RIG 2022 - Oportunidades e perspectivas

Em 15/05/23 16:05 Atualizada em 09/11/23 21:10

A Universidade Federal de Goiás (UFG) reconhece que a gestão de riscos não se limita apenas a identificar ameaças, mas também a identificar oportunidades que podem impulsionar o crescimento, a inovação e o desenvolvimento sustentável da instituição. Neste contexto, a UFG identificou diversas oportunidades que podem ser aproveitadas para aprimorar ainda mais sua posição como uma instituição de excelência em educação, pesquisa e prestação de serviços à sociedade, as quais são:

• Expansão da Pesquisa e Inovação: A UFG possui um corpo docente altamente qualificado e recursos de pesquisa significativos. Uma oportunidade-chave reside na expansão das atividades de pesquisa e inovação, colaborando com o setor privado e outras instituições acadêmicas para promover o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras que beneficiem tanto a universidade quanto a comunidade em geral.
  • Internacionalização: A internacionalização é uma oportunidade importante para a UFG, permitindo a atração de talentos internacionais, a participação em programas de intercâmbio acadêmico e a colaboração em pesquisa com instituições em todo o mundo. Isso não só enriquece a experiência dos estudantes, mas também eleva o prestígio da universidade a nível global.
  • Ampliação do Acesso à Educação: A demanda por educação superior no Brasil é alta, e a UFG pode aproveitar essa oportunidade para expandir o acesso à educação de qualidade, oferecendo mais cursos online, programas de educação a distância e parcerias com outras instituições para atender a uma base de alunos mais diversificada.
  • Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas: A colaboração com órgãos governamentais, empresas e organizações da sociedade civil representa uma oportunidade para a UFG fortalecer sua presença na comunidade e contribuir para o desenvolvimento regional. Essas parcerias podem incluir projetos conjuntos de pesquisa, programas de responsabilidade social e iniciativas de capacitação.
  • Sustentabilidade Ambiental: A conscientização ambiental está em crescimento, e a UFG pode liderar iniciativas de sustentabilidade em seu campus, implementando práticas e políticas ambientalmente responsáveis. Isso não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também atrai estudantes e colaboradores comprometidos com essa causa.
  • Captação de Recursos: A busca de financiamento por meio de editais de pesquisa, parcerias público-privadas e captação de recursos filantrópicos é uma oportunidade para fortalecer as finanças da universidade e apoiar projetos acadêmicos e científicos de maior envergadura. Tanto é que, mesmo diante da falta de recursos orçamentários para o cumprimento dos objetivos, metas e contratos já em andamento, a UFG tem desenvolvido várias ações para aumentar a arrecadação própria no sentido de mitigar os riscos da diminuição de recursos do Tesouro, como pode ser observado por meio do figura abaixo.

Evolução do Orçamento de Custeio e Investimento da UFG de 2007 a 2022

Figura 2. Evolução do Orçamento de Custeio e Investimento da UFG de 2007 a 2022

Fonte: PROAD (2023). *Valores corrigidos pelo IPCA ref. dez/2022.

Ao incorporar a identificação e a gestão proativa de oportunidades em seu processo de Gestão de Riscos, a UFG pode se posicionar de maneira mais estratégica e eficaz, buscando não apenas mitigar ameaças, mas também alavancar recursos e iniciativas que impulsionam seu crescimento, sua excelência acadêmica e sua contribuição para a sociedade e o desenvolvimento regional. É fundamental que a universidade continue a monitorar e avaliar essas oportunidades, adaptando suas estratégias conforme necessário para garantir o sucesso a longo prazo.