RIG 2023 - GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS
A UFG instituiu, por meio da Portaria UFG n° 86, de 8 de janeiro de 2019, o Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles, incluindo profissionais de todos os órgãos que estão tecnicamente qualificados para mapear, monitorar, corrigir e gerenciar os riscos no âmbito desta Universidade. Com isso, espera-se possibilitar à estrutura de governança e aos sistemas de controles internos a mitigação de tais riscos, evitando perdas e melhorando a qualidade de seus serviços prestados.
A gestão de riscos da UFG é gerida de forma integrada entre os diversos níveis organizacionais, considerando as respectivas atribuições e responsabilidades. Assim, cada estrutura tem seu processo gerencial, incluindo o controle de suas atividades. Esse processo se inicia com controles operacionais em suas unidades, órgãos, núcleos e demais estruturas voltadas à operacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão. Outra estrutura de controle são as pró-reitorias e secretarias, que se constituem como o nível tático da gestão da Universidade. Em nível estratégico, com estruturas colegiadas e de alta gestão, tem-se a Reitora, Vice-Reitor e suas assessorias.
O Plano de Gestão de Riscos (PGR) estabelece o método adotado para a gestão de risco na UFG e visa direcionar os esforços para os processos prioritários da instituição, cujos riscos impactam diretamente no alcance dos objetivos estratégicos da Universidade. Assim, objetiva-se priorizar as ações de simplificação dos procedimentos relacionados à prestação de serviços públicos por meio do mapeamento dos processos e gerenciamento de riscos, assegurando a utilização de controles mais efetivos, de acordo com os limites de exposição a riscos institucionalmente definidos, eliminando controles desnecessários que oneram os processos e geram insatisfação da sociedade.