RIG 2023 - Posicionamento da UFG nas Avaliações Externas (Rankings e outros)

Em 22/05/24 18:37 Atualizada em 22/05/24 18:42

Sobre o contexto externo, evidências apontam a UFG entre as principais universidades do mundo. As fontes dessas evidências são os rankings universitários internacionais que, em linhas gerais, classificam as instituições quanto à excelência no ensino, pesquisa e extensão, bem como sua contribuição para a sociedade.

Geralmente, as listagens das principais universidades do mundo são resultados de um sistema de classificação multivariado, isto é, que considera inúmeras variáveis. Esses rankings são elaborados, todos os anos, por algumas agências e organismos especializados. O principal objetivo dessas classificações é oferecer, a partir de critérios pré-estabelecidos, indicativos de reputação acadêmica e científica das principais universidades do mundo.

A importância desse processo, normalmente, está em orientar a escolha de estudantes sobre quais universidades frequentar, influenciando, inclusive, suas decisões de intercâmbio. Além disso, empresas, outras instituições e organismos internacionais podem utilizá-los como critérios para fornecimento de recursos para projetos de pesquisa, para estabelecimento de parcerias e outras finalidades.

Ainda, vale salientar que a classificação da UFG nesses rankings amplifica a visibilidade da sociedade, nacional e/ou internacional, sobre os seus indicadores e, consequentemente, sobre o seu desempenho ou reputação. No quadro seguinte se encontram os principais resultados da UFG, de acordo com os principais rankings internacionais.

Quadro 1 - Principais resultados internacionais da UFG, de acordo com os rankings universitários

Ranking

Universidades similares

Top Mundo

Top Brasil

Univ. Brasileiras similares

QS (2024)

1.200+

1.401+

UVM (México), UERJ, UFPb, UFU, UFPA

MIT

USP (85)

UERJ, UFPb, UFU, UFPA

QS
Am. Latina (2023)

144 (AL)

42 (BR)

UFAL, Un. Nacional Tucuman (Arg.), UFS, UFRRJ, Un. Autonoma San Luis Potosi (Mexico)

PUC Chile

USP (2)

UFAL, UFS, UFRRJ, UFCG, Mackenzie.

THE

(2023)

1200+

1201 -1500

UFBA, UFES, UFAL, UFPR, UFV, Esc. Sup. Politécnica del Litoral (Equador)

Un. of Oxford

USP (201 -250)

UFBA, UFES, UFAL, UFPR, UFV

THE

Am. Latina

42 (AL)

24 (BR)

Un. de los Andes (Chile), PUC (Peru), PUC (Valparaíso)

PUC Chile

USP (2)

UFF, UFU, UFRN, PUC-PR

Shangai

Universidade de Coimbra, Univ. do Chile, Un. Cote d'Azur

Harvard

USP (101-150)

UFC, UFPE, UFF, UFV

Shangai

Brasil

USP

UFC, UFPE, UFF, UFV

Fonte: Secplan/UFG, 2024.

Nota: Quacquarelli Symonds World University Rankings (QS) classifica a UFG entre as principais Universidades do mundo e da América Latina. O Times Higher Education World University Rankings (THE) também classifica a UFG entre as principais universidades do mundo e da América Latina. O "Academic Ranking of World Universities (ARWU)" é comumente denominado por Shanghai Ranking e classifica a UFG como uma das principais universidades do mundo e uma das principais do país.

De acordo com o QS Ranking, a UFG se encontra classificada entre as 1400 universidades mais prestigiadas do mundo e entre as 144 melhores instituições de ensino e pesquisa da América Latina. O ranking destaca, em específico, a capacidade da UFG de desenvolver parcerias com outras instituições ou organismos nacionais e internacionais, bem como sua contribuição econômica.

O THE Ranking classificou a UFG em uma faixa em que estão situadas as 1200 a 1500 instituições mais importantes do mundo. Entre as universidades da América Latina, a UFG foi classificada como a 42a instituição mais prestigiada e, entre as melhores universidades brasileiras, a UFG está entre as 25 mais importantes. Além da contribuição para a sociedade, o THE Ranking destaca a acentuada contribuição científica da UFG nas áreas de Ecologia e Odontologia, classificando a universidade entre as 300 mais impactantes do mundo.

O Shangai Ranking, originalmente, teve como principal objetivo a classificação mundial das universidades chinesas. Agora, em uma versão geral, desde 2020 o respectivo ranking tem classificado a UFG entre as mil melhores universidades do mundo. Explica-se que, diferentemente do THE e o QS, o Shangai Ranking classifica apenas universidades que apresentam publicações em periódicos de elevado impacto, tais como Nature e Science, ou cujo corpo de profissionais apresente pesquisadores laureados por medalhas Fields e/ou Nobel. No caso específico desta classificação, a UFG é considerada por sua excelência na área de Ecologia. Por fim, o ranking aponta a UFG como a 16a universidade mais importante do Brasil.