RIG 2022 - OE Consolidar a Política de Segurança e Direitos Humanos

Em 28/04/23 16:01 Atualizada em 19/05/23 01:40

UFG tem um dos sistemas de segurança mais transparentes do Brasil 

UFG tem um dos sistemas de segurança mais transparentes do Brasil

A UFG é uma das primeiras universidades do Brasil a divulgar dados referentes à segurança dentro de seus câmpus, o que inclui dados sobre as ocorrências e os chamados realizados dentro da Universidade. A disponibilização é feita de forma online e atualizada diariamente por meio da plataforma Analisa UFG. Um dos objetivos de tornar os dados públicos é melhorar a segurança, além de aprimorar sua eficiência. Com  isso, a UFG se torna uma das mais transparentes entre as instituições federais de ensino superior (Ifes) do Brasil. O órgão responsável pela disponibilização dos dados é a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH/UFG) que vem atualizando a plataforma com dados de 2005 até 2022. Saiba mais.

 

Modelo de segurança da UFG é exportado para outras universidades

Referência para outras instituições, a UFG tem realizado transferência de tecnologias de inovação organizacional, social e tecnologia na área de segurança e direitos humanos para instituições de ensino federal, como as Universidades Federais do Mato Grosso (UFMT), Rural de Pernambuco (UFRPE), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de Catalão (UFCAT) e de Uberlândia (UFU).

 

UFG amplia canais de comunicação sobre segurança

UFG amplia canais de comunicação sobre segurança

Além do aplicativo Minha UFG, a comunidade acadêmica possui agora mais canais de comunicação sobre segurança na Universidade. A Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH) está agora também como perfis nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Entre os serviços oferecidos nas redes estão: Achados e perdidos e SDH em ação.

 

 UFG otimiza a gestão de espaço físico dos centros de aulas

ufg centro

Para pensar na construção de um ensino de graduação de forma integrada, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) de Integração, liderado pela Prograd,  com a participação de representantes das seguintes unidades acadêmicas: IF, EMC, INF, FL, EA, IQ, EVZ, FACE e IME. O objetivo do GT é pensar propostas de otimização dos recursos institucionais, por meio da integração de horários, espaços físicos e de oferta de disciplinas. Numa proposta piloto envolvendo oito cursos de três unidades acadêmicas (EMC, IF e IME), apenas 11 das 1.204 solicitações de salas aos Centros de Aulas para 2022/2 não foram atendidas. O número representa cerca de 10% do total não atendido em ano anterior, evidenciando a eficácia do modelo implementado para unificação dos horários e salas. Para 2023, a perspectiva é inserir outras unidades acadêmicas interessadas no modelo e ampliar as pautas do GT.

 

UFG  investe em segurança e gestão de processos

A UFG tem investido em segurança e gestão de processos, com a continuidade das implantações de infraestrutura de controle de acesso iniciadas em 2018 e a criação da brigada de combate ao incêndio.  No mesmo sentido, a UFG tem promovido ações educativas para conscientizar os vigilantes da política de segurança decorrente dos direitos humanos e difundir o modelo de segurança da universidade para outras instituições de ensino.

 

UFG investe em maior controle dos gastos com contrato de transporte

A Universidade Federal de Goiás (UFG) criou um sistema de controle de quilometragem automatizado por meio de uma ferramenta de Business Intelligence, com o objetivo de analisar o cumprimento contratual da empresa terceirizada responsável pelo transporte de servidores e alunos. Com essa iniciativa, a UFG pretende garantir maior eficiência e transparência na gestão do contrato, além de otimizar o uso dos recursos financeiros destinados ao serviço. A ferramenta permite a análise em tempo real da quilometragem percorrida pelos veículos, bem como o cumprimento do itinerário previsto. A ação é mais um passo da UFG em busca de uma gestão mais eficiente e moderna.

 

UFG adota ferramenta para padronizar as atividades de vigilância

UFG cria  novo controle de Procedimento Operacional Padrão (POP) para os vigilantes da instituição. O novo sistema, uma planilha automatizada, permite ao vigilante supervisor acessar rapidamente o POP do quadrante especificado, tornando mais ágil e eficiente o treinamento dos novos membros da equipe. A medida garante a padronização dos procedimentos de segurança e a qualidade dos serviços prestados.   

 

Indicadores da Política de Segurança da UFG 

Figura 39 - Chamados atendidos

 

ano 2019

ano 2020

ano 2021

ano 2022

Chamados atendidos

578

986

1519

2604

 

Figura 40 - Dados gerais

 

ano 2019

ano 2020

ano 2021

ano 2022

Furto de Patrimônio Particular

90

14

21

60

Assalto / Tentativa de Assalto

5

4

3

7

Acidente de trânsito

39

31

44

73

Treinamento

23

12

146

162

Furto de Patrimônio Público

19

15

21

24

Fonte: SDH

Figura 42 - Chamados atendidos

Figura 42 - Chamados atendidos

Figura 43 - Indicadores Política de Segurança da UFG

Figura 43 - Indicadores Política de Segurança da UFG