RIG 2022 - OE Disseminar a cultura do planejamento

Em 28/04/23 14:44 Atualizada em 19/05/23 02:06

PDI 2023-2027 da UFG é elaborado com a participação da comunidade acadêmica

A UFG elaborou, ao longo de 2022, seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2023-2027, documento que identifica a Instituição no que diz respeito à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver pelo período de 5 anos, além de suas principais políticas. A elaboração do PDI contou com um amplo processo de planejamento participativo e situacional, com diagnósticos, reuniões e consulta à comunidade acadêmica. O documento foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni). Saiba mais.

Plano de Gestão da UFG para período 2022-2025 é aprovado

Plano de Gestão da UFG para período2022-2025 é aprovado

O Plano de Gestão 2022-2025 é resultado de ampla participação da comunidade acadêmica e de um longo período de debates e reflexões sobre os rumos que a UFG deve seguir. Para isso, ainda no período do processo de consulta à comunidade acadêmica que escolheria o projeto vencedor para a gestão 2022-2025 da Universidade, o Projeto UFG Viva, foram criados 20 grupos de trabalhos (GTs) que envolveram mais de 500 pessoas da comunidade na construção das propostas para a nova gestão. O Plano foi submetido e aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) na reunião do dia 25 de março de 2022. Para conhecer o documento completo, clique aqui.

Planejamento estratégico da UFG passa a ser monitorado via sistema customizado pela Universidade

Sipep

A partir de 2022, o planejamento estratégico da UFG passou a ser monitorado pelo Sistema de Planejamento Estratégico e de Projetos (Sipep). Dessa forma, todas as ações e os projetos das pró-reitorias e secretarias são cadastrados e a execução pode ser acompanhada por toda a comunidade acadêmica. O tem sido utilizado também por Unidades Acadêmicas para o acompanhamento de seus planejamentos e projetos.

Plataforma Analisa UFG amplia a transparência de dados institucionais

Em 2022, a Plataforma Analisa UFG disponibilizou oito novos painéis de indicadores e 59 novos relatórios. O Analisa UFG disponibiliza dados públicos da Universidade, favorecendo a visualização, análise e a avaliação de informações e indicadores institucionais. Os painéis de indicadores estão organizados conforme as áreas de atuação da UFG e possibilitam um retrato atual e quantitativo das características e atividades realizadas pela Universidade. Um artigo científico sobre uma das ferramentas utilizadas na arquitetura da Plataforma para realizar o consumo e manipulação de dados foi publicado e apresentado no workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES-2022).

UFG atua no processo de melhoria do Censo da Educação Superior

Como forma de alinhamento estratégico com a Rede Federal e Estadual de Ensino Superior, a UFG participou do XI Encontro de Procuradores Institucionais e foi inserida pelo INEP no processo de melhoria da coleta de dados de Laboratórios de Saúde do Censo da Educação Superior em 2022.