RIG 2023 - AFERIÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CIDADÃOS-USUÁRIOS
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza a autoavaliação institucional anualmente, conforme a Lei nº 10.861, de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esse processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que reúne membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil, garantindo ampla representatividade e confiabilidade das informações produzidas.
A autoavaliação orienta o planejamento e as metas estratégicas da UFG, avaliando aspectos como políticas acadêmicas, gestão, infraestrutura, e também cursos de graduação e pós-graduação. A CPA realiza consultas semestrais com a comunidade acadêmica e analisa dados de avaliações externas, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), para compilar os Relatórios de Autoavaliação Institucional (RAI).
Os relatórios são divulgados anualmente e inseridos no sistema e-MEC, promovendo transparência. Em 2023, a UFG completou 29 anos de autoavaliação institucional, no seu 10º ciclo avaliativo trienal, tendo coletado 6.841 respostas discentes de graduação, 1090 docentes, 1026 de pós-graduação e 739 de servidores técnico-administrativos, representando cerca de 25% da comunidade acadêmica. Essas amostras proporcionam uma visão abrangente para a melhoria contínua da UFG.
Os resultados desse processo, comparados com os anos anteriores, podem ser visualizados na Tabela 1:
Tabela 1 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023
Fonte: Secplan/UFG, 2024.
Nota: o grau de satisfação é computado a partir da média dos formulários aplicados pela Comissão Própria de Avaliação da UFG. Questionários são direcionados aos estudantes, servidores técnicos e docentes, nos quais são atribuídas notas no intervalo entre zero (0) e dez (10). Explica-se que quanto mais as notas se aproximam de dez, mais próximo da satisfação total está o respondente, e, no caso contrário, quando mais se aproximam de zero.
Figura 3 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023
Fonte: Secplan/UFG, 2024
De acordo com a Figura 3, nota-se que o grau médio de satisfação ou adequabilidade das atividades acadêmicas desenvolvidas é, em média, 8,4. Explica-se que todos os instrumentos avaliativos apresentam assertivas passíveis de avaliação, pelos segmentos da comunidade acadêmica, em uma escala métrica de 0 a 10. Verificou-se também que inexistem diferenças sistemáticas entre os discentes e os docentes quanto ao grau de satisfação com os serviços institucionais.
Ainda, verificou-se que, em média, os estudantes avaliam o corpo docente da Universidade com nota próxima a 9,0. Isto é, em todo o período considerado, os professores têm sido um dos fatores mais importantes da instituição e do desenvolvimento das atividades institucionais. Da mesma maneira, os professores consideram que, em média, as turmas apresentam um rendimento satisfatório próximo a 8,6.
Tabela 2 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023, referente aos cursos de graduação e pós-graduação
Fonte: Secplan/UFG, 2024.
Nota: A avaliação de programas de pós-graduação foi iniciada, na UFG, em 2022. Cerca de 630 estudantes de pós-graduação responderam ao instrumento avaliativo e, após análise, 75% consideraram totalmente adequada às atividades, infraestrutura e o corpo docente da UFG.
Verificou-se que, na perspectiva dos discentes, o nível de satisfação com os cursos de graduação é, em média, 8,1. Enquanto que, na perspectiva dos professores, a satisfação média é de cerca de 8,5. Por outro lado, em 2023 notou-se que 78% dos estudantes de pós-graduação estão totalmente satisfeitos com os programas de mestrado, doutorado e mestrado profissional cursados.
De forma detalhada, no âmbito da autoavaliação institucional, diversos resultados são apresentados na Tabela 3, tanto da perspectiva discente quanto docente. Em termos de infraestrutura, notou-se que, tanto os professores quanto os estudantes consideram os laboratórios de informática e os espaços de convivência como adequados e atribuem notas médias de 7,8 e 7,3, respectivamente. Quando avaliaram a infraestrutura do sistema de bibliotecas, em média, o acervo disponível foi adequado e atribuíram nota próxima a 8,6.
Ainda, em termos de infraestrutura, professores e estudantes avaliaram como adequada a infraestrutura de mobilidade da Universidade, composta por calçadas, vias de tráfego, faixas de pedestres, placas indicativas e outros, atribuindo nota média de 7,2. Por outro lado, um dos quesitos avaliados de maneira não tão satisfatória quanto aos demais foi a iluminação e a segurança, que, na perspectiva dos estudantes e professores, ficou com nota média de 7,1.
Tabela 3 - Grau de satisfação ou adequabilidade dos cidadãos-usuários no período de 2020 a 2023, referente às dimensões avaliadas
Fonte: Secplan/UFG, 2024.
De forma geral, nos últimos anos, verificou-se que as maiores notas atribuídas pelos estudantes e professores foram para os seguintes quesitos: valorização da diversidade (9,0); canais de comunicação (8,6); sistema de bibliotecas (8,4); e clima organizacional (8,3). Enquanto que, relativamente, os quesitos com notas mais baixas foram: iluminação e segurança (7,3) e internacionalização (7,1). Ressalta-se que essas avaliações são heterogêneas entre as unidades acadêmicas e os campi da Universidade. No entanto, os quesitos de infraestrutura são ainda menos avaliados nos Câmpus Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás.
Em termos temporais, apresenta-se na Figura 4 a evolução da avaliação institucional pelos discentes e docentes na UFG.
Figura 4 - Evolução do grau de satisfação médio de discentes e docentes, na UFG
Fonte: Secplan/UFG, 2024.
De acordo com a Figura 4, em média, a satisfação global fica centrada em torno de 7,9, tanto na ótica dos estudantes quanto dos servidores docentes e técnico-administrativos. Verificou-se que, mesmo no período de pandemia (2020 a 2022), com medidas de distanciamento social e com restrição das atividades presenciais, o nível de satisfação dos discentes e dos professores não se reduziu. Neste período, a comunidade acadêmica avaliou como totalmente satisfatórias as ações de enfrentamento ao COVID-19 adotadas pela UFG e o desenvolvimento das atividades acadêmicas remotas.
Em 2023, ano de retomada do ensino presencial, notou-se que, apesar dos desafios impostos pelo retorno presencial, somados aos desafios orçamentários, a UFG manteve o nível de satisfação global em torno de 7,9, com satisfatória avaliação sobre as suas medidas de valorização da diversidade, inclusão e da atuação do corpo docente.
Na avaliação institucional realizada anualmente e respondida por cerca de 25% dos estudantes, os principais pontos positivos recaem sobre as ações adotadas pela UFG para a valorização da diversidade, dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial. Além disso, na percepção dos estudantes também são reconhecidos como adequados a infraestrutura da biblioteca e os canais de comunicação da UFG.
Os destaques na avaliação da UFG feita pelos estudantes são:
- Valorização da diversidade;
- Direitos humanos;
- Igualdade étnico-racial;
- Infraestrutura da biblioteca;
- Canais de comunicação da UFG.
Ainda, na percepção de aproximadamente 29% do corpo de servidores, os principais pontos positivos da UFG são as ações adotadas para valorização da diversidade, dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial, as políticas institucionais de qualificação, capacitação e formação permanente. Além disso, os servidores consideram satisfatórias e adequadas as ações de divulgação de pesquisa, extensão, pesquisa tecnológica e a Ouvidoria e sua capacidade de atender às necessidades da comunidade acadêmica.
Os destaques na avaliação da UFG feita pelos servidores são:
- Valorização da diversidade;
- Direitos humanos;
- Igualdade étnico-racial;
- Divulgação de pesquisa, extensão, pesquisa tecnológica;
- Ouvidoria da UFG e capacidade de atender às necessidades da comunidade;
- Políticas institucionais de qualificação, capacitação e formação permanente.