RIG 2022 - OE Aumentar o grau de internacionalização

Em 26/04/23 19:47 Atualizada em 18/05/23 22:08

UFG intensifica ações de diplomacia acadêmica com o projeto UFG Global

Com o objetivo de aumentar a visibilidade internacional da universidade e estabelecer parcerias estratégicas, a UFG realizou diversas ações de diplomacia acadêmica em 2022, por meio do projeto UFG Global. Entre as ações, destacam-se visitas a embaixadas em Brasília, recepção de embaixadores na UFG e missões técnico-acadêmicas nos EUA e no Canadá, com apoio de organismos governamentais.

Lais Thomaz e o diretor do Mercosul Luiz Gonzaga em reunião com o embaixador do Brasil no Mercosul
Lais Thomaz (SRI) e o diretor do Mercosul Luiz Gonzaga em reunião com o embaixador do Brasil no Mercosul

 

Além disso, foram realizadas reuniões com organismos internacionais como a Secretaria do Mercosul e a Delegação Permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e ao Mercosul, bem como junto ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O projeto UFG Global tem contribuído para fortalecer a presença da universidade no cenário internacional e estabelecer importantes parcerias para o desenvolvimento acadêmico e científico.

 

Projeto Coopera+ UFG desburocratiza e agiliza formalização de acordos internacionais

A UFG realizou um processo de diagnóstico visando mapear possíveis barreiras e atrasos na tramitação e renovação de acordos internacionais. Com a reestruturação do site da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), os fluxos de tramitação foram mapeados em notação gráfica padronizada (BPMN) e disponibilizados na aba "Acordos e Redes", juntamente com modelos de minutas em três idiomas e lista de documentos necessários. Essa mudança permitiu a formalização de 36 novos acordos e redução média de 6 meses para 90 dias no tempo de formalização. Atualmente, a UFG possui 125 acordos vigentes e 32 em tramitação.

 

UFG amplia sua rede de cooperação internacional com participação em duas novas redes

A UFG já faz parte de 11 redes internacionais de cooperação e boas práticas, e agora busca expandir ainda mais seu alcance. A identificação do custo-benefício de todas as redes existentes revelou a necessidade de integração em duas novas redes: a United Nations Academic Impact e a Associação de Universidades Iberoamericanas de Pós-graduação (AUIP). O processo de adesão já está em andamento e promete trazer novas oportunidades de cooperação e intercâmbio para a instituição.

 

UFG recebe mais de 180 estrangeiros em mobilidade, apesar dos desafios impostos pela pandemia

O projeto Mobilidade IN da UFG tem atraído estudantes, pesquisadores, docentes e gestores visitantes e servidores do quadro permanente de diversas partes do mundo. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a UFG abriga atualmente 184 estrangeiros em mobilidade, de curto, médio ou longo prazo. Esses estrangeiros vêm principalmente de 10 países, com destaque para Colômbia, Argentina, Moçambique, Peru, Nigéria, Benim, Guiné Bissau, Cuba, França e Bolívia. A maioria dos estrangeiros está matriculada em cursos de graduação, seguido da pós-graduação, nível doutorado e mestrado acadêmico. A entrada de estudantes de graduação foi interrompida durante a pandemia, mas reaberta em janeiro de 2022.

internacional


Projeto Mobilidade OUT da UFG concede bolsas de intercâmbio internacional para estudantes e servidores

A UFG publicou e executou 23 editais de Mobilidade Internacional para estudantes e servidores, sendo a maioria (12) dentro do contexto da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), além do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA) (3). Este foi o primeiro ano em que a UFG ofereceu bolsas de mobilidade acadêmica pela Associação de Universidades Francófonas (AUF). Apesar da limitação de acesso às informações do número de candidatos por meio dos editais da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), houve um aumento de 30% na proporção de candidatos por vaga, comparando o primeiro com o segundo semestre de 2022, em um contexto de retomada gradativa das atividades presenciais. A UFG espera um aumento na demanda deste indicador de internacionalização assim que superados os diversos obstáculos decorrentes da pandemia.

 

UFG oferece diversas oportunidades de aprendizado de idiomas por meio do projeto Idiomas UFG

O projeto Idiomas UFG oferece diversas oportunidades de aprendizado de idiomas, por meio de parcerias com instituições estrangeiras e recursos financeiros. Na língua inglesa, há programas como o ETA (English Teaching Assistant), VELF (RELO/Embaixada dos Estados Unidos no Brasil), BRITE (Brazilians Innovating on the Teaching of English) e o Programa de Leitorado em Inglês, que contam com o apoio da Casa Thomas Jefferson e da SEDUC-GO. Na língua espanhola, há o Programa de Leitorado em Espanhol, com o apoio da Embaixada da Espanha/MAEC-AECID, além de cursos de capacitação e oficinas de conversação.

O projeto também conta com cursos de língua portuguesa para estudantes estrangeiros de graduação, cursos e oficinas pelo Programa Idiomas sem Fronteiras UFG/ANDIFES, bem como cursos em francês e italiano, através do Idiomas Sem Fronteiras/ANDIFES e do Centro de Línguas da FL/UFG. Além disso, o projeto oferece exames de suficiência e proficiência em língua inglesa e espanhola semestralmente, via CASLE/FL/UFG, e inúmeras traduções de acordos internacionais em línguas estrangeiras. A SRI também é membro do Conselho de Política Linguística, visando o fortalecimento da internacionalização na UFG.

 

UFG oficializa criação do Conselho de Política Linguística

A iniciativa advém da aprovação da Política Linguística da UFG, que também previa a criação de um Comitê de Idiomas, com representantes de todos os idiomas oferecidos na Universidade. Serão realizadas reuniões mensais para discutir ações na política linguística, pensando não só na internacionalização, mas, também, na permanência de estudantes, considerando a diversidade linguística dentro do Câmpus. Saiba mais.

 

SRI reestrutura canais de comunicação e amplia presença nas redes sociais com crescimento de 4048% no Instagram

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG realizou uma reformulação do seu site e canais de comunicação. Foram criadas listas de e-mails setoriais e dos órgãos vinculados à SRI, além da melhoria da presença nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, o perfil da SRI cresceu 4048%, passando de 60 seguidores em janeiro de 2022 para 2429 em novembro do mesmo ano. A integração com a Secretaria de Comunicação (SECOM) para divulgação das oportunidades oferecidas pelas redes de cooperação que a UFG participa, como descontos para testes de proficiência em língua estrangeira, também tem sido fundamental para avanços no processo de comunicação.

 

 UFG intensifica esforços para internacionalização da pós-graduação

Em um trabalho conjunto da Secretaria de Internacionalização (SRI) e da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG), a UFG tem intensificado seus esforços para a internacionalização da pós-graduação. Como resultado desta parceria, foram gestionados quatro editais, sendo três do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e um do programa de bolsas FAUBAI-FARA. A implementação destas ações visa fortalecer a cooperação acadêmica internacional da UFG, promovendo a interculturalidade e a formação de recursos humanos de alto nível.

O primeiro edital do GCUB, denominado Programa de Bolsas Brasil PAEC OEA (Mestrado e Doutorado Plenos), foi disputado por oito programas de pós-graduação da UFG, que ofertaram e preencheram um total de 15 vagas com bolsa para estudantes de oito países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA). O segundo edital do GCUB, Programa de Formação de Professores de Educação Superior para América Latina e Caribe (ProLAC), contou com a participação de 13 programas de pós-graduação da UFG, que ofertaram 84 vagas, sendo 19 com bolsa e 65 sem bolsa. Destas, três vagas com bolsa foram preenchidas por professores oriundos da Colômbia e do Haiti. 

Já o terceiro e último edital do GCUB, Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-MOB), foi disputado por 12 programas de pós-graduação da UFG, que ofertaram 31 vagas com bolsa. Foram preenchidas 26 vagas por estudantes provenientes de 10 países.

No âmbito do Programa de Bolsas FAUBAI-FARA, destinado a estudantes e pesquisadores africanos em IES brasileiras, foram oferecidas vagas pelos seguintes programas de pós-graduação: PPGCB (5 mestrado, 5 doutorado, 5 doutorado sanduíche e 5 pós-doutorado); PPGAS (3 mestrado e 3 pós-doutorado) e PPGEAS (1 mestrado, 1 doutorado, 1 doutorado sanduíche e 4 pós-doutorado).

 

UFG participa de Seminário Internacional de Pós-graduação em Enfermagem na América Latina

Abertura I Seminário Internacional de Integração dos PPGENF da América Latin

 

A UFG marcou presença no 1º Seminário Internacional de Integração dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem das Universidades da América Latina, atuando como moderadora e conferencista. O evento discutiu a política de internacionalização em universidades latino-americanas, bem como projetos e iniciativas desenvolvidos pelos programas de pós-graduação em enfermagem stricto sensu nas instituições participantes. 

 

UFG cria programa de extensão para fomentar internacionalização

A UFG criou o programa de extensão Internacionaliza UFG, que tem como objetivo reunir eventos e iniciativas que estimulem a internacionalização na instituição, tanto presenciais quanto virtuais. Além disso, a UFG atualizou seus dados no sistema de financiamento e bolsas da União Europeia e planeja atualizar o sistema de cadastros dos Estados Unidos em 2023. O programa é uma iniciativa importante para a universidade promover a internacionalização e fortalecer suas relações com instituições estrangeiras.



Estudante nigeriano da UFG é segundo do país a defender dissertação de mestrado por meio de convênio

Estudante nigeriano da UFG é segundo dopaís a defender dissertação de mestrado pormeio de convênio

 

A UFG, em parceria com o Fórum para Pesquisa Agropecuária na África (Fara) e o Fundo Fiduciário de Educação Terciária (Tetfund) da Nigéria, foi a segunda universidade do país a anunciar a defesa dos estudantes que vieram para o Brasil por meio do convênio. O estudante nigeriano Victor Ifeanyi Okah defendeu em agosto sua dissertação de mestrado intitulada "Avaliação do efeito neuroprotetor de narigenina sobre a toxicidade induzida pelo alumínio em camundongos Swiss". A cooperação segue em 2023 em plena atividade, com outros sete bolsistas em programas de pós-graduação da UFG e com a previsão de vinda de mais estudantes.

UFG conquista Cátedra Jean Monnet da União Europeia

Jean Monet

Trata-se de um posto de ensino concedido pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA), da União Europeia (UE), por um período de 3 anos. A Cátedra Jean Monnet é promovida como forma de aprofundar o ensino dos assuntos europeus integrado no programa curricular oficial de uma instituição de ensino superior, bem como proporcionar a ampliação de debates acerca de temas cada vez mais priorizados no mercado de trabalho. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos em 3 anos e terão um apoio de 50 mil euros da UE.

UFG participa de missão internacional promovida pelo governo do Canadá

Foram 12 dias de visitas a instituições canadenses com foco em inteligência artificial. A UFG, representada pela Secretária de Relações Internacionais Laís Thomaz, foi selecionada para compor o quadro de 15 delegados para uma missão de colaboração que reúne representantes de universidades e faculdades da América Latina, Caribe e Canadá. 

 


UFG recebe  Embaixadores de vários países

Adido da Educação da Embaixada do TimorLeste no Brasil, Edelmiro Cunha
Adido da Educação da Embaixada do Timor Leste no Brasil, Edelmiro Cunha

 

Em 2022, a UFG recebeu a visita dos seguintes embaixadores: 

  1. Embaixador da União Europeia, Ignacio Ybáñez Rubio. Saiba mais;
  2. Embaixador da Nigéria, Muhamad Ahmad Makafi. Saiba mais;
  3. Embaixador da Áustria, Stefan Scholz. Saiba mais;
  4. Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos. Saiba mais.
  5. Adido da Educação da Embaixada do Timor Leste no Brasil, Edelmiro Cunha - Saiba Mais

 

IgnacioYbáñez Rubio
Ignacio Ybáñez Rubio
Embaixador da Nigéria, Muhamad AhmadMakafi.
Embaixador da Nigéria, Muhamad Ahmad Makafi.
Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos.
Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos.

 

No ano de 2022, UFG concede 4 títulos de Doutor(a) Honoris Causa

Maria Sylvia Zanella di Pietro, uma dasmaiores autoras da área do DireitoAdministrativo hoje no Brasil.
Maria Sylvia Zanella di Pietro, uma das maiores autoras da área do Direito Administrativo hoje no Brasil.

 

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Em 2022, quatro personalidades foram homenageadas.

  1. Carlos Frederico Marés de Souza Filho, conhecido por seu trabalho como advogado dos povos indígenas desde 1980. Saiba mais;
  2. Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque,em reconhecimento a uma vida dedicada à Medicina. Saiba mais;
  3. Maria Sylvia Zanella di Pietro, uma das maiores autoras da área do Direito Administrativo hoje no Brasil. Saiba mais;
  4. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, um dos professores fundadores do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Saiba mais.


UFG concede 6 Títulos de Professor(a) emérito(a)

Alberto José Centeno
Dr. Alberto José Centeno

 

O título de Professor(a) Emérito(a) é concedido a professores aposentados na Universidade Federal de Goiás que tenham alcançado posição eminente em atividades universitárias. Em 2022, os seguintes professores foram agraciados com o título de professor(a) emérito(a):

  1. Alberto José Centeno, um dos fundadores e primeiro diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB);
  2. Albenones José Mesquita - Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ);
  3. Eurípedes Laurindo Lopes - Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ);
  4. Maria Altina Moreira (in memoriam) - Faculdade de Nutrição (Fanut);
  5. Maria de Fátima Gil - Faculdade de Nutrição (Fanut);
  6. Zênia de Faria - Faculdade de Letras (FL).