RIG 2022 - OE Valorizar a docência

Em 26/04/23 19:23 Atualizada em 18/05/23 21:54

UFG amplia a formação pedagógica de gestores e servidores de unidades acadêmicas

A UFG, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), está ampliando a formação continuada de professores, servidores técnicos e administrativos e demais gestores de unidades acadêmicas. Para isso, foram desenvolvidas diversas estratégias de aprimoramento e valorização do trabalho docente, como a realização de cursos online para professores da educação básica, produção de materiais pedagógicos e ampliação da divulgação dos projetos de ensino nas unidades. A Prograd também participou ativamente no Curso Integra e promoveu debates sobre temas referentes ao Projeto Pedagógico e subsidiar discussões sobre o RGCG. Além disso, a Pró-reitoria elaborou o relatório das atividades junto ao projeto da plataforma SISSA - Rede ASA, com organização de curso-piloto sobre tutoria.

UFG amplia a oferta e acompanhamento de projetos de ensino

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está fortalecendo a oferta e acompanhamento de projetos de ensino. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se o apoio junto às unidades acadêmicas que possuem o curso de licenciatura para adesão ao edital do Parfor, com inclusão do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação a curto prazo, além do acompanhamento da submissão do projeto do Parfor da mesma faculdade a médio prazo. A universidade também registrou um aumento de 35,5% na oferta de projetos de ensino, passando de 21 em 2018 para 130 em 2022, demonstrando um crescimento contínuo desde a sua implantação.

DADD, 2023.

Figura 22 - Número de projetos de ensino recebidos por ano

Número de projetos de ensino recebidos por ano

UFG promove a visibilidade de boas práticas de ensino

A UFG tem trabalhado pelo fortalecimento do Encontro de Licenciaturas e Educação Básica (ELEB) e para dar visibilidade às boas práticas de ensino. Em 2022, realizou o IV ELEB, não presencial, com a participação de 1,5 mil de visualizações no YouTube, entre docentes, discentes (graduação e pós-graduação), professores da educação básica e comunidade acadêmica em geral. Em 2022 foram três dias de programação, envolvendo conferências, mesas redondas, rodas de conversa, além de apresentações de trabalhos científicos (comunicações orais e pôsteres). Foram lançads dois e-books com textos de autoria de participantes do evento.

O ELEB, ao longo de suas edições, tem se consolidado em um espaço profícuo para a socialização de boas práticas e experiências no ensino e na formação de professores, por meio de rodas de conversa e interlocução entre docentes e pesquisadores do ensino superior, da UFG e instituições parceiras, e profissionais da área da educação da rede de Educação Básica.

UFG fortalece planejamento pedagógico institucional e valoriza boas práticas de ensino

VII Planejamento

A UFG tem se empenhado em fortalecer o planejamento pedagógico institucional e valorizar boas práticas de ensino. Entre as atividades realizadas, destacam-se a VII e VIII Semanas de Planejamento Pedagógico Institucional, que proporcionaram reflexões acerca da construção de um ambiente universitário saudável e acolhedor nas esferas do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a instituição participou das semanas de planejamento pedagógico junto às unidades acadêmicas. O objetivo é ampliar as possibilidades de programas e projetos nos cursos de graduação e promover um diálogo amplo para o aprimoramento da educação na UFG.

UFG adota diploma digital a partir de 2022

Diploma Digital

A partir de 2022, os diplomas dos estudantes que estão colando grau nos cursos de graduação da UFG serão expedidos e registrados no formato digital. O formando vai receber a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), que contém os mesmos dados e as assinaturas digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil). Saiba mais