RIG 2022 - Grandes eventos realizados pela UFG

Em 11/05/23 15:50 Atualizada em 11/05/23 15:52

Em 2022 a UFG retoma a promoção de diversos eventos presenciais de relevância para toda a comunidade acadêmica e sociedade. Os eventos promovidos pela UFG em 2022 foram interações fundamentais com outras instituições, com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade e no desenvolvimento da sua finalidade.

Espaço das Profissões 2022 alcança quase meio milhão de pessoas

Foi realizada a 12ª edição do Espaço das Profissões da UFG, nos períodos de 14 a 18 e 21 a 25 de março de 2022, no formato virtual. O evento alcançou números expressivos com a transmissão por meio das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter ), contabilizando  um alcance que gira em torno de 460 mil pessoas. Saiba mais.

2º Espaço das Profissões Itinerante apresenta cursos a estudantes do Jardim Guanabara

A 2ª edição do Espaço das Profissões Itinerante da UFG aconteceu no Centro Esportivo e Lazer, do Jardim Guanabara 2, em setembro deste ano. O evento contou com a participação de professores e estudantes de aproximadamente 30 cursos de graduação da Universidade e com a visita de mais de 800 estudantes dos bairros Jardim Guanabara 1 e 2 e da vizinhança. O objetivo do evento é propiciar a esses jovens a oportunidade de conhecer a Universidade e os cursos de graduação oferecidos gratuitamente. Saiba mais.

UFG promove o maior Conpeex de sua história

Em 2022, a UFG realizou o maior Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da sua história. Foram 7.989 inscritos e 1.587 trabalhos aprovados em 21 modalidades de apresentação de trabalhos. O congresso contou com uma vasta programação, incluindo palestras, atividades culturais, Rádio Universitária ao vivo, Programa Mundo UFG da TV UFG, estandes, entre outros. Saiba mais.

Curta o Campus retoma eventos presenciais

Em retomada aos eventos presenciais, foram realizadas duas edições do Curta o Campus em 2022: a Edição Social, que aconteceu no dia 9 de julho na Casa Projetos Sociais (Câmpus  Samambaia) e a Edição Comunicação no dia 3 de setembro nos espaços da Rádio Universitária. As duas edições somaram um total de 600 participantes.

Virada Ambiental 2022 reúne instituições, gestores e cidadãos

O projeto de extensão busca, através do plantio de espécies nativas, estimular os municípios brasileiros a recuperarem áreas degradadas de forma integrada e participativa. O plantio acontece anualmente no dia 22 de novembro, Dia Estadual da Consciência Ambiental e não foi diferente em 2022. Este ano, a Virada Ambiental cresceu, sendo aderida por todos os municípios goianos (246), 7 estados, 4 países e 42 pessoas físicas. Saiba mais

UFG sedia evento da ONU

A UFG foi escolhida para sediar o Seminário Nacional da Cátedra Sergio Vieira de Melo em 2022. O evento, coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é considerado o principal da temática dos refugiados realizado no Brasil e aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro.

4º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação aborda os caminhos para elevar a excelência da pós-graduação na UFG

Após dois anos de realização de forma remota, o 4º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG retornou com sua programação presencial, reforçando o compromisso firmado desde a primeira edição: refletir sobre os resultados obtidos pela pós na Universidade e projetar os objetivos e estratégias a serem implementados. O evento representou uma oportunidade para traçar uma visão crítica e minuciosa do quadriênio 2017-2020, cujo resultado foi divulgado pela Capes em 2022, com o objetivo de orientar o processo de tomada de decisão dos gestores da pós para o ciclo atual. Estiveram presentes o presidente da Comissão de elaboração do PNPG 2021-2030, coordenadores de áreas com representatividade no CTC/CAPES, o diretor de avaliação da Capes e a presidente da Capes. Saiba mais.

Semana de aniversário da UFG resgata história do jornal 4º Poder

A semana de aniversário de 62 anos da UFG foi iniciada com o lançamento da exposição “Jornal 4º Poder - 60 Anos”. o primeiro veículo de comunicação da Universidade. Editado pelo Departamento de Imprensa da UFG após a inauguração do maior parque gráfico do Centro-Oeste à época (em dezembro de 1962), ele marcou a consolidação da imprensa universitária e contou com colaboradores notáveis como Bernardo Élis, Marietta Telles Machado, Gilberto Mendonça Teles, Horieste Gomes e Zoroastro Artiaga, até o seu fechamento definitivo em 1964. O evento de lançamento contou com uma mesa redonda que relembrou o contexto social e político da época do 4º Poder. Saiba mais sobre a exposição.

UFG homenageia mais de 70 colaboradores do período 1958-1965

No dia em que a UFG completou 62 anos, dia 14 de dezembro, foi realizada a "Solenidade de aniversário da UFG - homenagem aos que abriram caminhos para uma grande UFG", no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, em Goiânia. A iniciativa foi uma forma de reconhecimento à dedicação de professores e técnicos administrativos que trabalharam nas faculdades que deram origem à Universidade e durante os primeiros anos da Instituição A celebração contou com a presença de 5 dos 13 ex-reitores e ex-reitoras da UFG. Saiba mais.

Baile da Democracia encerra a Semana de Aniversário da UFG

O Baile UFG voltou a ser realizado neste ano, marcando uma das principais conquistas de 2022: o retorno integral das atividades presenciais após o período de isolamento social causado pela pandemia de covid-19. A sétima edição do baile encerrou os eventos de comemoração dos 62 anos da UFG, . Saiba mais.