e à violência

Semana pela Cultura da Paz é promovida no Cepae

Com a criação da Coordenação de Educação Básica, dentro da estrutura da Prograd, para acompanhar e apoiar o Cepae em suas especificidades, houve a efetivação de atividades do Projeto Campanha da Cultura da Paz na unidade, por meio de debates e ações pedagógicas sobre o combate ao bullying e à violência. Foram discutidos com os estudantes da unidade e com os responsáveis desses estudantes questões de segurança, cultura da paz e a convivência no ambiente escolar. 

 

Espaço das Profissões 2022 alcança quase meio milhão de pessoas

Foi realizada a 12ª edição do Espaço das Profissões da UFG, nos períodos de 14 a 18 e 21 a 25 de março de 2022, no formato virtual. O evento alcançou números expressivos com a transmissão por meio das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter ), contabilizando  um alcance que gira em torno de 460 mil pessoas. Saiba mais.

Espaço das Profissões

 

2º Espaço das Profissões Itinerante apresenta cursos a estudantes do Jardim Guanabara

Espaço da profissões itinerante

A 2ª edição do Espaço das Profissões Itinerante da UFG aconteceu no Centro Esportivo e Lazer, do Jardim Guanabara 2, em setembro deste ano. O evento contou com a participação de professores e estudantes de aproximadamente 30 cursos de graduação da Universidade e com a visita de mais de 800 estudantes dos bairros Jardim Guanabara 1 e 2 e da vizinhança. O objetivo do evento é propiciar a esses jovens a oportunidade de conhecer a Universidade e os cursos de graduação oferecidos gratuitamente.

 

UFG recebe visitas de alunos da educação básica

Estudantes de escolas de Educação Básica realizaram visitas orientadas à UFG, por meio do Programa Estude na UFG. As visitas têm promovido um espaço de diálogo e de aproximação com a educação básica e a comunidade acadêmica, além de permitir que os estudantes das escolas conheçam a universidade, os cursos de graduação e além disso, têm propiciado um primeiro contato com o universo acadêmico. O projeto Estude na UFG é integrado aos Programas Espaço das Profissões e Espaço das Profissões Itinerante e visa organizar as rotas de visitação dos estudantes do ensino médio à UFG. 

 

UFG trabalha pelo fortalecimento do Programa de Iniciação Científica Júnior para a educação básica

Para fortalecer o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIP ICjr), a UFG realizou o levantamento da quantidade de bolsas disponibilizadas e utilizadas no programa para a Educação Básica, tanto para o CEPAE, quanto para estudantes de outras unidades escolares do Estado de Goiás e do Município de Goiânia. Esses dados têm subsidiado as ações para mobilizar pesquisadores da UFG e estudantes para participarem do PIP ICJr. 

 

Projeto Prograd Itinerante estreita comunicação com unidades acadêmicas

Em 2022, foi criado e implementado o projeto Prograd Itinerante. Diversas unidades acadêmicas receberam o projeto, que tem como objetivo conhecer a realidade dos cursos de graduação da UFG, estreitar a comunicação entre a gestão das unidades e a Pró-reitoria de Graduação, além de avaliar as potencialidades para o ensino.

 

Atividades Curriculares de Extensão são inseridas nos currículos da graduação

A UFG promoveu em 2022 a inserção das Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) nos currículos da graduação. Entre os objetivos das ACEx, destacam-se o fortalecimento da integração entre ensino, pesquisa e extensão para que a dimensão acadêmica da extensão faça parte da formação dos estudantes; e a possibilidade de construir conhecimentos contextualizados com a realidade e voltados para o desenvolvimento da sociedade. Saiba mais

 

UFG discute o papel dos núcleos livres na formação dos egressos

Foi realizado um mapeamento, por meio de coleta de dados, e análise da oferta Núcleo Livre na UFG. No 1º Ciclo do Currículo em Debate, um dos assuntos discutidos foi o papel do Núcleo Livre (NL) na formação do egresso. A partir deste diálogo, a Pró-Reitoria de Graduação elaborou um questionário acerca da percepção da comunidade universitária em relação ao NL e, com isso, subsidiar as discussões sobre o tema na Câmara de Graduação- CEPEC.

 

UFG promove ações para ampliar a integração entre ensino, pesquisa e extensão

Reunião no Campus Firminópolis com a presença de representantes da PROGRAD

Em 2022, a UFG realizou diversas ações para ampliar a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Entre elas, estão a reestruturação da Comissão de Interprofissionalidade, realização de visita ao Campus de Firminópolis para avaliar perspectivas e levantamento das necessidades referentes ao ensino/estágio interprofissional, bem como planejamento coletivo para organização do estágio e parcerias com os serviços de saúde e Secretarias Municipais de São Luiz de Montes Belos e Firminópolis. 

 

UFG articula para que o Centro de Saúde do Campus Samambaia se torne campo de estágio interprofissional

As Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis (Prae) estiveram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, articulando estabelecer o Centro de Saúde do Campus Samambaia como campo de estágio interprofissional para os alunos das áreas de saúde da UFG. 

 

UFG expande o uso de tecnologias no ensino de graduação

O uso estratégico de recursos digitais e/ou tecnologias da informação e comunicação, em caráter experimental, foi aprovado na Resolução Consuni UFG n. 141, de 13 de maio de 2022.  A Universidade ainda, por meio da Prograd, participa ainda do Grupo de Trabalho de EaD para elaboração de conceitos, princípios e regulamentações da educação à distância e carga horária EaD em cursos presenciais. 

 

UFG fomenta a integração entre diferentes níveis

Para fomentar a integração entre os diferentes níveis de ensino, a Prograd realizou o levantamento de dados referentes ao  número de estudantes de graduação que cursam disciplinas na pós-graduação e vice-versa. No total,  14 estudantes de pós-graduação estão cursando componentes na graduação. Foi realizado ainda o levantamento de dados referentes ao  número de estudantes do Cepae em disciplinas isoladas da graduação, que constatou que não há estudantes do Cepae cursando graduação. 

 

UFG trabalha pela ampliação dos Componentes Curriculares Unificados

Em 2022, a Prograd trabalhou na sistematização e disponibilização dos dados referentes aos Componentes Curriculares Unificados (CCUs) na página da Pró-reitoria. Foi elaborado o formulário para mapeamento, enquanto coleta de dados, sobre a situação atualizada dos CCUs na UFG. 

 

UFG otimiza a gestão de espaço físico dos centros de aulas

UFG otimiza a estão de espaço físico dos centros de aulas

Para pensar na construção de um ensino de graduação de forma integrada, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) de Integração, liderado pela Prograd,  com a participação de representantes das seguintes unidades acadêmicas: IF, EMC, INF, FL, EA, IQ, EVZ, FACE e IME. O objetivo do GT é pensar propostas de otimização dos recursos institucionais, por meio da integração de horários, espaços físicos e de oferta de disciplinas. Numa proposta piloto envolvendo oito cursos de três unidades acadêmicas (EMC, IF e IME), apenas 11 das 1.204 solicitações de salas aos Centros de Aulas para 2022/2 não foram atendidas. O número representa cerca de 10% do total não atendido em ano anterior, evidenciando a eficácia do modelo implementado para unificação dos horários e salas. Para 2023, a perspectiva é inserir outras unidades acadêmicas interessadas no modelo e ampliar as pautas do GT.

 

Câmpus Colemar Natal e Silva recebe posto de atendimento da Prograd

Uma unidade da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) foi disponibilizada no Câmpus Colemar Natal e Silva. Agora, estudantes e servidores do Câmpus que necessitarem de atendimento presencial da Prograd não precisam mais se deslocar até o Campus Samambaia. O novo posto de atendimento funciona no quarto andar do Centro de Aulas D.

 

UFG fortalece a integração com instituições de ensino superior goianas e brasileiras

Simposio-Internacional-Desafios-do-Ensino-de-Ciencias-Biologicas

A UFG participou, por meio da Prograd, do Simpósio Internacional Desafios e Possibilidades do Ensino de Ciências/Biologia no Sistema Elkonin-Davydov, em agosto de 2022, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Participou também do 1º Fórum Interinstitucional de Formação de Professores, envolvendo as principais Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás, realizado na Faculdade de Educação da UFG. No evento, foram discutidas a Nota técnica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Resolução n. 2/2019 que trata da formação de professores. 

 

UFG fortalece a comunicação sobre a graduação

A Prograd desenvolveu uma série de ações para fortalecer a comunicação e qualidade da informação com e para o público, entre elas: a criação da Coordenação de Comunicação; da identidade visual da Prograd; apoio na produção de materiais visuais para as diretorias e coordenações da Prograd; otimização do site da Pró-reitoria; e produção de conteúdo para engajamento na rede social Instagram, visando promover a interação entre a Prograd e a comunidade acadêmica. Após o início do perfil da Prograd no Instagram, foi realizado um mapeamento com as principais páginas do site da Pró-reitoria em um período de 80 dias, onde foram contabilizados 337.257 acessos. 

 

UFG disponibiliza dados da graduação em site

Em 2022, houve a continuação do projeto de integração do site da Prograd com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) para exibição dos dados dos Componentes Curriculares Unificados (CCUs). O projeto tem por objetivo dar visibilidade, de forma bastante acessível, aos dados. Outro ponto a ser destacado é a automatização na publicação do conteúdo, num trabalho conjunto com o Cercomp, considerando a grande quantidade de informações a serem disponibilizadas.

 

Vagas de estágio são publicadas em mural virtual 

Foi desenvolvida na UFG uma interface para viabilizar a publicação de vagas no mural de estágios da Prograd. O resultado foi a melhoria da gestão do conteúdo, redução do tempo para publicação, padronização da informação e facilidade aos estudantes para localizar as vagas disponíveis.

 

Programa de iniciação à docência da UFG está entre os três melhores do país

O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFG está entre os três melhores do Brasil, de acordo com avaliação da Capes, e, por isto, a Universidade vai receber 288 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo do Pibid é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. 

 

Residência Pedagógica da UFG é a quarta melhor do Brasil

O Programa Residência Pedagógica (RP) da UFG foi avaliado pela Capes como o quarto melhor do país. Com o reconhecimento, 225 bolsas do Programa serão destinadas a estudantes que estão na fase final de cursos de licenciatura. O RP consiste em um programa nacional de estágio supervisionado para estudantes de licenciatura,  desenvolvido por instituições de ensino superior em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

 

UFG fortalece o Programa de Educação Tutorial que atende a rede pública de saúde

Em 2022, o Programa de Educação Tutorial  (PET) da UFG realizou mais de 10 editais, distribuídos entre seleção de bolsistas e tutor. O PET UFG organizou juntamente com os grupos da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Encontro Nacional do PET (EnaPÈT), com cerca de 2,8 mil inscritos. Também organizou o InterPET que envolveu grupos da UFG e de Goiás, incluindo UEG, Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IFGoiano). O PET foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O PET da UFG está organizado entre o PET vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e o PET Saúde vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

 

PET Saúde realiza atividades em bairros de Goiânia 

A UFG realizou atividades do PET Saúde é um programa vinculado ao Ministério da Saúde estruturado para atender a rede pública de saúde por meio de professores e estudantes da UFG em interação direta com preceptores da rede. Em 2022, ocorreram várias atividades, entre elas: avaliação dos cartões de vacina de estudantes da rede municipal de ensino; vídeo de animação sobre o papel do médico na ESF; Oficina sobre preceptoria no projeto PET Saúde; Atividade de capacitação sobre calendário vacinal; Oficina - Previne Brasil GAT 2 - Avaliação e Monitoramento em Saúde;  1º Simpósio de práticas integrativas e complementares em saúde de Goiânia; Lançamento do PET Cast sobre os indicadores do programa Previne Brasil;; Ação no CSF Real Conquista do Novembro Azul .

 

UFG intensifica ações para fortalecimento do programa de bolsas de licenciatura

Logo Prolicen

A UFG ofertou, em 2022, 44 bolsas do Programa de Bolsas de Licenciatura (Prolicen), das quais 43 foram preenchidas. Para fortalecer o projeto, foram intensificadas as ações junto ao Comitê Assessor que atua diretamente com a coordenação do Prolicen para assegurar que as metas e os objetivos do projeto sejam sistematicamente monitorados e avaliados.  Todos os bolsistas foram incentivados para apresentação de trabalhos (resumos completos) no Conpeex e no Encontro das Licenciaturas e Educação Básica (ELEB). 

 

Horário de atendimento da Central de Estágios é ampliado

A UFG ampliou o atendimento presencial da Central de Estágios. Desde junho de 2022, o atendimento acontece das das 7:30 às 19:30, de forma ininterrupta, nos Campus Samambaia e Colemar Natal e Silva.  A ampliação do horário de atendimento da Central de Estágios beneficia especialmente os estudantes do período noturno. 

 

UFG institui a Central de Convênios para estágios na Graduação  

Com o objetivo de acompanhar a celebração de convênios de estágio, em 2022/1 foi instituída a Central de Convênios para Estágios na Graduação. Dessa forma, os processos de convênio de estágio passaram a ser tramitados na Prograd, Gabinete da Reitoria e Procuradoria Federal. Com esta ação, houve uma ampliação na participação das organizações ofertantes de vagas de estágio nas atividades da UFG e permitiu maior celeridade no trâmite processual. Em 2022, foram celebrados um total de 212 convênios para estágio: 15 convênios para órgãos públicos, 09 para agentes, 16 convênios para profissional liberal, 172 para empresas privadas.

 

UFG promove Feira de Estágios

Para promover espaços de discussão sobre carreira, mercado de trabalho e opções de profissionalização, foi organizada a primeira Feira de Estágios, com a participação de empresas e agentes integradores. Este evento integrou o 19º Conpeex no stand da Prograd, mostrando caminhos para a inserção no mundo do trabalho. O evento promoveu atendimentos/plantão de dúvidas da Central de Estágios da Prograd. Ao todo, mais de 800 estudantes se cadastraram nos diversos agentes integradores. 

 

UFG seleciona mais de 70 estudantes para estágio na Universidade

As Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Administração (Proad) publicaram um edital interno em que foram selecionados 79 (setenta e nove) estagiários para preenchimento das vagas de estágio curricular não obrigatório para diferentes áreas de atuação nos órgãos, pró-reitorias e unidades acadêmicas.

 

UFG desenvolve método de acompanhamento qualiquantitativo de estagiários

Como forma de acompanhamento dos estagiários da UFG, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Comissão própria de Avaliação (CPA), elaborou uma Consulta Pública do Estágio pelo discente UFG baseado nos critérios estabelecidos pelo Inep. Essa consulta teve por objetivo avaliar quanto o estágio contribuiu para a formação e aquisição de experiência do estudante. A partir dos dados obtidos, foi possível  elaborar os indicadores de avaliação relacionados aos estágios obrigatórios no cenário de prática da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, assim como as contribuições os estágios prestaram para a comunidade; atuação nos diferentes programas de saúde oferecidos pelas Unidades  Básicas de Saúde à população; participação ativa nas atividades relacionadas à avaliação da Atenção  Primária à Saúde; além dos diversos produtos (artigos, cartilhas, mídias  audiovisuais, soluções tecnológicas etc) desenvolvidas  dentro do local de estágio ou em mostras  acadêmicas.

 

Dados sobre estágios são disponibilizados na Plataforma Analisa UFG

Analisa ufg

Foi criada a primeira versão do painel de estágio obrigatório e não obrigatório no Sistema Analista UFG. A plataforma contém informações sobre os locais de estágio, considerando os convênios a partir de agentes integradores ou convênios diretos vinculados a órgãos públicos ou empresas privadas. Em 2022/2, foi encaminhado o relatório dos estudantes em estágio obrigatório e não obrigatório para todos os cursos que solicitaram à Central de Estágios. Atualmente, a UFG possui em torno de 800 estudantes em estágio não obrigatório tramitando na Central de Estágios e 2.786 estudantes em estágio obrigatório. 

 

UFG intensifica ações para fortalecer a mobilidade e os intercâmbios na graduação

Para assegurar que o cumprimento dos objetivos dos programas de mobilidade (interno e externos), em 2022, a UFG por meio de diferentes ações institucionais primou pelo fortalecimento e a visibilidade dos Programa de Mobilidade Estudantil (PME), do Convênio Andifes; Programa de Mobilidade Interna (PMI); e Programa de Mobilidade Estudantil entre Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Goiás (PMIPES). Para tanto, modernizou e atualizou os sites e redes sociais com informações e orientações; intensificou o acompanhamento dos processos de mobilidade; fortaleceu as relações institucionais com as outras IES que integram a rede de mobilidade estudantil. Em 2022, a UFG orientou, coordenou e acompanhou aproximadamente 112 processos de mobilidade estudantil.

 

UFG desenvolve ações para impulsionamento dos cursos de especialização

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) tem acompanhado a pós-graduação Lato Sensu da UFG, buscando seu fortalecimento e promovendo a expansão com excelência dos cursos de especialização e dos programas de residência profissional. Para isso, criou o plano de ação Lato Expresso, como um conjunto de iniciativas e ações visando ao impulsionamento dos cursos de especialização na UFG. Essas iniciativas visam à ampliação da oferta de cursos Lato Sensu e envolveram: visitas às unidades acadêmicas para incentivo à criação de cursos; capacitação das equipes envolvidas na gestão acadêmica; reuniões com instituições públicas e privadas para captação das necessidades de formação dos variados setores da sociedade; e criação de mecanismos para promover a interação entre os cursos de especialização, os cursos de graduação e os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

UFG oferta 33 novos cursos de especialização

Em 2022, foram criados 33 novos cursos de especialização, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Alguns desses cursos estão sendo ofertados por meio  de convênios com outras instituições. Para conhecer todos os cursos de especialização oferecidos pela UFG, clique aqui

 

UFG oferta especializações para profissionais da segurança pública de todo o Brasil em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública

A UFG e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP/GOV) estão ofertando quatro especializações lato sensu para 650 servidores vinculados à segurança pública em todo o país. As especializações inauguram os serviços de Formação e Qualificação do Instituto Verbena/UFG, que são parte do novo portfólio do órgão, e estão sendo oferecidas em parceria com as Faculdades de Enfermagem (FEN), de Direito (FD) e com o Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa).

 

UFG disponibiliza cursos de especialização em Anápolis

Foram criados, em 2022, três cursos de especialização em parceria com a Prefeitura de Anápolis, a serem ministrados na cidade: Tecnologias Analíticas e Processos Aplicados à Indústria (Instituto de Química - IQ); Cidades Inteligentes e Economia Circular (Faculdade de Artes Visuais - FAV); e Segurança em Redes e Sistemas (Instituto de Informática - IF).

 

Novos cursos de especialização são aprovados

No âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES), foram aprovados os cursos de especialização em “Educação Física Escolar”, que será ofertado pela Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), e em “Ensino de Artes Visuais: Abordagens Metodológicas e processos de criação”, da Faculdade de Artes Visuais(FAV), na modalidade a distância.

 

UFG busca diálogo para oferta de educação continuada

A UFG, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), realizou em 2022 reuniões com entidades públicas e privadas, visando captar necessidades de educação continuada para o estabelecimento de convênios para a oferta de cursos em 2023. Além disso, foram feitas visitas às unidades acadêmicas, para discussão acerca do potencial da UFG para a oferta de cursos Lato Sensu.

 

UFG implementa plataforma para emissão de certificados da pós-graduação

Em 2022, foi customizada e implementada a plataforma necessária para dar início à emissão de certificados dos cursos de especialização pelo Módulo SIGAA Lato Sensu e dos programas de residência pelo Módulo SIGAA Saúde.

 

UFG realizou a primeira avaliação institucional na pós-graduação

A UFG realizou a primeira avaliação institucional com foco na pós-graduação e cerca de 700 estudantes de mestrado e doutorado participaram. Em geral, na perspectiva dos estudantes, verificou-se uma adequabilidade dos programas de pós-graduação no processo de produção científica e transferência de conhecimento.

 

UFG inicia trabalho para disponibilizar dados de cursos de especialização e dos programas de residência na Plataforma Analisa UFG

Em 2022, a PRPG realizou reunião com a equipe da plataforma Analisa UFG para levantamento das primeiras providências acerca da disponibilização dos dados dos cursos de especialização e dos programas de residência. Também iniciamos a validação dos dados registrados no SISPG Lato Sensu e no SIGAA Módulo Lato Sensu, a fim de prepará-los para serem disponibilizá-los na plataforma Analisa UFG.

 

Comunicação voltada à pós-graduação latu sensu é aprimorada

Visando reestruturar a estratégia digital e canais de comunicação para a Lato Sensu, as páginas dos cursos de especialização da UFG foram reorganizadas, contando agora com informações como objetivo do curso, metodologia, informações gerais, processo seletivo, disciplinas e contato. Foi também criado um ícone para captação de leads para as páginas de cursos Lato Sensu. Desde sua implementação, em novembro de 2022, até 31 de janeiro de 2023 já haviam sido captados quase 1.000 leads. A planilha foi compartilhada com os coordenadores de curso e serve de referência para que a PRPG conheça o perfil dos interessados na pós-graduação Lato Sensu UFG. 

 

Divulgação de processos seletivos para cursos de especialização é ampliada

Os processos seletivos dos programas de especialização da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face) foram divulgados também por meio das placas de outdoors da Universidade. A ação é resultado de uma parceria entre a PRPG, Secom e Face. Os outdoors foram utilizados no período de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023.

 

FG cria novo Programa de Residência na Área de Odontologia Clínica

Em 2022, foi criado um novo Programa de Residência na Área de Odontologia Clínica - Áreas de concentração: Prótese Dentária e Implantodontia, que será coordenado pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde (Coremu-UFG). A partir de seu trabalho de excelência, a Coremu-UFG também foi convidada a atuar como tutora junto à Comissão de Residência Multiprofissional que está sendo formada no Hospital e Maternidade Dona Íris. 

 

UFG firma novos convênios para programas de residência médica

Os Programas de Residência Médica da UFG são referência nacional na área e são procurados por residentes de todo o país. Em 2022, a Comissão de Residência Médica (Coreme-UFG/Ebserh) firmou convênios com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a UniEvangélica, visando, reciprocamente, à execução de atividades para o treinamento e aperfeiçoamento dos Residentes Médicos, através de estágios optativos. 

 

UFG oferta diversos programas de residência

UFG possui 38 especialidades de Residência Médica, 6 Programas de Residência Multiprofissional em Área de Saúde no Hospital das Clínicas, 8 Programas de Residência Profissional em Área de Saúde no Hospital Veterinário, com bolsas financiadas pelo Ministério da Educação. A partir de financiamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Escola de Veterinária e Zootecnia oferta o Programa de Residência Profissional Agrícola em Abatedouros Frigoríficos.

 

UFG reestrutura comunicação voltada à pós-graduação stricto sensu

Visando dar maior visibilidade à pós-graduação da UFG, deu-se início, em 2022, à reorganização das informações sobre os programas e cursos no site da PRPG. A reorganização visa deixar as páginas mais completas, para que o usuário do site tenha todas as informações que busca em um único lugar. O portal da UFG recebeu o banner "Conheça a pós-graduação UFG", foi realizado um levantamento da estrutura atual dos sites das unidades acadêmicas para lato sensu (cursos de especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), e criado o selo “Isso é Pós UFG”, para aumentar a visibilidade dos resultados alcançados. 

Ao longo de 2022, buscou-se ainda criar uma cultura de envio de notícias e novidades sobre a pós-graduação UFG pelos cursos e programas, para divulgação via PRPG. Para o programa UFG Doutoral foi criado um padrão de divulgação e definidas as ferramentas de divulgação das atividades e está sendo desenvolvido site próprio para o programa, no domínio https://ufgdoutoral.ufg.br/.

 

UFG disponibiliza página exclusiva para gestores da pós-graduação

Uma das ações previstas para estruturar a comunicação da PRPG para públicos específicos, foi a separação das informações direcionadas aos discentes e pretensos estudantes da pós-graduação na UFG daquelas ligadas à gestão acadêmica. Neste sentido, o site prpg.ufg.br ficou exclusivo para o primeiro público e foi criado um segundo site, denominado Área do Coordenador, criado também em 2022 para atender as demandas dos gestores da pós-graduação na UFG. Na Área do Coordenador foram criados ou atualizados tutoriais relativos à gestão da Pós-Graduação, visando capacitar as equipes das unidades acadêmicas. 

 

Pós-graduação da UFG cresce nas redes sociais

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação intensificou sua atuação nas redes sociais em 2022. Entre os resultados deste trabalho estão o incremento no número de seguidores, passando de cerca de 2,8 mil seguidores para mais de 5 mil no período, e o crescimento exponencial do número de compartilhamentos, impressões e interações.  Os períodos de maior conquista de novos seguidores estão relacionados ao da divulgação dos processos seletivos de programas de mestrado e doutorado.         

                                                     

UFG desenvolve política de estímulo de uso de dados para tomada de decisão na pós-graduação

A UFG desenvolveu ao longo de 2022 com o objetivo de estimular o uso de dados para tomadas de decisão na pós-graduação, bem como a criação de uma cultura de inserção adequada de dados da pós-graduação nos sistemas que alimentam o Analisa. Entre elas estão a estruturação da página do Analisa UFG pós-graduação no site da PRPG e designação de critérios a serem considerados para a validação dos dados da Stricto Sensu no Analisa. 

Em relação à criação de uma cultura de dados, foram elaborados diversos mecanismos para criar uma cultura data-driven nos gestores da pós-graduação UFG. A ideia por trás dos mecanismos é naturalizar o acesso aos dados e estimular a tomada de decisão por dados. Dentre os produtos realizados, destacam a divulgação dos resultados da pesquisa desenvolvida com os alunos de graduação da UFG, em relação a sua opinião sobre a pós UFG,  publicação da avaliação quadrienal CAPES, apresentação dos números de programas de mestrado e doutorado da UFG ao longo da década 2012/2022, levantamento do número de bolsas de mestrado e doutorado, bem como número de inscritos e de vagas preenchidas nos processos seletivos. Todos esses materiais foram produzidos a partir de dashboards dinâmicos e filtráveis, utilizando programa de visualização de dados - Power BI. 

 

4º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação aborda os caminhos para elevar a excelência da pós-graduação na UFG

4ª Edição do Colóquio da PRPG

Após dois anos de realização de forma remota, o 4º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG retornou com sua programação presencial, reforçando o compromisso firmado desde a primeira edição: refletir sobre os resultados obtidos pela pós na Universidade e projetar os objetivos e estratégias a serem implementados. O evento representou uma oportunidade para traçar uma visão crítica e minuciosa do quadriênio 2017-2020, cujo resultado foi divulgado pela Capes em 2022, com o objetivo de orientar o processo de tomada de decisão dos gestores da pós para o ciclo atual. Estiveram presentes o presidente da Comissão de elaboração do PNPG 2021-2030, coordenadores de áreas com representatividade no CTC/CAPES, o diretor de avaliação da Capes e a presidente da Capes. Saiba mais.

A PRPG atuou no apoio para a realização do CONPEEX, desenvolvendo as atividades de envio de comunicações para os avaliadores de resumos, avaliadores de pôsteres e avaliadores das apresentações orais. A PRPG recebeu um total de 156 trabalhos vinculados à Pós-Graduação Stricto Sensu e 16 trabalhos vinculados à Lato Sensu. O Conpeex contou com um total 38 avaliadores de resumos, 25 avaliadores de pôsteres e 18 avaliadores orais. A PRPG, além do apoio operacional e orientações das avaliações (resumos e apresentações), ficou responsável pela emissão dos certificados dos avaliadores, os quais foram confeccionados e encaminhados para os interessados. 

 

UFG faz levantamento do número de bolsas ativas de mestrado e doutorado

No fim do ano de 2022, foi feito levantamento de bolsas de mestrado e doutorado ativas na UFG, chegando ao seguinte resultado:

  • Bolsas Capes DS e Proex: 533 Mestrado e 618 Doutorado;
  • Bolsas CNPq: 196 Mestrado e 63 Doutorado;
  • Bolsas Fapeg: 103 Mestrado e 78 Doutorado Edital Fapeg 01/2021) e 45 Mestrado e 39 Doutorado (Edital 01/2022), totalizando 148 bolsas de Mestrado e 117 bolsas de Doutorado.

Além das mencionadas, existem outras bolsas provenientes de Editais/Acordos específicos que não geram uma cota fixa para a UFG e, por serem descentralizadas, não foram levantadas pela Pró-reitoria de Pós-Graduação. 

 

UFG institui o Programa UFG Doutoral

Em 2022, foi instituído oficialmente o Programa Integrado de Apoio à Formação Doutoral (UFG Doutoral) no âmbito da UFG, por meio da Resolução Cepec  nº 1779/2022. O Programa UFG Doutoral surge para apoiar futuros doutores e orientadores, oferecendo uma formação complementar à investigação científica e contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada participante. O Programa é a primeira iniciativa voltada à formação doutoral no Brasil e América Latina. Em 2022, foram desenvolvidas quatro atividades acadêmicas no programa UFG Doutoral. Saiba mais.

UFG Doutoral

 

Pós-graduação da UFG recebe financiamento

A UFG recebeu da Capes, em 2022, um orçamento de R$ 2,3 milhões referente aos recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) que se destinam ao custeio dos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Deste montante, R$ 209 mil, cerca de 10%, foram destinados ao custeio das despesas discricionárias da PRPG. Os recursos foram utilizados principalmente para a compra de insumos, serviços de manutenção de equipamentos e outros acessórios para a execução dos projetos de pesquisas de docentes e discentes, e ainda para o auxílio de publicações, incluindo a revisão e tradução de artigos científicos. Todos esses procedimentos resultaram em publicações científicas que incluíram artigos publicados em periódicos indexados, trabalhos completos em anais de eventos, livros e capítulos de livros.

Parte da parcela do Proap destinada à PRPG foi utilizada para renovação do software Idea Puzzle para auxiliar alunos de pós-graduação e pesquisadores no processo de elaboração de documentos acadêmicos por meio do enfoque em três dimensões centrais: epistemologia (teoria), metodologia (método) e ontologia (dados). A aquisição está em consonância com as diretrizes do Programa UFG Doutoral. 

 

UFG renova contratação da Plataforma Stela Experta©, softwares e serviços para apoio à pós-graduação

Stela experta

A UFG realizou a renovação da Plataforma Stela Experta©, visando apoiar a gestão estratégica de informações em CT&I na Universidade. A Plataforma Stela Experta© permite que a UFG utilize dados de seus grupos de pesquisa e dos currículos Lattes de seus filiados como insumo à gestão estratégica de informação, buscando respostas para uma série de questões relacionadas à gestão do conhecimento organizacional, planejamento estratégico e autoavaliação. 

Também foram adquiridos/renovados os seguintes softwares e serviços: 

Tabela 5 - Elemento de despesa 339040 (Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação - PJ)

Material/Serviço

Processo

Valor estimado

Economática Software De Apoio A Investidores Ltda.

23070.007955/2022-83

R$ 31.916,00

Similarity Check, Função: Verificação Da Integralidade/Originalidade/Similaridade

23070.059667/2021-23

R$ 5.013,00

Registro DOI – Digital Object Identifier

23070.058928/2021-98

R$ 11.140,00

Conversão e Marcação XML

23070.053235/2020-28

R$ 39.000,00

Plataforma Stela Experta

23070.055634/2021-12

R$ 111.000.00

Idea Puzzle

23070.061365/2021-15

R$ 6.900,00

Coleção de Normas Técnicas Brasileiras da ABNT e MERCOSUL para o exercício de 2021/2022

23070.019623/2019-46

R$ 14.980,00

Total

R$ 219.449,00

Fonte: SEI e SIPAC.

 

Todas as aquisições descritas na Tabela 05 estão em alinhamento com o projeto de pesquisa 02741/2020-2018: “O portal de Periódicos: Sustentabilidade e visibilidade da Coordenação da Biblioteca Central e da PRPG”. 

A base de dados Economática tem como justificativa a manutenção das atividades realizadas na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (Face), relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas, dentre elas dissertações, teses e artigos científicos.

 

Tabela 6 - Elemento de despesa 339030 (Material de Consumo)

Material/Serviço

Processo

Valor estimado

 

Maravalha (Serragem), Pinus Elliottii Especial, forragem caixa animais Laboratório (Ratos, Hamster e Camundongos)

23070.019330/2021-83

R$ 38.750,00

Ração, Animal, Peletizada, Ratos e camundongos, Ingredientes Farelo Milho, Soja, Trigo, Carbonato de Cálcio.

23070.053401/2020-96

R$ 50.874,00

Materiais Laboratoriais PPG EMC

23070.046453/2022-78

R$ 4.000,00

Total

R$ 96.624,00

 

Fonte: SEI e Sipac

 

As aquisições relacionadas aos processos da Tabela 07 estão associadas aos PPGs participantes do Edital de manutenção de equipamentos, fomentados também com recursos Proap destinados às despesas discricionárias da PRPG.

Tabela 7 - Elemento de despesa 339039 (Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica)

Serviço

Processo

Valor estimado

Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro e Medicina Tropical e Saúde Pública

23070.040493/2022-14

R$ 18.608,96

Geotecnia, Estruturas e Construção Civil, manutenção talha rolante

23070.056258/2022-56

R$ 19.595,00

Química, Analisador Elementar

23070.039291/2022-11

R$ 9.778,61

Engenharia Ambiental e Sanitária, manutenção seladora eletrônica

23070.036596/2022-71

R$ 19.500,00

Manutenção Ultrafreezer - 80°C_PPGCF

23070.040490/2022-72

R$ 8.959,90

Zootecnia, manutenção moinho

23070.037789/2022-40

R$ 16.840,00

Agronomia, Manutenção corretiva, sistema de medição

23070.049422/2022-79

R$ 20.000,00

Ciência Animal, Manutenção Ultrafreezer

23070.046428/2022-94

R$ 15.093,00

Ciência da saúde, manutenção de analisador de gás

23070.049402/2022-06

R$ 6.590,00

Total

R$ 134.945,97

Fonte: SEI e Sipac.

 

O apoio da PRPG aos PPGs, na sua formação e orientações, quanto aos processos de compras, prestação de contas, gestão financeiras de fontes de recursos, foi direcionado conforme as especificidades de cada Programa. Ainda, os PPGs foram auxiliados no peticionamento e implementação das bolsas nos níveis de formação mestrado e doutorado previstas pela Portaria CAPES Nº 155 de 10/08/2022, que dispõe sobre o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Consolidação Estratégica dos PPGs Stricto Sensu acadêmicos com notas 3 e 4. Através desta portaria, a CAPES disponibilizou aos programas que obtiveram notas 3 e 4 na avaliação quadrienal de 2017 e que funcionaram por, no mínimo, 3 anos entre 2013 e 2016, 2 cotas de bolsas de mestrado para PPGs que só possuem o nível mestrado ou 2 cotas de bolsas de doutorado para programas que possuem os 2 níveis ou apenas o nível de doutorado além de aporte financeiro no valor de R$ 50.000,00 para recursos de custeio. Ao todo, 23 programas da UFG foram beneficiados pela referida portaria.

 

Programa Qualificar amplia número de vagas para servidores na pós-graduação 

Qualificar

A UFG revisou o Programa Qualificar, que busca ampliar as competências e a formação contínua dos servidores Técnico-administrativos em Educação (TAEs). Em 2022, 17 Programas de Pós-Graduação (PPGs) participaram do Qualificar, ofertando um total 48 vagas, sendo 32 para mestrado e 16 para doutorado, o que representa um aumento de 65% na oferta de vagas e de 30% de PPGs participantes.

 

UFG apoia a implementação de bolsas na pós-graduação

A UFG, por meio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) vem apoiando a implementação das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Edital CAPES Nº 018/2020. No ano de 2022, foram implementadas 7 bolsas de mestrado e  2 bolsas de pós-doutorado. Para o ano de 2023, há a previsão da implementação de mais 2 cotas de bolsas de pós-doutorado.

 

Programa da UFG potencializa parcerias de inovação

Com relação ao envolvimento de atores em pesquisa e desenvolvimento tecnológico externos à UFG, o programa “Conecta Pós” potencializa as parcerias de inovação dos  Cursos e PPGs da UFG com governos, iniciativa privada e terceiro setor, em prol do desenvolvimento da região Centro-Oeste. Desse modo, o programa estreita laços dentro da própria comunidade acadêmica, conferindo uma lógica institucional às parcerias de inovação e fortalecendo a conexão entre as demandas por cursos e pesquisas da sociedade com a pós-graduação da UFG. Essa iniciativa oferece suporte especializado para a gestão de processos e para a elaboração de minutas, planos de trabalho e demais documentos pertinentes à celebração das parcerias e convênios. 

 

O impulso para a criação do “Conecta Pós” veio da experiência com o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) - em 2021. O Programa baseia-se na linha da tríplice hélice, isto é, funciona a partir de parceria entre universidade, governo e empresas. As pesquisas de mestrado e doutorado seguem uma demanda de empresas, que conferem contrapartidas econômica e/ou financeira aos PPGs.

 

O Programa MAI-DAI na UFG vem expandindo suas parcerias para se tornar referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação e na formação de recursos humanos. Em 2021 fomos contemplados com 7 bolsas de doutorado, 4 bolsas de mestrado e 36 bolsas de iniciação tecnológica industrial em parceria com oito empresas. Dessas, um convênio foi celebrado oficialmente em 2022 e outros sete estão em fase de ajustes para serem firmados em 2023. Além do MAI-DAI, as ações do “Conecta Pós” em 2022 envolveram gestão processual para parceria com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura de Anápolis, visando à oferta de 03 (três) cursos de especialização a ocorrerem no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITEC) da cidade de Anápolis: “Tecnologias Analíticas e Processos Aplicados à Indústria” (Instituto de Química); “Cidades Inteligentes e Economia Circular” (Faculdade de Artes Visuais); e “Segurança em Redes e Sistemas” (Instituto de Informática), conforme descrito no plano de ação “Lato Expresso”. 

 

O “Conecta Pós” buscou dirimir dúvidas e alinhar fluxos junto a outros setores da UFG, como Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), Setor de Convênios, Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad) e Procuradoria Federal, visando maior celeridade nos encaminhamentos para o estabelecimento de convênios com segurança, responsabilidade e cumprimento de prazos. 

 

Estágio não-obrigatório na pós-graduação é regulamentado

Estágio Não obrigatorio

Foi regulamentado, em 2022, o estágio não-obrigatório na Pós-Graduação, estabelecido pela Resolução Cepec nº 1696/2021, dando seguimento a uma política em curso desde 2019 na UFG. A ação busca, entre outras coisas, consolidar a política de aproximação e integração entre as instituições de ensino e pesquisa com empresas do setor privado, organizações públicas e organizações do terceiro setor, com a finalidade de propiciar a translação do conhecimento e o modelo de tripla-hélice (universidade-empresa-sociedade) na produção da inovação tecnológica e científica.

 

UFG celebra convênios com outras instituições de ensino para estágio na pós-graduação

A UFG e a Universidade Patativa do Assaré (UPA) estabeleceram uma cooperação para o desenvolvimento de atividades conjuntas, com o fim de proporcionar oportunidades de estágio aos estudantes de pós-graduação da UFG. Dois discentes de Programas de Pós-Graduação (PPGs) foram contemplados em 2022 a partir da celebração deste convênio.  Também em 2022, a Comissão de Residência Médica (Coreme-UFG/Ebserh) firmou convênios com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), visando reciprocamente à execução de atividades para o treinamento e aperfeiçoamento dos Residentes Médicos, através de estágios não-obrigatórios.

 

 Projeto PRPG Itinerante discute estratégias para planejamento e autoavaliação

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) realizou visitas a Programas de Pós-Graduação (PPGs) em 2022, com o objetivo de discutir estratégias práticas para a construção do planejamento estratégico e da autoavalição dos PPGs. Entre as discussões realizadas, foi apresentada a plataforma Stela Experta, ferramenta importante para o planejamento de ações e acompanhamento da evolução dos indicadores dos programas ao longo do quadriênio.

 

Pós-graduação conquista bolsas de agências de fomento e recursos para UFG

A UFG selecionou três propostas no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG/Capes/Fapeg) - Parcerias estratégicas nos estados III - Edital Nº 38/2022, em que foram pleiteadas 10 bolsas de mestrado, 21 de doutorado, 3 de pós-doutorado e 30% do montante das bolsas em recursos de custeio por cada proposta. Das três propostas, duas foram selecionadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e foram submetidas à Capes, sendo recomendadas no resultado preliminar publicado no início de 2023, representando um orçamento da ordem de R$ 8 milhões para a UFG. 

A UFG recebeu a concessão de 25 bolsas de mestrado e 29 bolsas de doutorado, concedidas pela Portaria nº 73 de 6 de abril de 2022, que instituiu a cota de bolsas de estudos e/ou auxílios para pagamento de taxas escolares para as Pró-Reitorias de Pós-Graduação, ou órgãos equivalentes, no âmbito dos programas institucionais de fomento à pós-graduação geridos pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), referente ao período de julho de 2022 a fevereiro de 2023, conforme Portaria nº 92, de 24 de maio de 2022. Essas bolsas vêm sendo distribuídas entre os PPGs da UFG, tendo sido, inclusive, reservadas 5 cotas de mestrado e 6 de doutorado para estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI). Até o final de 2022, 20 bolsas de mestrado e 23 de doutorado já haviam sido implementadas para 21 PPGs diferentes.

A UFG, por meio da PRPG, distribuiu, no âmbito do edital Fapeg Nº 03/2022, 45 bolsas de mestrado e 39 bolsas de doutorado para estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2022 ou no segundo semestre de 2021, matriculados em 31 PPGs diferentes.

A PRPG também divulgou edital interno na UFG para seleção de 10 propostas no âmbito do Edital Capes nº 16/2022, que regulamentou o PDPG Pós-Doutorado Estratégico. Ao todo, 9 propostas da UFG foram beneficiadas com 2 cotas de bolsas de pós-doutorado, além do importe no valor de R$ 48 mil para recursos de custeio em cada proposta.

A PRPG divulgou as chamadas do CNPQ Nº 68/2022, nova edição do Programa MAI-DAI (Mestrado e Doutorado Acadêmico para a Inovação) e Nº 69/2022, Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG). A Pró-reitoria orientou os PPGs por meio de textos e reuniões, avaliou as propostas recebidas e construiu duas propostas institucionais, as quais foram submetidas àquela agência no início de 2023.

 

UFG incrementa ações de internacionalização na pós-graduação

Para estimular o engajamento dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) em atividades de internacionalização, a UFG, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPI) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), incrementou ações, melhorou a divulgação de oportunidades e o acompanhamento das atividades de internacionalização na pós-graduação. Em 2022, foram divulgadas as seguintes oportunidades para ingresso de estrangeiros nos PPGs, por meio de cooperações envolvendo o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a UFG faz parte: 

  1. a) Programa de Formação de Professores de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Prolac) - Na 3ª edição do Prolac, ocorrida em 2022, a UFG selecionou seis alunos, provenientes do Haiti e da Colômbia, para ingresso em quatro PPGs diferentes;
  2. b) Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB - Na 11ª edição do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC OEA/GCUB), ocorrida em 2022, a UFG aprovou 15 alunos, residentes em 8 países diferentes na América Latina e Caribe, para ingresso em 8 PPGs diferentes; 
  3. c) Programa GCUB de Mobilidade Internacional - GCUB-Mob - Na primeira edição do GCUB-Mob, a UFG aprovou 26 alunos, naturais de 10 países americanos e africanos, para ingresso em 12 PPGs diferentes. 

Além disso, foram firmados acordos de cotutela entre a UFG e a University of Ottawa (Canadá), a University of Luxemburg (Luxemburgo), a Université Grenoble Alpes (França) e a Université Paris Sciences et Lettres (França). 

Com o objetivo de conscientizar os PPGs sobre os desafios para a realização de ações responsáveis de mobilidade internacional, foi realizada, em novembro de 2022, reunião conjunta PRPG e SRI com representantes dos PPGs. 

Também foi publicado o Edital PRPG nº 02/2022, em complemento ao Edital CAPES nº 10/2022, acerca do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Após a seleção interna na UFG, foram encaminhadas pelos PPGs, 27 inscrições para o PDSE. Ao final,  26 alunos tiveram sua inscrição homologada para período de doutorado no exterior em universidades de renome internacional, localizadas em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Itália, Espanha, Portugal, entre outros.

A PRPG submeteu também no ano de 2022 duas propostas institucionais no âmbito do Edital CAPES Nº 30/2022 (Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica – Acolhimento de Pesquisadores Refugiados), as quais foram aprovadas no resultado preliminar publicado no início de 2023. Estas duas propostas, envolvendo três PPGs, têm orçamento previsto de R$ 930 mil (para cada PPG, 2 bolsas para pesquisador visitante refugiado, 2 bolsas de  pós-doutorado e recursos de custeio de R$ 40 mil por cada bolsa).

 

UFG desenvolve programa de apoio à gestão na pós-graduação

Em 2022, a UFG desenvolveu o Programa de Apoio à Gestão na Pós-Graduação (PAGPG). Dentre as ações do PAGPG, está a revisão de editais de processos seletivos dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFG com o objetivo de garantir maior padronização dos mesmos, evitando possíveis equívocos de interpretação por parte de candidatos(as), bem como eventuais riscos jurídicos. Ao longo do ano, foram analisados pela Pró-reitoria de Pó-Graduação (PRPG) o total de 84 editais de processos seletivos dos diversos PPGs da Universidade.

 

A PRPG realizou no mês de março quatro reuniões para orientações e esclarecimento de dúvidas no preenchimento das informações na Plataforma Sucupira, para a avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A PRPG ainda avaliou, orientou e homologou as informações inseridas por 63 PPGs. 

 

UFG adquire solução tecnológica de apoio à gestão estratégica de informações na pós-graduação

Com o objetivo de oferecer instrumentos de apoio aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFG, a UFG adquiriu com recursos financeiros do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) a plataforma Stela Experta, uma solução tecnológica que apoia a gestão estratégica de informações dos PPGs Stricto Sensu. Foram realizados treinamentos para demonstrar as funcionalidades da plataforma,  que é um instrumento importante para o planejamento estratégico e a autoavaliação dos Programas. Foram realizadas capacitações remotas nos meses de março e abril, bem como visitas do Pró-Reitor e do Pró-Reitor Adjunto da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) aos PPGs ao longo do ano para capacitar Coordenadores, Secretários e Docentes de Comissões de Avaliação dos PPGs. A ação refletiu na demanda de cadastro de usuários na plataforma: ao todo, foram realizados 110 cadastros.

 

UFG cria Portal de Livros

A UFG criou seu Portal de Livros, que será lançado em 2023. O Portal pretende ser o local alternativo para publicação aberta dos livros produzidos nos PPGs e unidades acadêmicas da UFG. O Portal de Livros é resultado de uma parceria entre o Centro Editorial e Gráfico da UFG (Cegraf), Biblioteca Central (BC) e a Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG). 

 

UFG desenvolve projeto de apoio à editoração científica de periódicos

A UFG, por meio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi), desenvolveu um projeto de apoio à editoração científica dos periódicos publicados pela Universidade. Atualmente, está sendo articulado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) o fomento do projeto que será extremamente importante para qualificar ainda mais as revistas científicas editadas na UFG. A PRPG está, também, articulando junto à Fapeg o fomento das taxas de publicações de artigos em periódicos e livros e capítulos de livros, haja vista o elevado custo atual para publicar artigos científicos e livros/capítulos e a escassez de recursos nos PPGs. 

 

UFG celebra os 15 anos do Portal de Periódicos

Em 2022, foi realizado o 8º Encontro de Editores Científicos (EEC) promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e pela Biblioteca Central (BC), com o tema “Política Editorial”, no qual foi celebrado também os 15 anos do Portal de Periódicos da UFG. A palestra magna foi intitulada “Qual a política ideal para os periódicos científicos?", com o professor Sigmar de Mello Rode (UNESP/ABEC).

O Portal de Periódicos da UFG está disponível no endereço: www.revistas.ufg.br. Também há links para acesso por meio das páginas da UFG e do Sistema de Bibliotecas (Sibi). Hoje existem 34 revistas hospedadas no Portal e duas incubadas na página das suas unidades acadêmicas. As revistas incluídas no Portal da UFG adotam a política de acesso aberto em consonância com as iniciativas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). 

Desde 2003, a UFG vem apoiando os editores em sua profissionalização, ora mantendo os sistema de gestão das revistas, ora adquirindo os serviços necessários para que as revistas acompanhem as inovações na comunicação científica. Seguem abaixo as Tabelas 8 e 9 sumarizando as facilidades oferecidas em 2022 pela Gerência de Recursos Tecnológicos(GRT/Sibi).

 

Tabela 8 - Serviços oferecidos pelo Portal de Periódicos da UFG

Serviços

Valoração

1. Digital Object Identifier

748

2. Marcação XMl

166

3. Similarity check

1.081

4.Postagens no Twitter

42

5. Coordenação de revisão

2.758

Fonte: Estatística geral da GRT/SiBi



Tabela 9 - Serviços oferecidos pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Natureza

Valoração

Teses (recebimento)

475

Dissertações (recebimento)

813

Cadastro iThenticate

279

Treinamento iThenticate (estudantes)

184

Projeto Socialização dos saberes: stricto sensu

43

    Fontes: Planilhas de entrada de T/D; Software iThenticate, Formulário de frequência e postagens Instagram

 

Tabela 10 - Serviços oferecidos pelo Repositório Institucional da UFG

Natureza da produção científica

Valoração

Artigos científicos

935

Trabalho de conclusão de curso de graduação

321

e-books

34

Fonte: Estatística geral da GRT/SiBi.

 

UFG trabalha para a expansão estratégica dos cursos de pós-graduação stricto sensu

A UFG analisou 11 Propostas de Criação de Cursos Novos de PPGs (APCNs) e submeteu 9 delas à Capes: criação dos mestrados em Geociências; Desenvolvimento Regional; Ciências: Habitat e Expressões Culturais; Música; e Mestrado Profissional em Rede Associativa em Enfermagem Prática Avançada na Atenção Primária à Saúde; além dos doutorados em Sociologia; Educação Física; Profissional em História; e Ciência Política e Relações Internacionais.

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG) ofereceu orientações aos proponentes e submeteu as propostas à análise de pareceristas de diferentes instituições, todas de referência, de diferentes regiões do país, com o objetivo de oferecer aos proponentes subsídios para o aperfeiçoamento das propostas. Houve também o importante trabalho de avaliação interna conduzido pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas Stricto Sensu, formada por docentes de diferentes unidades acadêmicas da UFG e de diferentes áreas do conhecimento e instituída oficialmente em 2022.

 

UFG expande a política de ações afirmativas na pós-graduação

UFG expande a política de ações afirmativas

A política de ações afirmativas têm sido prioridade para a UFG. Para expandir as ações já realizadas anteriormente na pós-graduação, a Universidade revisou seu normativo interno para expandir a política de ações afirmativas para pessoas pertencentes a grupos minorizados, com o objetivo de aumentar o ingresso e a permanência desses estudantes nos cursos e programas de pós-graduação stricto e lato sensu. A normativa revisada, entre outras coisas, amplia os grupos de pessoas minorizadas atendidas pelas ações afirmativas, aumenta a percentagem de vagas reservadas para esses grupos na pós-graduação stricto sensu e prevê, pela primeira vez, a reserva de bolsas de estudo e vagas na pós-graduação lato sensu

 

UFG regulamenta oferta de vagas a refugiados na pós-graduação 

A UFG anunciou, em 2022, a reserva de vagas para refugiados nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Na decisão, a UFG prevê a reserva de uma vaga nas unidades que demonstrarem interesse em oferecer essa modalidade de ingresso. A oferta vai acontecer sem interferir nos 20% reservados para negros (pretos e pardos) e indígenas. Saiba mais.

 

Em 2022, pós-graduação da UFG possui cerca de 8 mil alunos

Em 2022, aproximadamente 8 mil alunos estiveram vinculados ao Sistema de Pós-Graduação da UFG, distribuídos em 59 cursos de mestrado, 42 cursos de doutorado, 88 turmas de especialização (vinculadas a 68 cursos), 36 especialidades da residência médica, 6 Programas da Residência Multiprofissional em Área de Saúde do Hospital das Clínicas, 8 Programas da Residência Profissional em Área de Saúde do Hospital Veterinário e 1 Programa Residência Profissional Agrícola.

 

Prograd é reestruturada para potencializar a graduação e a educação básica na UFG

reitoria ufg

Em 2022, a estrutura organizacional da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) foi modificada a fim de potencializar a qualidade do ensino na graduação e na educação básica da UFG. Para isto, foram criadas três novas diretorias, abarcando o processo de ensino em suas múltiplas dimensões: Diretoria de Acompanhamento e Promoção Estudantil (Dape), com foco  na busca pelo êxito estudantil; Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência (DADD), que foca o professor e o servidor técnico que colaboram para o trabalho docente; e a Diretoria de Gestão Curricular (DGC), que tem como foco o currículo e o sistema que permite o ensino acontecer. A Prograd conta ainda com o Centro de Gestão Acadêmica (CGA), que acompanha toda a trajetória estudantil, desde a matrícula até a diplomação e, por fim, Diretoria para o Desenvolvimento do Ensino (DEE), que tem como objetivo implementar as grandes metas para fomento da qualidade do ensino, tanto na graduação como na educação básica. 

 

UFG realiza 7ª e 8ª Semanas de planejamento pedagógico

Em 2022, a UFG promoveu  a 7ª e a 8ª semanas de planejamento pedagógico com ações institucionais voltadas à promoção e prevenção à saúde no ambiente universitário na perspectiva do ensino, pesquisa e extensão e fornecer subsídios para a reflexão e planejamento pedagógico do semestre. 

 

Outras ações

Na pós-graduação, foram realizadas também as seguintes ações:: A PRPG também realizou as seguintes ações ao longo de 2022:

i) Registro de diplomas e certificados de especialização 

Diplomas emitidos

2022

2021

2020

2019

1147

1260

1119

1387

 


 Certificados emitidos

2022

2021

2020

2019

617

674

602

Dado indisponível


ii) Cadastro e emissão de declarações de estágio pós-doutoral 



Cadastros realizados

2022

2021

2020 

(2º semestre)

2019

79

68

Dado indisponível





Declarações emitidas

2022

2021

2020 

(2º semestre)

2019

51

41

8

Dado indisponível


iii) Reconhecimento de diplomas


Processos tramitados

2022

2021

2020

2019

71

50

53

46


iv) Validação de relatórios - Plataforma Analisa UFG


Relatórios Stricto sensu

2022

2021

2020

2019

3

Dado indisponível

Dado indisponível

Dado indisponível



Indicadores impactados no período   Pós-Graduação da UFG se destaca em avaliação da Capes

Foi divulgada em 2022 a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente aos anos de 2017 a 2020, que avalia a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos no país. Nesse período, a pós-graduação na UFG ganhou destaque pelo aumento de 62% em número de programas de pós-graduação com conceito 5 a 7 e pelo crescimento de 300% em número de programas que receberam conceitos de excelência (notas 6 e 7), em relação à avaliação anterior. Dos 21 programas avaliados com os três últimos níveis da escala, oito receberam conceitos 6 ou 7. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução foi o melhor avaliado da UFG, recebendo o conceito 7. Saiba mais.

Revistas publicadas pela UFG se destacam em avaliação

Em 2022, foi publicado um novo Qualis unificado dos periódicos, no qual os periódicos publicados pela UFG tiveram destaque. Das 34 revistas publicadas pela UFG, 11 estão nos estratos de A1 a A4, representando 32,3% de revistas de excelência. O Qualis é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), quanto ao âmbito da circulação (local, nacional ou internacional) e à qualidade (A, B, C), por área de avaliação.

Abaixo estão listados os periódicos em função dos seus Qualis.

A1 – Visualidades

A2 – Boletim Goiano de Geografia, História Revista, InterAção, Philósophos, Arte da Cena, 

A3 – Ateliê Geográfico, Poliphonia, Sociedade e Cultura

A4 – Música Hodie

 

B1 – Ciência Animal Brasileira, Revista Eletrônica de Enfermagem, Revista Sinalizar, Revista UFG, Revista Signótica

B2 – Articulando e Construindo Saberes, Comunicação e Informação, Pensar a Prática, Pesquisa Agropecuária Tropical, Revista da Faculdade de Direito, Revista Economia do Centro-Oeste, Revista Jatobá,

B3 – Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Terceiro Incluído

B4 – Revista de Patologia Tropical, Signo Geográfico Hawò

C – Biologia Neotropical, Revista da Faculdade de Farmácia, Nexus Mathematicae

NA – International Journal on Alive Engineering Eduacaion, Latin American Human Right Studies e Revista de Contabilidade e Inovação.