RIG 2022 - OE Fomentar as artes e os espaços de cultura
UFG otimiza a divulga a divulgação de eventos acadêmicos e artísticos
A UFG está otimizando a divulgação de eventos acadêmicos e artísticos na universidade por meio de sites e redes sociais, como o Instagram. Com o apoio da SECOM, da Rádio Universitária e da TVUFG, a equipe da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) está selecionando eventos de qualidade acadêmica, artística e cultural para promover e divulgar. Além de ampliar o alcance e a acessibilidade da comunidade interna e externa da UFG, esta estratégia também visa aumentar a visibilidade dos trabalhos artísticos e acadêmicos produzidos pela universidade. Os próprios eventos também se tornaram espaços para divulgar e promover a marca UFG, com o público se tornando multiplicador ao postar em suas redes sociais sua presença nos eventos.
"Dica da Cultura" divulga e valoriza o trabalho de artistas locais
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás está divulgando semanalmente em seu Instagram o "Dica da Cultura", com sugestões de atividades culturais e artísticas que acontecem na região. O objetivo da iniciativa é valorizar o trabalho dos artistas locais, informar a comunidade sobre as opções culturais disponíveis e incentivar a apreciação da cultura.
Projeto "Rotas do Conhecimento" da UFG lança portal eletrônico com acervos de museus e laboratórios
A UFG lançou em 2022 o portal eletrônico (rotas.ufg.br) que permite aos usuários uma navegação intuitiva pelos acervos de museus e laboratórios da instituição. Além disso, o portal também oferece acesso a oportunidades formativas voltadas para a rede de educação básica e comunidade em geral. O objetivo do projeto é divulgar e popularizar a ciência, tornando-a mais acessível ao público em geral. Com o alcance e abrangência da internet, o portal é uma ferramenta importante para a difusão do conhecimento produzido na UFG e para estabelecer conexões com a comunidade.
UFG promove eventos culturais acessíveis e inclusivos
A UFG tem buscado ressignificar seus espaços como locais de cultura, por meio da realização de eventos diversos e acessíveis à sua comunidade. A iniciativa inclui a oferta de informações sobre os eventos, preços acessíveis ou gratuitos, presença de intérpretes de Libras e audiodescrição, além da adaptação dos espaços para pessoas com deficiência de locomoção. O objetivo é garantir a inclusão e a acessibilidade cultural para todos os públicos.
Programações artísticas da UFG valorizam diversidade cultural e acessibilidade
A Diretoria de Culturas e Artes pautou suas programações artísticas pela diversificação de artistas de diferentes origens que fossem um recorte da comunidade interna e externa da UFG. Exemplos desta política encontram-se nos dois editais de 2022 da Série Música e Artes da Cena, que pautaram a ocupação do Teatro no CCUFG, pela rotatividade dos proponentes, das linguagens artísticas, de suas naturezas acadêmicas ou associadas aos saberes tradicionais, bem como pelos diferentes públicos alvos, políticas de acessibilidades adotadas e temáticas dos espetáculos).
Centro Cultural UFG apresenta ampla programação artística gratuita
Durante o ano de 2022, o Centro Cultural UFG - CCUFG apresentou uma ampla programação artística gratuita, envolvendo várias áreas, como Música, Dança, Teatro, Artes Visuais e Culturas Populares. As atividades incluíram gravações audiovisuais contempladas pela Lei Aldir Blanc e apresentações ao público, seguindo as normas de biossegurança da UFG a partir de março. Algumas dessas atividades foram realizadas através do edital PROEC/CCUFG 02/2002 de ocupação do Teatro para a Série Música e a Série Artes da Cena.
Além disso, o CCUFG foi palco de importantes festivais de arte em Goiânia, como o Festival Internacional de Artes Cênicas "Goiânia em Cena", o Festival de Palhaçaria e Comicidade "Na Ponta do Nariz", o Festival A Moda é Viola, o Simpósio Internacional de Musicologia, o Festival Belkiss, o Festival de Música Popular da EMAC, o FUGA (Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás) e os Concertos SICOOB CCUFG, além de celebrar os 62 anos da UFG com uma programação intensa de Música, Música Popular, Artes Cênicas e Direção de Arte.
Ao longo do ano, o CCUFG também recebeu grupos e artistas independentes que apresentaram seus trabalhos através de editais de Lei de Incentivo à Cultura. Os espaços expositivos do CCUFG estiveram abertos para exposições, incluindo a exposição "Com os pés plantados nas nuvens" do grupo mbar da FAV/UFG no primeiro semestre, e duas exposições próprias no segundo semestre, "Matrizes - Gravuras e Aproximações" e "Terra Se Não a Terra", esta última relacionada ao Novembro Negro.
Além do Teatro e dos espaços expositivos, o CCUFG possui um Laboratório de Práticas Artísticas, que em 2022 ofereceu uma série de atividades, como oficinas de teatro, ensaios, oficina de palhaçaria, oficina de games, e oficinas de dança, como Balé em Foco e Espirais de Experiências. As atividades visavam contemplar um público diverso e abordar questões relacionadas à acessibilidade cultural.
Na Sala de Ação Educativa, foram oferecidos dois importantes cursos de produção cultural: ENCONTRARTE - Curso de Agentes Culturais e o curso de Gestão, Produção e Pesquisa Teatral: Curso de Formação e Capacitação para Agentes Culturais. Ambos foram ministrados por grandes expoentes da produção cultural nacional e gratuitos. Além disso, o Seminário de Produção Cênica e outras atividades relacionadas às exposições também foram realizados.
Série "Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB" promove a excelência musical em Goiânia
O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) tem sido reconhecido ao longo dos anos pela qualidade de seus pianistas e ensino de piano na cidade. Para dar continuidade a essa tradição e promover a disseminação da música de concerto para piano, o CCUFG criou a série "Allegro - Concertos CCUFG/SICOOB". Com patrocínio do Instituto Cultural SICOOB UniCentro Br., a série apresentou três pianistas brasileiros renomados durante o segundo semestre, atraindo grande público e recebendo elogios da crítica especializada. O sucesso da série destaca o compromisso do CCUFG com a excelência musical em Goiânia.
UFG realiza Encontro dos Saberes
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve participação fundamental na implementação do Encontro dos Saberes, evento que teve como ponto alto a presença do renomado Professor José Jorge de Carvalho. Durante o encontro, o professor apresentou sua proposta para a gestão da universidade, sendo amplamente discutida e apoiada pela comunidade acadêmica. A PROEC demonstrou total comprometimento com a proposta, contribuindo ativamente para o sucesso do evento.
UFG realiza eventos para combater discriminações
Em 2022, a UFG realizou diversos eventos com o objetivo de combater discriminações. Entre os destaques estão: Julho das Pretas, que assegurou intensas atividades de extensão e de promoção do antirracismo e antimachismo; e Novembro Negro, resultante da parceria entre a Secretaria de Inclusão (SIN) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), marcou a intensa luta antirracista travada pela UFG.
Centro Cultural da UFG é contemplado com cessão de equipamento de audiodescrição
O Centro Cultural UFG foi contemplado com a cessão de um equipamento de audiodescrição por cinco anos, com a finalidade de proporcionar às pessoas com deficiência visual (pessoas cegas e/ou com baixa visão), a inclusão através da acessibilidade comunicacional a produtos culturais. Os recursos investidos são do Fundo de Arte e Cultura de Goiás através do projeto “Teatro Acessível” proposto pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). Saiba mais
UFG firma comodato para guardar acervo artístico da Fundação Jaime Câmara
A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas de Goiás (FUNDAHC), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e o Centro Cultural UFG (CCUFG) celebraram a assinatura de um comodato no dia 09 de novembro de 2022 para garantir a guarda adequada do importante acervo artístico da Fundação Jaime Câmara em instalações da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O acervo será mantido no CCUFG, onde serão realizadas a climatização adequada do espaço para a manutenção das obras, o treinamento de equipe, a criação de um catálogo e, posteriormente, uma mostra expositiva. O acordo reforça a importância da preservação e difusão da cultura em Goiás, além de estimular a colaboração entre instituições para a promoção de atividades culturais de qualidade na região.
Revista UFG passa a incluir tradução em Libras e aumenta exigência para publicação
A Revista UFG anunciou medidas para se tornar mais inclusiva e ampliar a qualidade de suas publicações a partir de 2022. Entre as iniciativas está a inserção de um vídeo-tradução dos metadados de cada artigo para Libras, além da abertura de dossiês temáticos. Essas mudanças resultaram em um aumento da exigência para publicação na revista, o que proporcionou uma proporção maior de autores internacionais em relação aos anos anteriores.
Além disso, foram realizadas diversas iniciativas, como a evolução no Qualis, a contratação de uma nova estagiária para revisão ortográfica e adequação às normas da ABNT, a avaliação e uniformização dos metadados de edições passadas, a implementação de editais para submissão de dossiês temáticos e a tradução para inglês e espanhol da revista no sistema OJS.
A revista também aumentou o rigor no processo de submissão e na seleção de pareceristas e artigos, buscando a publicação de conteúdos de maior qualidade e relevância. Outras medidas incluem a diversificação do comitê editorial, a organização dos metadados dos autores em planilhas e o envio de e-mails personalizados para grupos de extensão e cultura do Diretório do CNPq, convidando a enviar artigos.
A Revista UFG também manteve a parceria com o CIAR para a criação de capas e design de artigos, com inovações voltadas para a acessibilidade de pessoas com baixa visão, dislexia e daltonismo. A publicação também conquistou um novo indexador, o ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resources, e aperfeiçoou a sistemática de comunicação com autores e pareceristas.
Tabela 28 - Publicações da Revista UFG entre 2019 a 2022
Fonte: Secom
Concurso Fotografe a UFG celebra os 90 anos de Goiânia
A UFG realizou a terceira edição do Concurso Fotografe a UFG, que contou com a participação de estudantes, professores e técnicos administrativos. Com o tema "Goiânia é um poema", o concurso buscou homenagear a capital goiana pelos seus 90 anos. Foram 32 inscrições homologadas, das quais 12 foram selecionadas para representar cada mês do calendário institucional impresso de 2023. As outras 20 compuseram dois mosaicos, enquanto um terceiro mosaico exibiu seis imagens do fotógrafo Carlos Siqueira, que trabalha na UFG há 28 anos. O objetivo do concurso foi incentivar a arte da fotografia e promover a criatividade entre a comunidade acadêmica.
UFG marca presença em representações regionais e nacionais da Extensão e Cultura em 2022
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFG esteve presente em diversas representações regionais e nacionais relacionadas à Extensão e Cultura em 2022. A PROEC participou de reuniões do Colégio de Pró-Reitores de Extensão das IFES (COEX/Andifes), do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) - Regional Centro-Oeste e Nacional, além do 49º Encontro Nacional do FORPROEX em Uberlândia/MG e do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT) - Regional Centro-Oeste, em Goiânia, e o 50º Encontro Nacional do FORPROEX, em Salvador/BA.
Essa participação ativa foi fundamental para ampliar o debate regional e nacional sobre políticas e ações relacionadas à extensão e cultura. A PROEC, por meio de sua gestão, mostrou compromisso e engajamento em importantes fóruns de discussão, consolidando-se como uma referência no tema.
UFG realiza reuniões com instituições e entidades representativas para desenvolver projetos de extensão e cultura em 2022
Durante o ano de 2022, a UFG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), realizou diversas reuniões com instituições governamentais, empresas e associações para formar parcerias e desenvolver projetos de extensão e cultura. Entre as entidades que se reuniram com a PROEC estão a Associação de Egressos e Egressas da UFG (EGRESSA), Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ministério Público do Estado de Goiás, Polícia Federal (PF), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino. O objetivo desses encontros foi compreender as demandas de cada entidade e criar projetos de extensão e cultura em parceria.
Atividades Curriculares de Extensão são inseridas nos currículos da graduação
A UFG promoveu em 2022 a inserção das Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) nos currículos da graduação. Entre os objetivos das ACEx, destacam-se o fortalecimento da integração entre ensino, pesquisa e extensão para que a dimensão acadêmica da extensão faça parte da formação dos estudantes; e a possibilidade de construir conhecimentos contextualizados com a realidade e voltados para o desenvolvimento da sociedade. Saiba mais.
UFG lança editais para a promoção da extensão e cultura na UFG em 2022
A UFG lançou diversos editais ao longo de 2022, com o objetivo de promover a transparência e lisura em suas ações e incentivar a participação dos estudantes em atividades de extensão e cultura. Entre os editais lançados, destacam-se o Edital de Credenciamento para a Feira Cultural da UFG, o Edital para a Programação do Teatro do Centro Cultural UFG 2022/2 e o Edital de Concurso CONPEEX - 200 anos de Independência do Brasil. A PROEC também realizou uma Chamada Pública para participação de acadêmicos(as) no Conjunto B e C da Operação Lobo-Guará do Projeto Rondon, além de submissão de trabalhos de extensão para o XIII SEREX - Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste. O Edital PROEC Nº 05/2022 também promoveu o III Concurso Fotografe a UFG: Goiânia é um poema - 90 anos.
UFG registra aumento no número de ações de extensão em 2022
A UFG teve um aumento no número de ações de extensão em 2022, de acordo com dados obtidos na Plataforma Analisa UFG e seguindo as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). Acredita-se que o retorno às atividades presenciais tenha influenciado no aumento. Foi solicitada ao Cercomp a criação da série histórica da Extensão na UFG. Na Tabela 29, os números apresentados se referem às ações de extensão vigentes em cada ano.
Tabela 29 Quantitativo Ações de Extensão - 2019-2022
Fonte: Analisa UFG