RIG 2022 - OE Ampliar a articulação interinstitucional

Em 28/04/23 14:48 Atualizada em 19/05/23 02:02

UFG amplia parcerias para educação à distância 

A UFG ampliou os atendimentos a projetos externos em parcerias com outras instituições públicas e privadas. É o caso do projeto "Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (COTEC)" realizado em parceria com o Centro de Educação Técnico e Tecnológico (CETT/UFG) e Secretaria da Retomada do Governo do Estado de Goiás (SER/GO), no qual foram produzidos, no decorrer de 2022, 37 (trinta e sete) e-books, 24 (vinte e quatro) animações, 12 (doze) podcasts, 65 (sessenta e cinco) vídeos e 112 (cento e doze) aulas diagramadas para ambiente virtual de aprendizagem.

 

UFG e Governo de Goiás oferecem mais de 100 mil vagas em cursos na área de tecnologia 

O  Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett) da UFG ofereceu, em 2022, 97.650 vagas em cursos de qualificação, capacitação e técnicos nos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) e 15 mil vagas nas Escolas do Futuro (EFGs). O Cett é um projeto de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico da UFG em parceria com o Estado de Goiás para a gestão de seis EFGs e 17 Cotecs. Além das seleções, a UFG também trabalha na estruturação do CETT, em áreas como contratação de pessoal e organização do espaço físico. Saiba mais.

 

Parceria com o Ministério do desenvolvimento regional  promove “Capacitação do Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários” 

A UFG em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional anuncia a criação do curso autoinstrucional a distância “Capacitação do Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários”, destinado a agentes municipais e estaduais de Proteção e Defesa Civil. O projeto envolveu a produção de materiais como a Identidade Visual do Curso, Vinheta de abertura e encerramento de Vídeo, Revisão ortográfica e o Desenho Instrucional do curso, além da gestão do projeto. O objetivo é capacitar os profissionais para o gerenciamento de abrigos temporários em situações de emergência e desastres naturais.

 

UFG oferta curso em parceria com Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde 

O curso de aperfeiçoamento em Análise de Situação de Saúde para Apoiadores do Ministério da Saúde (MS) foi realizado na modalidade EaD  e com duração total de 136 horas. Ofertado pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), o curso capacitou trabalhadores das Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde e do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa, contribuindo para adquirirem capacidades de analisar a situação de saúde de um determinado território. Saiba mais.


Parceria entre  UFG e Ministério da Saúde promove soluções para a gestão da educação em saúde

Parceria entre UFG e Ministério da Saúdepromove soluções para a gestão daeducação em saúde

A UFG, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes), está realizando pesquisa, desenvolvimento e implementação do Sistema de Mapeamento, Monitoramento e Avaliação em Educação na Saúde (Simapes). O Simapes é um instrumento de gestão com metodologia de coleta de dados e de integração de base de dados para realização do mapeamento, monitoramento e avaliação da capacidade instalada do SUS no processo de formação de profissionais de saúde e na integração ensino-serviço em saúde.

 

UFG e Johns Hopkins University firmam acordo de colaboração

UFG e Johns Hopkins University

No mês de junho de 2022, um acordo foi firmado entre a Universidade de Johns Hopkins e a UFG. O acordo de colaboração científica irá focar em projetos que utilizam uma técnica chamada de Magnetic Particle Imaging (MPI), que permite a geração de imagens de partículas magnéticas dentro do corpo. Essa técnica utiliza nanotecnologia com partículas magnéticas para a detecção de doenças e a monitoração de tratamentos. Ao contrário de técnicas de imagem e rastreio já existentes, como a Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons, o MPI utiliza nanopartículas que são eliminadas pelo corpo e não fazem mal para a saúde. Saiba mais 

 

UFG implementa plataformas de ensino remoto para educação municipal de Goiânia

UFG implementa plataformas de ensinoremoto para educação municipal de Goiânia

A UFG, em parceria com a Fundação de Apoio Pesquisa (Funape), realizou a implantação e o aperfeiçoamento de plataformas de ensino remoto da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME). Sistemas de processos pedagógicos e de gestão educacional também foram aperfeiçoados pela equipe técnica da UFG. Saiba mais.

 

TCE-GO e UFG lançam diagnóstico sobre a regulação do SUS em Goiás

regulação do SUS em Goiássus

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em parceria com a UFG, lançou um documento de diagnóstico sobre a avaliação da política de regulação de saúde em Goiás. O estudo contém, além da avaliação, recomendações para o aperfeiçoamento do Sistema de Saúde de Goiás, tendo como foco o processo de regulação.  Saiba mais.

 

Projeto “Educar no e para o Antropoceno” é contemplado em ação do Ministério do Meio Ambiente

Projeto “Educar no e para o Antropoceno”

O projeto “Educar no e para o Antropoceno” foi contemplado, em 2022, no Projeto Salas + Verdes do Ministério do Meio Ambiente e tem por objetivo fomentar estudos, debates e ações no campo da educação ambiental formal e não formal, a fim de constituir espaço de referência para formação e multiplicação de educadores ambientais e sujeitos ecológicos, a partir de referenciais críticos e complexos. Saiba mais

 

Populações de municípios goianos recebem atendimento oftalmológico 

Pacientes de diversos municípios goianos têm recebido atendimento oftalmológico pelo Hospital de Olhos da Universidade Federal de Goiás (Cerof). Triagem para diagnosticar, prevenir e tratar as principais causas de baixa visão, consultas e exames pré-operatórios, cirurgias de catarata com implante de lente intraocular (facoemulsificação) e atendimento pós-operatório estão entre os serviços executados pelos projetos geridos pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc).

 

UFG cria Instituto Verbena 

A UFG criou o Instituto Verbena (IV/UFG), que incorporou os 50 anos de história e reconhecimento do Centro de Seleção da UFG, ampliando suas atividades e com o objetivo de se tornar um referencial ainda maior na seleção, avaliação, formação, qualificação e pesquisa, seja para entidades públicas ou empresas privadas. O nome é uma homenagem à ex-professora da Faculdade de Educação, Verbena Lisita, que presidiu o CS em 2006 e 2007, ano em que faleceu vítima de infecção. Desde a sua criação, o IV realizou diversos concursos públicos e processos seletivos para prefeituras, conselhos e para a Universidade. Saiba mais.


Hospital Veterinário melhora o atendimento com novos equipamentos para cardiologia

Hospital Veterinário melhora o atendimento

Em 2022, foram adquiridos novos equipamentos de eletrocardiografia e de monitoramento multiparamétrico não invasivo para o Serviço de Cardiologia do Hospital Veterinário da UFG, a fim de oferecer monitoração mais precisa e avançada de parâmetros relevantes à avaliação de pacientes cardiopatas.

 

Professor da UFG é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Professor da UFG é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

O professor do Instituto de Química (IQ) da UFG, Boniek Gontijo Vaz, foi eleito membro afiliado da Região Minas Gerais e Centro-Oeste da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Instituição centenária, é a associação científica de maior prestígio do Brasil. O professor entrou também para a lista “Top 40 Under 40 Power 2022”, que homenageia os cientistas mais influentes do mundo na área de química analítica com menos de 40 anos de idade. Boniek Gontijo é o único representante latino-americano entre os homenageados. Saiba mais