RIG 2022 - OE Impulsionar a comunicação integrada e integradora

On 04/28/23 14:34 Updated at 05/19/23 02:13

Perfil oficial da UFG no Instagram alcança o número de 100 mil seguidores

 Os principais destaques de 2022 foram grandes campanhas institucionais, como as ações do retorno presencial - Campanha Além da Tela Também Tem; conscientização por parte da comunidade acadêmica para os cuidados contra a covid-19 - Campanha Cuidar de Si É Cuidar do Outro; SiSU 2022; e o retorno presencial do Conpeex, com cobertura da equipe de redes sociais. Um outro ponto importante foi a marca de 100 mil seguidores, alcançada em março de 2022, em um ano em que foi concretizada a estratégia de vídeos de curta duração, os reels. As redes sociais da UFG somam um total de 529,3 mil seguidores: Twitter 208,7 mil; Facebook 84 mil; Instagram 111 mil; LinkedIn 82 mil; e YouTube com 43,6 mil inscritos. 

redes

 

Perfil no TikTok traz visibilidade e transparência à produção de audiovisual

O Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) da UFG criou um perfil na plataforma TikTok para compartilhar vídeos dos bastidores das produções audiovisuais. O objetivo do perfil é trazer visibilidade e dar transparência ao trabalho do CIAR, além de promover a expertise da UFG na produção de conteúdo audiovisual. 

 

UFG democratiza o acesso a informações sobre políticas e ações em prol da sociedade

A UFG produziu, em 2022, 242 episódios do Mundo UFG, programa diário exibido na TV UFG, com uma hora de duração, que busca promover, divulgar e democratizar o acesso a informações sobre as políticas e ações institucionais, acadêmicas, científicas, extensionistas e culturais desenvolvidas pela UFG em prol da sociedade. Para a produção dos episódios foram desenvolvidos 982 conteúdos audiovisuais (matérias, links e quadros), entrevistadas 1.192 pessoas e abordadas 878 pautas. Além dele, o programa Conexões, há mais de 10 anos no ar, apresentou debates e entrevistas sobre os mais variados temas da atualidade, totalizando 52 episódios em 2022. 

 

Milhares de peças gráficas auxiliam na divulgação de informações institucionais

A Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG confeccionou, ao longo de 2022, 2.680 peças gráficas para 97 órgãos e unidades, a fim de auxiliar na divulgação de informações institucionais. Entre os maiores requisitantes estão a própria Secom, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). No total, foram atendidas 423 contas. 

 

Reitoria Digital efetiva a transparência dos atos institucionais da gestão superior da UFG

A Reitoria Digital, veículo de comunicação que efetiva a transparência dos atos institucionais da gestão superior da UFG, da interação com a comunidade interna e externa e da escuta de suas necessidades, utiliza cinco ações para produzir conteúdo jornalístico: manchetes, posts no site e redes sociais, stories e publicações no Facebook. Ao todo, foram publicadas quase 400 manchetes, 395 posts no site, 562 posts no Instagram, 1.437 stories no Instagram e 483 publicações no Facebook.

 

Programa Boa Semana UFG segue informando a comunidade sobre o que está sendo desenvolvido pela Universidade

A Reitoria Digital e a Rádio Universitária UFG têm realizado a produção do programa semanal "Boa Semana UFG", transmitido simultaneamente no Facebook, YouTube e na frequência 870 AM. Em 2022, foram transmitidos 45 programas com a gestão superior da UFG e convidados da comunidade acadêmica. O Boa Semana UFG é um programa radiofônico transmitido todas às segundas-feiras, a partir das 8h, onde são comentados a agenda e os principais assuntos do momento para a comunidade universitária.

 

Cartões de aniversário passam a ser enviados eletronicamente

Em 2022, os cartões de aniversário para os servidores ativos da UFG passaram a ser enviados por e-mail, enquanto para os aposentados, o formato impresso continua sendo utilizado. O objetivo é garantir mais agilidade e eficiência na comunicação com os servidores, além de promover uma maior economia de recursos e sustentabilidade.

 

Divulgação radiofônica e televisiva aumenta a visibilidade de eventos e programas de extensão da UFG

A Rádio Universitária e a TV UFG produziram e veicularam chamadas dos eventos e programas de extensão da UFG durante todo o ano de 2022, como: Campanha “Novembro Negro”, Projeto Curta o Campus, Conpeex, Espaço das Profissões e outras campanhas institucionanais da Universidade,  como o Estude na UFG e UFG contra o Coronavírus. A divulgação radiofônica e televisiva aumenta a visibilidade de eventos e programas de extensão da UFG. 

 


UFG retoma a realização presencial de eventos protocolares 

A UFG retomou a realização de eventos protocolares presenciais desde janeiro de 2022. Até abril, houve limitação de público, devido às normativas dos órgãos públicos e da própria universidade. Conforme observado na Tabela 30, foram realizados 120 eventos com a presença de cerca de 20 mil pessoas. 

 

Tabela 31 - Eventos protocolares realizados pela UFG em 2022

EVENTOS PROTOCOLARES UFG - 2022

Colações de grau

50

Posses

15

Entregas de títulos

9

Inaugurações

3

Homenagens (entrega de certificados, troféu e similares)

7

Visitas de embaixadores

3

Outros

22

Abertura/Encerramento de congressos,

simpósios, palestras

11

Total

120

Fonte: Secom/UFG

 

Rádio Universitária faz cobertura das Eleições 2022

A Rádio Universitária produziu séries jornalísticas para cobrir as Eleições de 2022. Nos dias de votação, primeiro e segundo turnos, houve plantões com programação ao vivo para informações e comentários sobre o pleito, com a presença de jornalistas entrevistando especialistas em política, divulgação dos resultados e análises do cenário político. Foram realizadas ainda mesa redonda com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), especialistas e jornalistas sobre “Comunicação e Eleições”, durante o evento Curta o Campus e diversas matérias jornalísticas e postagens nas redes sobre direitos e deveres do eleitor. 


Série documental apresenta as ações da UFG no enfrentamento à covid-19

A TV UFG, da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), produziu a série documental “UFG no enfrentamento da covid-19”. A produção resgata e preserva a memória das ações da UFG no enfrentamento à covid-19. A iniciativa fez parte das comemorações oficiais pelo aniversário de 62 anos da UFG. A série pode ser vista no portal UFG e no canal do YouTube UFG Oficial. Para acompanhar todos os episódios da série, basta acessar a playlist aqui.

 

Perfil oficial da UFG no Instagram alcança o número de 100 mil seguidores

 Os principais destaques de 2022 foram grandes campanhas institucionais, como as ações do retorno presencial - Campanha Além da Tela Também Tem; conscientização por parte da comunidade acadêmica para os cuidados contra a covid-19 - Campanha Cuidar de Si É Cuidar do Outro; SiSU 2022; e o retorno presencial do Conpeex, com cobertura da equipe de redes sociais. Um outro ponto importante foi a marca de 100 mil seguidores, alcançada em março de 2022, em um ano em que foi concretizada a estratégia de vídeos de curta duração, os reels. As redes sociais da UFG somam um total de 529,3 mil seguidores, distribuídos conforme explicitado na Tabela 31.

 

Tabela 32 - Redes sociais oficiais da UFG - número geral de seguidores em 2022

REDES SOCIAIS OFICIAIS - NÚMERO GERAL DE SEGUIDORES

 

Twitter:

208,7 mil

Facebook:

84 mil

Instagram:

111 mil

LinkedIn:

82 mil

YouTube:

43,6 mil inscritos

Total:

529,3 mil seguidores

Fonte: Secom/UFG

 

UFG leva informações importantes a sociedade por meio do rádio 

A Rádio Universitária veiculou, em 2022, importantes campanhas de utilidade pública:: Combate à Dengue, Campanha Prestação de Contas, Dia D da Vacinação, Combate à Dengue (2ª Etapa), Dia D da Vacinação contra o Sarampo, Covid (Nova Fase), Trânsito durante as férias (Detran-GO), Multivacinação 2022, Prevenção de Incêndios, Prevenção à Monkeypox, Multivacinação 2022 (2ª Etapa/setembro), Mega Feirão de Empregos, Campanha Transporte Público, Combate à Aftosa e Matrícula 2023 (novembro).

O veículo realizou também a veiculação de chamadas de instituições e órgãos parceiros da UFG, a exemplo de: Combate às Fake News, Campanha de Preservação do Cerrado (MPGO), Combate ao Racismo (Rádio Senado), Proteja-se do coronavírus (Rádio Senado),  Coronavírus (Rádio Câmara), Campanha de Doação para a Vila São Cottolengo, Vacina (Rádio Senado), IRPF (EBC), Volta às aulas (Rádio Senado),  Trânsito (Rádio Senado), Doação de livros para Eldorado dos Carajás.

 

Rádio Universitária se torna afiliada da Rede Nacional de Comunicação Pública

Em 2022, foi realizada a adesão da Rádio Universitária à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP/Rádio), promovida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A adesão contribui para a melhoria da programação da Rádio Universitária com a transmissão de, pelo menos, quatro horas diárias veiculadas pela Rede. O contrato também possibilita que os  programas produzidos pela Rádio Universitária sejam compartilhados por todas as emissoras que fazem parte da Rede. Este compartilhamento de programação faz com que a produção da Rádio Universitária tenha seu alcance amplificado a nível nacional, valorizando sobremaneira todo o trabalho desenvolvido na UFG. A cessão de equipamentos e o apoio técnico nos projetos da emissora também são oportunidades que o contrato de adesão a RNCP/Rádio proporciona à Rádio Universitária e à UFG.

 

Perfil que divulga as ações da Reitoria da UFG cresce em rede social

Em 2022, o perfil @reitoriaufg, que divulga ações da Reitoria da UFG no Instagram, cresceu 11% em relação a 2021, acumulando 13,1 mil seguidores. A Reitoria Digital  realizou também levantamento de 209 notícias de canais externos onde a gestão é mencionada, a fim de se observar a sensibilização do público frente à informação e promover ações futuras assertivas. 

 

Canal da UFG no YouTube é o mais seguido do Brasil entre os canais universitários 

O canal UFG Oficial no YouTube se tornou, em 2022, o canal mais seguido no Brasil, entre os canais universitários na plataforma, atingindo 43,8 mil seguidores. Pelo canal, foram transmitidas 449 lives no ano com produção da equipe da Reitoria Digital, obtendo um crescimento de 16,4%, em relação a 2021. 

 

Inclusão é tema central nos veículos de comunicação da UFG

A SIN consolidou relações com veículos de comunicação oficiais da UFG, compreendendo a TV UFG, a Rádio Universitária, o Jornal UFG e a Reitoria Digital, com objetivo levar a conhecer a recém criada Secretaria, promover a conscientização da importância de ações afirmativas e de inclusão na Universidade, potencializar ações integradas envolvendo todas as instâncias da UFG. Saiba mais.

 

Conselho de Comunicação da UFG é consolidado

A última etapa da implementação da Política de Comunicação da UFG ocorreu em 2022, com a publicação da portaria de nomeação do Conselho de Comunicação, composto pelo secretário de Comunicação e representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação (SeTI), Rádio Universitária (RU), Fundação Rádio e TV Educativa (RTVE), diretor de unidade acadêmica, representante do Conselho Universitário (Cosuni) e representantes docente, técnico-administrativo e discente. A primeira reunião ocorreu em agosto de 2022.

 

Canal no Telegram facilita capacitação dos agentes de comunicação  

A equipe de Redes Sociais da Secom realiza a gestão dos quatro perfis oficiais da UFG nas redes sociais. Em 2022, foi adicionada mais uma novidade nesse escopo como uma forma de estreitar a relação com um dos nossos principais públicos/stakeholders: os agentes de comunicação da UFG. Além do Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, também foi admitido o Canal UFG Comunica no Telegram. Dessa forma, além da assessoria via e-mail relacionada às redes sociais para qualquer um dos laboratórios, órgãos administrativos, unidades acadêmicas e unidades acadêmicas especiais da UFG, foi criado um canal de comunicação direto e interativo. 

 

UFG oferta à comunidade acadêmica capacitação para transmissão e gestão de lives

A Reitoria Digital da UFG realizou um programa de capacitação para a comunidade acadêmica na plataforma StreamYard. A ferramenta é utilizada para transmissão e gestão de lives em redes sociais, tendo como carro chefe o canal UFG Oficial no YouTube. Durante o ano de 2022, foram realizados 327 atendimentos para solicitação de lives e cerca de 600 pessoas foram capacitadas para tais transmissões. A ação está relacionada à Política de Comunicação da UFG, e tem como foco os agentes de comunicação, que são os responsáveis nas unidades e órgãos por sites, redes sociais, apoio a eventos entre outras ações da área. Foram realizadas duas etapas de capacitações, em maio/2022, envolvendo todos os setores da SECOM, contando com cerca de 70 participantes.

 

Projeto de extensão contribui para a formação de estudantes por meio de oficinas e do contato com os profissionais da TV UFG

A TV UFG, por meio do projeto Intercomunicação, projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), produziu cinco conteúdos educativos para a interprogramação. A iniciativa contribuiu para a formação de estudantes por meio de oficinas e do contato com os profissionais da TV UFG. A emissora também recebe estudantes para estágio obrigatório.

 

Rádio Universitária da UFG avança em tecnologia 

A Rádio Universitária da UFG desenvolveu o Sistema de Monitoramento Remoto, que realiza monitoramento do áudio do transmissor e da internet, da rede elétrica, dos estúdios e do parque de transmissão, além de monitorar as temperaturas das salas de equipamentos na sede da rádio e no transmissor. O sistema conta com a geração de relatórios das falhas em tempo real, aviso no celular e relatórios mensais. Essa iniciativa visa garantir a qualidade do sinal da rádio e agilidade na identificação de possíveis problemas.

 

Reitoria Digital disponibiliza canais de atendimento eletrônico

Com o objetivo de facilitar o atendimento à distância, a Reitoria Digital da UFG conta com dois canais de comunicação: o e-mail reitoriadigital@ufg.br e as mensagens diretas das contas no Instagram e Facebook. Ao longo de 2022, foram atendidas 84 demandas pelo e-mail e 166 por meio das redes sociais. 

 

UFG promove exposições institucionais para publicizar ações da comunidade acadêmica

A UFG deu início em 2022 à produção de exposições institucionais com o objetivo de publicizar as ações da comunidade acadêmica e da gestão superior da universidade. A primeira exposição, intitulada "UFG na luta contra o covid-19", foi realizada no Centro Cultural UFG de 27 de agosto a 13 de setembro e também durante todo o 19º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). A iniciativa busca destacar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela UFG em diversas áreas.

 

TV UFG produz conteúdos especiais 

A TV UFG produziu uma série de programas especiais em 2022, incluindo o programa Dia Mundial do Rock e os interprogramas Pegando Leve (24 episódios), Dia da Poesia (73 episódios) e Descubra a sua TV UFG. Além disso, foram criadas 86 vinhetas educativas e culturais. A iniciativa visa oferecer conteúdos de qualidade e diversificados para a comunidade acadêmica e público em geral.