RIG 2022 -OE Aumentar o índice de permanência e de sucesso estudantil

Em 26/04/23 19:11 Atualizada em 18/05/23 22:30

UFG sistematiza as ações de permanência e sucesso estudantil

Estudantes_UFG

Diversas ações estão sendo desenvolvidas pela UFG para combate à evasão e à retenção de estudantes de cursos de graduação ofertados pela Universidade. Em 2022, foi divulgado o Relatório sobre Evasão e Retenção, elaborado por uma comissão constituída, que contém dados sobre o número de estudantes evadidos e aqueles que ficam vinculados aos seus cursos, além do tempo médio de prazo, além da elaboração de outros relatórios sobre desempenho acadêmico dos estudantes.

Foi realizado o monitoramento de indicadores de desempenho a partir da velocidade de integralização e média de disciplinas cursadas semestralmente pelos estudantes, considerando os fluxos curriculares; o levantamento do perfil dos estudantes evadidos e as causas que os levam a se evadirem da graduação; e intensificada a comunicação sobre prazos de matrícula, trancamento e outras normativas acadêmicas.

Projeto piloto oferta tutoria para evitar retenção e evasão

No semestre 2022/1 foi implementado um piloto com a Engenharia de Software, do Instituto de Informática, no qual foi realizado um levantamento de quais estudantes estariam com a velocidade crítica e baixa de integralização no tempo máximo, um total de 60 estudantes foram encaminhados ao INF e participaram de um NL de tutoria para maior acompanhamento pedagógico.

UFG realiza Acolhida Pedagógica para os ingressantes do UFGInclui

UFGInclui dá boas-vindas e apresenta Universidade aos ingressantes 2022

A UFG, por meio de uma ação integrada envolvendo a Secretaria de Inclusão (SIN) e as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis (Prae), realizou a acolhida pedagógica a estudantes ingressantes do Programa UFGInclui. Foi apresentada a Universidade e os serviços oferecidos aos estudantes, incluindo o Guia Estudantil 2022, que agrupa informações sobre a instituição. A ação colabora fortemente para a efetivação da inclusão de fato por contribuir para a geração do sentimento de pertencimento aos estudantes ingressantes. Houve, ainda, a participação da Prograd nas Semanas de Integração dos Calouros em diversos cursos da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Informática (INF), apresentando os diversos projetos e programas da UFG voltados para permanência e sucesso acadêmico. Saiba mais.

UFG realiza live para estudantes da graduação

UFGv

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) realizou a primeira edição do “Como se formar na UFG -  tudo que você precisa saber sobre o RGCG”. O objetivo da atividade foi levar para todos os estudantes de Graduação da UFG, através de uma live transmitida pelo canal oficial da UFG no Youtube, informações básicas sobre a Universidade, a partir do Guia Estudantil 2022, e sobre o Regulamento Geral de Cursos de Graduação (RGCG) da UFG. Na oportunidade, os estudantes puderam  ter acesso ou relembrar várias informações da instituição, serviços e oportunidades que são oferecidas pela universidade, bem como as diretrizes que norteiam os cursos de graduação da UFG, seus direitos e deveres ao longo do período de formação.