RIG 2022 - OE Expandir o uso de TDICs

Em 28/04/23 14:16 Atualizada em 19/05/23 00:07

UFG otimiza plataforma Moodle IPÊ

A UFG, por meio do projeto Otimiza Moodle IPÊ do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), tem desenvolvido ações para melhorar a plataforma Moodle utilizada na instituição. O projeto tem como objetivo mapear e testar plugins e recursos disponíveis na versão 3.11 do Moodle, avaliando sua compatibilidade com as versões atualmente em uso (versão 3.7) e identificando os impactos da migração. Além disso, foram desenvolvidas ferramentas complementares e tutoriais para melhorar o suporte ao usuário. O projeto também realizou serviços de suporte e gerenciamento das salas e ambientes disponíveis na plataforma Moodle IPÊ.

Figura 34 - Desenvolvimento de Ferramentas Complementares Moodle IPÊ

Figura 35 - Atividades desenvolvidas Moodle IPÊ

UFG realiza oficina de produção de roteiros de materiais audiovisuais

O Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) da UFG realizou a Oficina de produção de roteiros de materiais audiovisuais como parte do Projeto Videoaula Fácil, que tem como objetivo produzir um guia de orientação para o fluxo de recebimento de demandas, gravação, edição e entrega de videoaulas para o público interno e externo. A iniciativa visa aprimorar a qualidade das videoaulas produzidas pelo CIAR e garantir um processo mais eficiente e padronizado. Para o ano de 2023, o projeto pretende dar continuidade produzindo outras edições da Oficina, possibilitando que os colaboradores do CIAR adquiram novas habilidades na produção de roteiros para materiais audiovisuais.

UFG prepara edital para produção de materiais didáticos

A UFG, por meio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) iniciou o desenvolvimento de um instrumento de chamada pública interna periódica para seleção de demandas que receberão apoio para a produção de objetos de aprendizagem.  O objetivo é promover a produção de materiais pedagógicos, tais como livros, vídeos, jogos e outros recursos, que possam ser utilizados por docentes e discentes nas disciplinas de graduação e pós-graduação. Além disso, o estudo também inclui o levantamento de iniciativas semelhantes de outras instituições de ensino, visando uma maior eficiência e efetividade no processo de implantação do Edital na UFG. A expectativa é que o Edital possa ser implantado ao longo do ano de 2023, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na universidade.

UFG desenvolve recursos de aprendizagem

Em 2022, o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) da UFG buscou atender as demandas internas da universidade por produção de produtos didáticos, sites internos, material de divulgação, revistas científicas e anais de eventos. As demandas foram atendidas de forma permanente e dizem respeito a projetos de gestores, professores, pesquisadores e estudantes que visam o desenvolvimento de recursos de aprendizagem que são apoiados e desenvolvidos pelo CIAR.