RIG 2023 - Gestão tática

On 05/23/24 10:48 Updated at 05/23/24 10:48

Pró-reitorias e Secretarias

A dimensão tática da gestão da UFG é implementada pelas pró-reitorias e secretarias. As pró-reitorias e secretarias, definidas no Estatuto da UFG, têm como atribuições básicas: I - assessorar a Reitoria no estabelecimento da política de atuação nas atividades correspondentes à sua área específica; II - formular diagnósticos dos problemas da Instituição nas suas áreas específicas de atuação; III - elaborar as políticas de atuação nas áreas específicas de cada pró-reitoria; IV - assessorar os órgãos colegiados nos processos de deliberação sobre as matérias relacionadas aos seus campos de atuação; V - coordenar as atividades dos órgãos responsáveis pela execução das decisões inerentes às suas áreas de atuação. As atribuições específicas de cada pró-reitoria e secretaria são definidas no Regimento da Reitoria.

 

Órgãos Suplementares

Os órgãos suplementares, vinculados à Reitoria, com atribuições técnicas, culturais, desportivas, recreativas, assistenciais e outras, fornecerão apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. A atuação dos órgãos suplementares não se limita à demanda de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas poderá originar-se da necessidade de realização de suas atividades específicas, levando-se em conta sua natureza, suas metas e suas funções. A estrutura, a vinculação e as atribuições específicas de cada órgão suplementar da UFG serão definidas em resolução do CONSUNI e em regimento do órgão. 

 

Unidades Acadêmicas

A unidade acadêmica é o organismo acadêmico que abrigará cursos de graduação, de mestrado e de doutorado e desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão. As unidades acadêmicas se instalarão com os nomes de Faculdades, Escolas, Institutos, Centros, ou outro nome, com a aprovação do Conselho Universitário. Constituem a unidade acadêmica: I- o Conselho Diretor; II- a Diretoria; III- as Coordenações dos Cursos de Graduação; IV- as Coordenações de Estágios; V- os Núcleos Docentes Estruturantes; VI- as Coordenadorias dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

Na arquitetura de governança da UFG, apresentada na Figura 6, há três níveis integrados. No primeiro nível estão posicionados os conselhos superiores, a reitoria, as assessorias e a chefia de gabinete. No segundo nível é apresentada a relação entre a cadeia de valor e a estrutura organizacional de responsabilidade primária de atividades finalísticas e atividades de suporte. 


Figura 6  -
Arquitetura de Governança da UFG

Estrutura de Governança

Fonte: Secplan/UFG, 2024.