RIG 2022 - OE Aprimorar a política institucional de gestão de pessoas

Em 28/04/23 15:51 Atualizada em 19/05/23 01:45

gestão de pessoas

 

Implementação de PGD tem proposta de resolução submetida à Reitoria da UFG

A UFG (Universidade Federal de Goiás) propôs minuta de resolução para a implementação do Programa de Gestão de Desempenho (PGD) na modalidade de teletrabalho para os técnico-administrativos em educação. Durante o processo, foram realizadas enquetes com docentes e técnicos administrativos, e um relatório técnico do CERCOMP recomendou a adoção do sistema SUSEP. 

 

UFG implementa Otimiza TC-JET 

A Comissão de Implementação de Turnos Contínuos e Jornada Especial (CTC), responsável por receber e avaliar as solicitações de implementação de Turnos Contínuos na UFG, recebeu até o final de novembro de 2022 vinte e oito processos de unidades e órgãos. Desse total, nove tiveram recomendação da CTC para o acolhimento da solicitação, recomendações estas acatadas pelo CONSUNI. Os processos analisados, mesmo criado a Base de Conhecimento do SEI, chegam à CTC precisando de ajustes que poderiam ser sanados antes de o processo ser remetido à PROPESSOAS e à CTC. Tendo em vista esta situação e com  o objetivo de dar continuidade aos trabalhos da CTC com mais celeridade e transparência, foi proposto no final de 2022 o Projeto Otimiza TC-JET com a finalidade de desenvolver todo um material de orientação para as unidades e órgãos que fizerem solicitação de implementação do TC. A proposta é criar a modelagem do processo de trabalho da CTC com procedimentos operacionais padronizados e vídeos tutoriais orientando as unidades e os órgãos como sistematizar e organizar as equipes e os ambientes organizacionais. Na primeira etapa, as modelagens foram desenvolvidas e estão aguardando a avaliação dos membros da CTC para serem disponibilizadas no site da PROPESSOAS.


Tem início o projeto piloto de Planejamento da Força de Trabalho (PFT)  na UFG

No âmbito do planejamento da força de trabalho em 2022 foi aplicada a metodologia de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) dentro de um órgão administrativo piloto que possibilitou analisar as potencialidades e efetividade do método. Atualmente, um novo projeto está sendo iniciado em outra unidade com características organizacionais distintas - área laboratorial - para avaliação da metodologia em outra perspectiva. No interstício entre a primeira unidade piloto e o novo projeto de aplicação do DFT, segundo semestre de 2022, o Ministério da Economia (ME) publicou a Portaria nº 7.888 que determina procedimentos para a implementação de um modelo referencial de DFT, disponibilizado pelo Sistema de Dimensionamento de Pessoas (Sisdip). No estudo iniciado na segunda unidade piloto, tanto a metodologia aplicada no primeiro órgão administrativo, quanto o modelo referencial e a ferramenta do Sisdip do ME, serão considerados para realização do trabalho de Dimensionamento da Força de Trabalho.

 

UFG otimiza o processo de abertura e execução dos concursos públicos para professor efetivo

Representantes das unidades acadêmicas participam de treinamento sobre procedimentos para abertura e execução dos concursos públicos para professor efetivo. As ações elencadas contribuíram de forma positiva para a condução do trabalho de provimento e movimentação da UFG, considerando que as falhas cometidas foram reduzidas, o que contribuiu, também, para a redução de recursos e processos administrativos/judiciais. Outra ação que está em andamento é o projeto de reescrita do Sistema de Concursos (SISCONCURSO).

 

UFG retoma a realização de ações de capacitação para servidores

UFG retoma a realização de ações decapacitação para servidores

Em 2022, foram realizadas 21 ações de capacitação para os servidores da UFG. Dentre as temáticas abordadas nos cursos, palestras e capacitações destacam-se assuntos como assédio moral e sexual, conhecimentos básicos a respeito de segurança no trabalho, prevenção de incêndios, comunicação institucional, elaboração de projetos de pesquisa, gestão de conflitos, transparência pública e acesso à informação, dentre outros. Ao todo, foram registradas 956 inscrições, com 657 servidores e colaboradores aprovados nas capacitações oferecidas.