RIG 2023 - Posicionamento da UFG nas Avaliações Externas (Rankings e outros)
Sobre o contexto externo, evidências apontam a UFG entre as principais universidades do mundo. As fontes dessas evidências são os rankings universitários internacionais que, em linhas gerais, classificam as instituições quanto à excelência no ensino, pesquisa e extensão, bem como sua contribuição para a sociedade.
Geralmente, as listagens das principais universidades do mundo são resultados de um sistema de classificação multivariado, isto é, que considera inúmeras variáveis. Esses rankings são elaborados, todos os anos, por algumas agências e organismos especializados. O principal objetivo dessas classificações é oferecer, a partir de critérios pré-estabelecidos, indicativos de reputação acadêmica e científica das principais universidades do mundo.
A importância desse processo, normalmente, está em orientar a escolha de estudantes sobre quais universidades frequentar, influenciando, inclusive, suas decisões de intercâmbio. Além disso, empresas, outras instituições e organismos internacionais podem utilizá-los como critérios para fornecimento de recursos para projetos de pesquisa, para estabelecimento de parcerias e outras finalidades.
Ainda, vale salientar que a classificação da UFG nesses rankings amplifica a visibilidade da sociedade, nacional e/ou internacional, sobre os seus indicadores e, consequentemente, sobre o seu desempenho ou reputação. No quadro seguinte se encontram os principais resultados da UFG, de acordo com os principais rankings internacionais.
Quadro 1 - Principais resultados internacionais da UFG, de acordo com os rankings universitários
Fonte: Secplan/UFG, 2024.
Nota: Quacquarelli Symonds World University Rankings (QS) classifica a UFG entre as principais Universidades do mundo e da América Latina. O Times Higher Education World University Rankings (THE) também classifica a UFG entre as principais universidades do mundo e da América Latina. O "Academic Ranking of World Universities (ARWU)" é comumente denominado por Shanghai Ranking e classifica a UFG como uma das principais universidades do mundo e uma das principais do país.
De acordo com o QS Ranking, a UFG se encontra classificada entre as 1400 universidades mais prestigiadas do mundo e entre as 144 melhores instituições de ensino e pesquisa da América Latina. O ranking destaca, em específico, a capacidade da UFG de desenvolver parcerias com outras instituições ou organismos nacionais e internacionais, bem como sua contribuição econômica.
O THE Ranking classificou a UFG em uma faixa em que estão situadas as 1200 a 1500 instituições mais importantes do mundo. Entre as universidades da América Latina, a UFG foi classificada como a 42a instituição mais prestigiada e, entre as melhores universidades brasileiras, a UFG está entre as 25 mais importantes. Além da contribuição para a sociedade, o THE Ranking destaca a acentuada contribuição científica da UFG nas áreas de Ecologia e Odontologia, classificando a universidade entre as 300 mais impactantes do mundo.
O Shangai Ranking, originalmente, teve como principal objetivo a classificação mundial das universidades chinesas. Agora, em uma versão geral, desde 2020 o respectivo ranking tem classificado a UFG entre as mil melhores universidades do mundo. Explica-se que, diferentemente do THE e o QS, o Shangai Ranking classifica apenas universidades que apresentam publicações em periódicos de elevado impacto, tais como Nature e Science, ou cujo corpo de profissionais apresente pesquisadores laureados por medalhas Fields e/ou Nobel. No caso específico desta classificação, a UFG é considerada por sua excelência na área de Ecologia. Por fim, o ranking aponta a UFG como a 16a universidade mais importante do Brasil.