RIG 2022 - OE Criar políticas para a promoção da segurança física e psicológica

Em 27/04/23 17:11 Atualizada em 19/05/23 00:46

sin

UFG fortalece ações de inclusão integradas

Em 2022, a UFG, por me SIN realizou dezenas de reuniões com grupos, núcleos e coletivos da UFG. O objetivo da reunião foi dar início a uma sequência de outras futuras reuniões com instâncias da universidade que promovem a inclusão, além de apresentar a Secretaria de Inclusão aos grupos, núcleos e coletivos e também convidá-los a construir uma aproximação com a SIN, bem como a realização de ações conjuntas e integradas. Saiba mais:

UFG busca aprimoramento das ações de inclusão em experiências de outras instituições

Ações de inclusão são debatidas extra institucionalmente em busca de troca de experiências e aprimoramento na aplicação e gestão das ações afirmativas e demais ações de inclusão. Algumas das iniciativas em destaque em 2022 foram: entrevista à ADUFRGS; seminário na ADUSP; Portal Brasil Escola e visita técnica da equipe de acessibilidade da UFMT.

UFG recebe visitas técnicas sobre acessibilidade e inclusão

UFG recebeu em 2022 visitas técnicas de equipes dos membros de núcleos de acessibilidade e inclusão da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e do Câmpus Goiás da UFG. As visitas tiveram por objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Acessibilidade da Secretaria de Inclusão (SIN) na implantação da Política de Acessibilidade da UFG, bem como o acompanhamento pedagógico dos estudantes com deficiência. Também ocorreram visitas ao Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI), da Biblioteca Central, no qual foram apresentados às equipes os equipamentos de tecnologia assistiva e o processo de adaptação de material bibliográfico para formato digital e acessível.

SIN realiza visita oficial ao campus Goiás

A equipe da Secretaria de Inclusão (SIN) da UFG realizou uma visita técnica ao Câmpus Goiás, com o objetivo foi apresentar a Secretaria e suas ações, além de ouvir demandas da comunidade local. A equipe da SIN se reuniu com gestores do Câmpus,  chefes de Unidade, coordenações dos cursos de graduação, de Assuntos Estudantis, Núcleo de Acessibilidade, Comissão de Heteroidentificação e Assessoria de Mulheres, Diversidade e Direitos Humanos. A equipe esteve também com membros do Diretório Central dos Estudantes - DCE, Regional Goiás, onde foram firmadas parcerias.

Congresso de Pesquisa, Extensão e Cultura tem participação da Secretaria de Inclusão

A Secretaria de Inclusão e Diversidade (SIN) da UFG esteve presente no 19º Congresso de Pesquisa, Extensão e Cultura (CONPEEX), com o objetivo de divulgar suas ações de inclusão e ampliar a conscientização sobre a importância da diversidade.  O CONPEEX é um dos eventos mais importantes da UFG e reúne estudantes, professores e pesquisadores de todo o país. A presença da SIN no congresso é fundamental para dar visibilidade às ações que a Universidade vem desenvolvendo em relação à inclusão.

UFG aprimora ações da Comissão de Heteroidentificação

A Comissão de Heteroidentificação, referência no âmbito nacional, realizou cursos de formação altamente qualificados e inaugurou parceria com o Instituto Verbena, o que resultou no aprimoramento de suas ações. Saiba mais.

Comissão de Verificação da Condição de Deficiência da UFG atua durante as matrículas SISU 2022

A Comissão de Verificação da Condição de Deficiência da UFG participou de forma ativa nas matrículas SISU 2022. A Comissão realizou procedimentos de verificação com os candidatos aprovados na 1°, 2° e 3° chamadas para ingresso na UFG. Foram inscritos 108 candidatos PCD na regional Goiânia e 5 na regional Goiás.

Política de ações afirmativas são apresentadas durante a edição do Espaço das Profissões Itinerante

A Secretaria de Inclusão (SIN) da UFG desenvolveu atividades e ofereceu informações sobre formas de ingresso na UFG fazendo uso de políticas de ações afirmativas durante o 2° Espaço das Profissões Itinerante, que aconteceu em setembro de 2022. No estande da SIN foi realizada, em parceria com o Núcleo de Estudos Africanos, Afrodescendentes e Indígenas (NEADI), uma roda de conversa com o tema "10 anos da lei de cotas: Promoção de diversidade e inclusão", além de exposição de materiais didáticos sobre as questões étnico-raciais e as formas de ingresso na UFG. Saiba mais.

UFG realiza Acolhida Pedagógica para os ingressantes do UFGInclui

Ação integrada envolvendo a Secretaria de Inclusão (SIN) e as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis (Prae) realizou a acolhida pedagógica a estudantes ingressantes do Programa UFGInclui. A ação colabora fortemente para a efetivação da inclusão de fato por contribuir para a geração do sentimento de pertencimento aos estudantes ingressantes. Saiba mais.

Comissão de Heteroidentificação atua em processo seletivo para ingresso na pós-graduação

A UFG realizou os procedimentos de heteroidentificação para o processo seletivo de ingresso nos programas de pós-graduação. A Comissão de Heteroidentificação foi acionada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação para realizar esses procedimentos, a fim de garantir a diversidade e inclusão no ambiente acadêmico. A heteroidentificação é um processo que visa verificar a veracidade da autodeclaração dos candidatos em relação à sua cor/raça.