RIG 2022 - OE Adequar a infraestrutura física

Em 27/04/23 17:33 Atualizada em 19/05/23 00:19

ufg view

UFG cria comitê de gestão da infraestrutura

Em 2022, foi criado um grupo de trabalho para gestão da infraestrutura na UFG, com a participação de representantes da Reitoria, Pró-reitoria de Administração (Proad), das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Tecnologia e Informação (Seti), Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan), e Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH). Com reuniões semanais, o comitê deliberativo tem como pilares a expansão, a adequação e a manutenção da estrutura física da UFG, com foco em acessibilidade, segurança e sustentabilidade. Entre os resultados do GT Infra, estão ações realizadas em diversas unidades acadêmicas e projetos de adequação de acessibilidade em unidades e órgãos. 

 

Plano Diretor é aprovado com previsão de novas estruturas para o Parque Tecnológico Samambaia 

Plano Diretor é aprovado com previsãode novas estruturas para o ParqueTecnológico Samambaia

Um novo Plano Diretor com diretrizes para ocupação e governança do Parque Tecnológico Samambaia foi aprovado no primeiro semestre de 2022. Além disso, foram definidas a localização de novas estruturas voltadas à pesquisa, inovação e empreendedorismo que serão instaladas na área do Parque. Entre elas estão: a nova sede da Fundação RTVE, Centro de Excelência em Energia e Petróleo (Cemep), Centro de Inovação e Empreendedorismo (ETec), a sede do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) e o Centro de Inovação e Desempenho para a Construção (Inova C), Centro de Tecnologia Enzimática (Ceten), além da expansão do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (Lamcad). 

planta

 

Reestruturação da Seinfra aumenta a eficiência de suas operações

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) passou por uma reestruturação administrativa em 2022, com a criação de novas diretorias e a reorganização do quadro de pessoal. A reestruturação resultou no atendimento de quase 12 mil ordens de serviço em 2022, um aumento de cerca de 20% em relação a 2021 e de quase 500% em relação a 2019, sem nenhum investimento específico. A transparência dos processos e a resposta aos demandantes passaram a fazer parte da nova política interna desta Secretaria.

 

UFG implementa novos protocolos de higienização para prevenção da covid-19 e Monkeypox

Visando à prevenção de doenças, sobretudo a covid-19 e a monkeypox, a UFG implementou o protocolo de desinfecção em locais com relatos de contaminados. Os protocolos de limpeza também foram adequados às necessidades impostas pela pandemia. 

 

UFG promove melhorias na infraestrutura de unidades acadêmicas, laboratórios e centros de aulas

A UFG executou, em 2022, ações para melhoria da infraestrutura de unidades acadêmicas, laboratórios e centros de aulas. Entre as principais ações estão a execução de obras de acessibilidade na quadra 62, no Setor Universitário; conclusão do 4° pavimento da Faculdade de Farmácia e construção de Abrigo de Resíduos; reforma do biotério Central e Biotério do Campus Colemar; reforma do mini-auditório da Escola de Engenharia; conclusão da obra do Centro de Estudos em Hidrologia e Geotecnia Ambiental (Cehige); além de ações no Câmpus Goiás. 

 

UFG inaugura sede do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa

UFG inaugura sede do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa

Foi inaugurado no início de dezembro o Instituto Confúcio na UFG. No Brasil, existem atualmente dez Institutos Confúcio. Porém, o localizado na UFG é o primeiro, em toda a América Latina, a oferecer, além de língua e cultura, o ensino de Medicina Tradicional Chinesa.

 

UFG inaugura as instalações físicas das secretarias Secplan e SDH

SDH Secplan

A Secretaria de Planejamento, Avaliação, Informações Institucionais (Secplan/UFG) e a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH/UFG) inauguraram em dezembro suas respectivas instalações físicas, na área do Centro de Convivência do Câmpus Samambaia, em Goiânia. A iniciativa, que fez parte das comemorações pelo aniversário de 62 anos da UFG, trará uma estrutura de suporte para atendimento às demandas das duas pastas. Saiba mais


Museu Antropológico retoma visitação presencial e inaugura o Laboratório de Arqueologia reformado

Museu Antropológico retoma visitação presencial e inaugura o Laboratório de Arqueologia reformado

Após dois anos de atividades remotas devido à pandemia da COVID-19, o Museu Antropológico (MA) da UFG reabriu, em 2022, as portas para a visitação pública às exposições Lavas e Louvores e Redes, Saberes e Ocupações, 50 anos do Museu Antropológico da UFG, além das sessões do Cinema no Museu e realização de vários eventos, como a Semana Nacional dos Museus e a 16ª Primavera de Museus (IBRAM).  O Museu publicou o volume 3 da revista Hawò, participou com peças do seu acervo na Exposição no SESC Pompéia São Paulo e publicou o livro Tesouros Iny-Karajá,  inaugurando a série de e-books “Coleções Diferenças”. Foi destaque ainda a inauguração da reforma do Laboratório de Arqueologia (LabArq), modernizando as instalações e adquirindo instrumentais de trabalho técnico-científicos. 

 

UFG aprimora processo de monitoramento e controle de projetos de infraestrutura

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da UFG tem adotado nos últimos 12 meses a gestão por projetos e processos para aprimorar a eficiência em suas atividades. Esse método tem permitido que a secretaria tenha uma visão clara de seus objetivos e metas, facilitando a tomada de decisões e o monitoramento do progresso. Com isso, a Seinfra tem identificado gargalos e oportunidades de melhoria, otimizando a utilização dos recursos disponíveis. Esse processo tem sido fundamental para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria, garantindo um ambiente acadêmico mais seguro e eficiente para a comunidade universitária.

 

UFG otimiza a elaboração e gestão de projetos técnicos arquitetônicos e de engenharia

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da UFG tem se destacado na otimização dos processos relacionados ao planejamento estratégico. Para isso, a secretaria estabeleceu metas claras e objetivas alinhadas às necessidades da comunidade acadêmica, definindo indicadores de desempenho e mecanismos de monitoramento para acompanhar o progresso. 

Além disso, a participação ativa das equipes responsáveis pela execução das atividades no planejamento estratégico e a adoção de tecnologias de informação e comunicação foram fundamentais para otimizar os processos. A Seinfra também realizou avaliações periódicas e incorporou feedbacks da comunidade acadêmica para garantir a continuidade da melhoria dos processos. Com essas iniciativas, a secretaria tem garantido um ambiente acadêmico mais seguro e eficiente para a comunidade universitária.