RIG 2023 - AFERIÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CIDADÃOS-USUÁRIOS 

On 05/23/24 10:28 Updated at 05/23/24 10:28

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza a autoavaliação institucional anualmente, conforme a Lei nº 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esse processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que reúne membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil, garantindo ampla representatividade e confiabilidade das informações produzidas.

A autoavaliação orienta o planejamento e as metas estratégicas da UFG, avaliando aspectos como políticas acadêmicas, gestão, infraestrutura, e também cursos de graduação e pós-graduação. A CPA realiza consultas semestrais com a comunidade acadêmica e analisa dados de avaliações externas, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), para compilar os Relatórios de Autoavaliação Institucional (RAI).

Os relatórios são divulgados anualmente e inseridos no sistema e-MEC, promovendo transparência. Em 2023, a UFG completou 29 anos de autoavaliação institucional, no seu 10º ciclo avaliativo trienal, tendo coletado 6.841 respostas discentes de graduação, 1090 docentes, 1026 de pós-graduação e 739 de servidores técnico-administrativos, representando cerca de 25% da comunidade acadêmica. Essas amostras proporcionam uma visão abrangente para a melhoria contínua da UFG.

Os resultados desse processo, comparados com os anos anteriores, podem ser visualizados na Tabela 1:

 

Tabela 1 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023

Avaliação

2020

2021

2022

2023

Média total

Institucional (docente)

7,3

8,0

7,8

7,7

7,7

Institucional (discente)

7,9

8,2

7,8

7,8

7,9

Docentes pelos discentes

9,0

9,1

9,1

9,0

9,1

Turmas pelos docentes

8,4

8,6

8,7

8,8

8,6

Média anual

8,2

8,5

8,3

8,3

8,3

Fonte: Secplan/UFG, 2024.

Nota: o grau de satisfação é computado a partir da média dos formulários aplicados pela Comissão Própria de Avaliação da UFG. Questionários são direcionados aos estudantes, servidores técnicos e docentes, nos quais são atribuídas notas no intervalo entre zero (0) e dez (10). Explica-se que quanto mais as notas se aproximam de dez, mais próximo da satisfação total está o respondente, e, no caso contrário, quando mais se aproximam de zero.

 

Figura 3 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023

Figura 3 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023

Fonte: Secplan/UFG, 2024 

 

De acordo com a Figura 3, nota-se que o grau médio de satisfação ou adequabilidade das atividades acadêmicas desenvolvidas é, em média, 8,4. Explica-se que todos os instrumentos avaliativos apresentam assertivas passíveis de avaliação, pelos segmentos da comunidade acadêmica, em uma escala métrica de 0 a 10. Verificou-se também que inexistem diferenças sistemáticas entre os discentes e os docentes quanto ao grau de satisfação com os serviços institucionais. 

Ainda, verificou-se que, em média, os estudantes avaliam o corpo docente da Universidade com nota próxima a 9,0. Isto é, em todo o período considerado, os professores têm sido um dos fatores mais importantes da instituição e do desenvolvimento das atividades institucionais. Da mesma maneira, os professores consideram que, em média, as turmas apresentam um rendimento satisfatório próximo a 8,6.

 

Tabela 2 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023, referente aos cursos de graduação e pós-graduação

 

Avaliação

2020

2021

2022

2023

Média total

Cursos graduação (docente)

8,4

8,6

8,5

8,6

8,5

Cursos graduação (discente)

8,0

8,3

8,2

8,0

8,1

Pós-graduação (discente)

-

-

75%*

78%*

76,5%*

Fonte: Secplan/UFG, 2024.

Nota: A avaliação de programas de pós-graduação foi iniciada, na UFG, em 2022. Cerca de 630 estudantes de pós-graduação responderam ao instrumento avaliativo e, após análise, 75% consideraram totalmente adequada às atividades, infraestrutura e o corpo docente da UFG.

 

Verificou-se que, na perspectiva dos discentes, o nível de satisfação com os cursos de graduação é, em média, 8,1. Enquanto que, na perspectiva dos professores, a satisfação média é de cerca de 8,5. Por outro lado, em 2023 notou-se que 78% dos estudantes de pós-graduação estão totalmente satisfeitos com os programas de mestrado, doutorado e mestrado profissional cursados.

De forma detalhada, no âmbito da autoavaliação institucional, diversos resultados são apresentados na Tabela 3, tanto da perspectiva discente quanto docente. Em termos de infraestrutura, notou-se que, tanto os professores quanto os estudantes consideram os laboratórios de informática e os espaços de convivência como adequados e atribuem notas médias de 7,8 e 7,3, respectivamente. Quando avaliaram a infraestrutura do sistema de bibliotecas, em média, o acervo disponível foi adequado e atribuíram nota próxima a 8,6.

Ainda, em termos de infraestrutura, professores e estudantes avaliaram como adequada a infraestrutura de mobilidade da Universidade, composta por calçadas, vias de tráfego, faixas de pedestres, placas indicativas e outros, atribuindo nota média de 7,2. Por outro lado, um dos quesitos avaliados de maneira não tão satisfatória quanto aos demais foi a iluminação e a segurança, que, na perspectiva dos estudantes e professores, ficou com nota média de 7,1. 

 

Tabela 3 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023, referente às dimensões avaliadas

 

Avaliação

2020

2021

2022

2023

Média

Discentes

Docentes

Discentes

Docentes

Discentes

Docentes

Discentes

Docentes

Infraestrutura do sistema de bibliotecas

8,5

8,2

8,6

8,2

8,8

8,2

8,6

8,2

8,4

Infraestrutura dos laboratórios de informática

8,3

8,3

8,3

8,0

7,9

8,0

7,7

7,9

8,1

Infraestrutura dos espaços de convivência

7,9

7,1

8,0

8,1

6,7

7,2

7,4

7,1

7,4

Iluminação e segurança

7,7

7,5

7,4

7,0

6,7

7,5

7,1

7,1

7,3

Infraestrutura de deslocamento e mobilidade

7,8

8,3

8,0

7,3

7,5

7,4

7,4

6,9

7,6

Clima organizacional e as relações pessoais

9,0

9,1

8,4

8,2

8,3

8,8

8,2

6,7

8,3

Internacionalização

8,0

6,7

7,4

6,8

6,8

6,9

7,0

7,1

7,1

Valorização da diversidade

9,0

9,9

8,9

9,1

8,7

8,8

8,7

8,8

9,0

Canais de comunicação

9,3

8,7

8,6

9,0

8,5

8,2

8,5

8,1

8,6

Limpeza e conservação

8,6

7,6

8,4

7,2

8,0

7,9

7,7

6,7

7,8

Ouvidoria da UFG

9,0

8,3

7,9

7,8

7,6

8,5

7,5

8,2

8,1

Serviços de apoio ao estudante

8,9

7,2

7,8

7,7

7,2

7,3

7,3

7,0

7,6

Fonte: Secplan/UFG, 2024.

 

De forma geral, nos últimos anos, verificou-se que as maiores notas atribuídas pelos estudantes e professores foram para os seguintes quesitos: valorização da diversidade (9,0); canais de comunicação (8,6); sistema de bibliotecas (8,4); e clima organizacional (8,3). Enquanto que, relativamente, os quesitos com notas mais baixas foram: iluminação e segurança (7,3) e internacionalização (7,1). Ressalta-se que essas avaliações são heterogêneas entre as unidades acadêmicas e os campi da Universidade. No entanto, os quesitos de infraestrutura são ainda menos avaliados nos Câmpus Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás.

Em termos temporais, apresenta-se na Figura 4 a evolução da avaliação institucional pelos discentes e docentes na UFG.

 

Figura 4 - Evolução do grau de satisfação médio de discentes e docentes, na UFG

Figura 4 - Evolução do grau de satisfação médio de discentes e docentes, na UFG

Fonte: Secplan/UFG, 2024.

 

De acordo com a Figura 4, em média, a satisfação global fica centrada em torno de 7,9, tanto na ótica dos estudantes quanto dos servidores docentes e técnico-administrativos. Verificou-se que, mesmo no período de pandemia (2020 a 2022), com medidas de distanciamento social e com restrição das atividades presenciais, o nível de satisfação dos discentes e dos professores não se reduziu. Neste período, a comunidade acadêmica avaliou como totalmente satisfatórias as ações de enfrentamento ao COVID-19 adotadas pela UFG e o desenvolvimento das atividades acadêmicas remotas.

Em 2023, ano de retomada do ensino presencial, notou-se que, apesar dos desafios impostos pelo retorno presencial, somados aos desafios orçamentários, a UFG manteve o nível de satisfação global em torno de 7,9, com satisfatória avaliação sobre as suas medidas de valorização da diversidade, inclusão e da atuação do corpo docente.

Na avaliação institucional realizada anualmente e respondida por cerca de 25% dos estudantes, os principais pontos positivos recaem sobre as ações adotadas pela UFG para a valorização da diversidade, dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial. Além disso, na percepção dos estudantes também são reconhecidos como adequados a infraestrutura da biblioteca e os canais de comunicação da UFG.  

Os destaques na avaliação da UFG feita pelos estudantes são:

  • Valorização da diversidade;
  • Direitos humanos;
  • Igualdade étnico-racial;
  • Infraestrutura da biblioteca;
  • Canais de comunicação da UFG.

Ainda, na percepção de aproximadamente 29% do corpo de servidores, os principais pontos positivos da UFG são as ações adotadas para valorização da diversidade, dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial, as políticas institucionais de qualificação, capacitação e formação permanente. Além disso, os servidores consideram satisfatórias e adequadas as ações de divulgação de pesquisa, extensão, pesquisa tecnológica e a Ouvidoria e sua capacidade de atender às necessidades da comunidade acadêmica.

Os destaques na avaliação da UFG feita pelos servidores são:

  • Valorização da diversidade;
  • Direitos humanos;
  • Igualdade étnico-racial;
  • Divulgação de pesquisa, extensão, pesquisa tecnológica;
  • Ouvidoria da UFG e capacidade de atender às necessidades da comunidade;
  • Políticas institucionais de qualificação, capacitação e formação permanente.