RIG 2022 - OE Ampliar a infraestrutura de TIC

Em 28/04/23 14:21 Atualizada em 18/05/23 23:34

tic

UFG melhora conectividade em unidades acadêmicas

A UFG instalou novos Access Points (APs) para melhorar Wi-Fi em diversas unidades acadêmicas. Objetivo é aumentar alcance e melhorar o sinal Eduroam em ambientes fechados. APs antigos serão substituídos gradualmente por modelos mais novos e modernos.

UFG prepara ampliação sistema de monitoramento

Em 2022, a UFG realizou o levantamento de materiais e equipamentos para ampliação do Circuito Fechado de TV (CFTV), planejada para 2023. As Unidades acadêmicas foram orientadas a incluir itens necessários em seus sistemas de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) para aquisição em 2023. As ordens de serviço serão abertas posteriormente.

UFG amplia atendimento no Câmpus Goiás

A UFG realizou a instalação de uma nova central telefônica no Campus Goiás. A iniciativa, realizada em 2022, teve como objetivo principal ampliar o número de ramais telefônicos disponíveis e melhorar o atendimento a órgãos administrativos e unidades acadêmicas.

UFG desenvolve novos produtos e serviços digitais institucionais

A UFG, por meio da Secretaria de Tecnologia e Informação (SETI) e do Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), está desenvolvendo projetos para disponibilização de novos produtos e serviços digitais à instituição. Entre os projetos em andamento, está o “Memória Digital UFG”, em fase de finalização,  que consiste na implementação da galeria de imagens do Portal UFG. O recurso permitirá a visualização de fotos de eventos institucionais, especialmente as colações de grau dos estudantes da graduação que, desde 2008, são planejadas e executadas exclusivamente pela UFG sem nenhum custo aos estudantes, democratizando o acesso à cerimônia.

UFG desenvolve e atualiza processos e soluções tecnológicas

Com o objetivo de implementar novos processos e tecnologias para o desenvolvimento de soluções de TIC para UFG, a Secretaria de Tecnologia e Informação (SETI) e o Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) estão executando o projeto “Inova Sistemas”.  Por meio do projeto, novos sistemas estão sendo desenvolvidos, como o Prontuário Estudantil e o SisMatrícula, que permitirá a realização de matrículas online. Estão em curso, também, a execução de subprojetos para atualização dos sistemas de Informação de Extensão e Cultura (SIEC), de Gerenciamento de Projetos Pedagógicos de Curso (SISPPC), de Gestão do Recolhimento da União (SISGRU) e de Concursos (SISConcurso).

UFG exporta soluções de tecnologia da informação e comunicação

A UFG apoia e/ou coordena projetos para o desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tanto para atender demandas internas quanto para parceiros externos. Neste contexto, destacam-se as atividades realizadas pelo Núcleo de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (NSTIC), como a implantação e atualização do Diploma Digital da UFG e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), bem como o desenvolvimento de projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), com a geração de produtos relacionados ao Sistema de Gestão de Pessoas e à Plataforma de Análise de Dados da SME.

UFG prepara padronização sobre identidade funcional

Em 2022, a UFG criou um grupo para a elaboração de uma minuta que visa padronizar os procedimentos de solicitação de crachás institucionais. Designado por meio de portaria, o grupo já concluiu seus trabalhos e encaminhou a minuta para aprovação pelo órgão deliberativo responsável. Com a padronização dos procedimentos, espera-se simplificar e agilizar o processo de solicitação de crachás.