RIG 2022 - OE Expandir o acesso e a segurança da informação

Em 28/04/23 14:26 Atualizada em 19/05/23 02:15

segurança da informação

UFG renova autorização para uso do SEI

A UFG renovou, junto ao Tribunal Regional Federal (TRF-4) o Acordo de Cooperação Técnica que autoriza o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)  para o registro do processo administrativo eletrônico, em atendimento ao Decreto n. 8539/2015. O SEI foi desenvolvido pelo TRF-4 e é cedido gratuitamente para as instituições públicas. O sistema receberá atualização que aumentará a segurança de login dos usuários e ampliará ferramentas de gestão documental.

 

UFG implementa capacitação sobre gestão de documentos no SEI

A UFG realizou, em 2022, por meio do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) duas capacitações para apresentar assuntos relacionados à atuação dos servidores públicos no registro de informações em documentos e sobre aplicação de padrões de disponibilização ao público da informação produzida. Também foi apresentada uma minuta de plano de transparência ativa para apreciação dos gestores. Com as capacitações Gestão Documental e Transparência Ativa, a UFG visa melhorar a gestão de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

 

UFG trabalha na implementação de gestão de riscos de seu acervo

Em 2022, a UFG buscou recursos para viabilizar a execução do projeto de prevenção de incêndios do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq), órgão responsável pelo planejamento e desenvolvimento da gestão técnica da informação e de documentos de valor administrativo, acadêmico ou histórico no âmbito da universidade. A verba foi destinada para início das obras, no final de 2022. Ainda, foi elaborada a primeira versão do plano de gestão de riscos do prédio do Cidarq. O documento deve servir de base para adoção de futuras intervenções no prédio, visando o aprimoramento das ações de preservação dos documentos em suporte papel.

 

UFG otimiza orientações técnicas arquivísticas

Começou a ser executado o planejamento das orientações técnicas arquivísticas às unidades solicitantes. A ação visa otimizar o gerenciamento e o aprimoramento do processo de visitas técnicas arquivísticas a unidades acadêmicas. Um servidor arquivista orienta as unidades solicitantes sobre a classificação de documentos armazenados em arquivos setoriais. A classificação é realizada levando-se em conta as Tabelas de temporalidade da área meio e fim, em vigor na administração pública. Ao fim do processo, os documentos são separados em documentos de guarda permanente e os passíveis de eliminação após cumpridos os prazos de guarda.

 

UFG implementa o SICAD+

Neste ano, o antigo SICAD deu lugar ao SICAD+ (Sistema Integrado de Consulta às Atividades Docentes), trazendo uma série de novidades para permitir maior integração entre os sistemas para obtenção de informações das atividades dos docentes da UFG. O sistema foi projetado para automatizar ao máximo a obtenção de informações junto aos sistemas de origem (SIGAA, SIGRH, Plataforma Lattes e outros), além de possuir uma interface mais funcional e amigável. As informações disponíveis no SICAD+ são utilizadas nos processos de pessoal da carreira docente (progressão, promoção e estágio probatório), além de alimentar os modelos do Sistema de Alocação de Vagas e do Sistema de Alocação Link 

 

UFG apresenta catálogo de Serviços de TIC

A UFG implanta o Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A ideia do projeto é reunir em um único sistema os serviços disponibilizados por esses órgãos, facilitando o acesso e atendimento da comunidade acadêmica. Esta estratégia será implementada em uma nova versão do sistema de abertura de chamados (GLPI), o qual possibilitará que os serviços sejam organizados por categorias ou localizados por busca textual, permitindo que o próprio usuário identifique o serviço do seu interesse.

 

UFG aprimora portal do Serviço de Informação ao Cidadão

A UFG, por meio do do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq), reformulou o portal do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que tem passado por melhorias para cumprir o disposto no 6º Guia de Transparência Ativa da Controladoria Geral da União (CGU). O SIC atende e orienta o público quanto ao acesso à informação de competência da UFG; informa sobre a tramitação de documentos nas unidades da UFG; e recebe e registra pedidos de acesso à informação destinados à UFG.

 

UFG e IF Goiano estudam a gestão compartilhada de documentos de guarda permanente

A UFG e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) assinaram, em 2022, um  Acordo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de estudos visando a gestão compartilhada de documentos de guarda permanente entre as duas instituições. O objetivo é otimizar a gestão de documentos importantes de ambas as instituições, garantindo a preservação da memória institucional e o acesso à informação. 

 

UFG aprimora gestão de pedidos de informação

O Uso do Módulo Acesso à Informação do Sipac foi consolidado para tramitação interna dos pedidos de informação cadastrados na Plataforma Fala.Br e direcionados à UFG. Foi publicado pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC-UFG) dois manuais com orientações sobre transparência pública e acesso à informação e sobre o atendimento de pedidos de informação, destinados ao público externo e interno da UFG. 

 

UFG publica Plano de Dados Abertos

A UFG, por meio da Secretaria de Tecnologia e Informação (SETI) e e órgãos vinculados, realizou a publicação do Plano de Dados Abertos 2021-2022, aprovado no Comitê de Tecnologia da Informação (CTI). A universidade iniciou a Catalogação dos dados no Portal de Dados Abertos do Governo Federal.


UFG implementa Política de Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação e Comunicação 

A UFG está normatizando a aquisição, a manutenção, o monitoramento, a substituição e o desfazimento dos ativos físicos de tecnologia da informação, segundo a Política de Gestão de Ativos de Tecnologia da Informação e Comunicação (PoliATIC). Em 2022, quatro grupos foram designados, por meio de portaria, com o fim de padronizar as etapas da vida útil de um ativo físico de TIC, sendo que cada grupo ficou responsável por uma etapa. Estas etapas são o Recebimento, o Monitoramento, a Realocação e o Desfazimento destes ativos físicos. O resultado destes grupos foi a elaboração de minutas sobre os temas propostos que foram encaminhadas para aprovação de órgão deliberativo responsável e aguardam publicação.

 

UFG normatiza controle de acesso à universidade

A normatização do controle de acesso às unidades acadêmicas têm seguido orientação própria de cada unidade, sendo realizado a instalação de fechaduras eletrônicas com leitores de Radio Frequency Identification (RFID) existente nos crachás institucionais e o treinamento adequado às pessoas designadas pelas direções para a gestão do espaço físico e gerenciamento do sistema de controle de acesso. Estas pessoas são responsáveis pelo cadastramento, liberação e bloqueio de pessoas que frequentam o espaço físico da sua respectiva unidade.