RIG 2023 - Aluno(a) em tempo integral em relação ao número de funcionários(as) equivalentes com Hospital Universitário¹

Em 23/05/24 11:23 Atualizada em 23/05/24 11:32

O respectivo indicador se refere à relação entre o número de alunos em tempo integral e o número de funcionários equivalentes, incluindo os funcionários que prestam serviços ao hospital universitário (HU). O indicador, portanto, busca avaliar a eficiência do uso dos recursos humanos em uma instituição de ensino superior, considerando o número de alunos em tempo integral atendidos em relação ao número de funcionários equivalentes disponíveis, incluindo aqueles que trabalham no hospital universitário vinculado à instituição.

Nota-se que, ao longo dos últimos dez anos, na UFG, a proporção de alunos em tempo integral em relação ao número de funcionários tem se mantido em uma média estável, em torno de 7. Em alguns anos, especialmente anteriores a 2017, observou-se que essa proporção foi superior à média das universidades federais. No entanto, a partir deste ano, na UFG, essa proporção tem se mantido abaixo da média nacional.

Figura 8 - Aluno(a) em tempo integral em relação ao número de funcionários equivalentes

Figura 8

Fonte: Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/MEC), extraído em 6 de março de 2024.

¹Número de funcionários equivalentes com HU (hospitais universitários) = professores que atuam exclusivamente no ensino médio e/ou fundamental + servidores técnico-administrativos vinculados à Universidade, inclusive hospitais universitários e maternidade + contratados sob a forma de serviços terceirizados (limpeza, vigilância, etc), contabilizados em postos de trabalho de 8 horas diárias ou de 6 horas, em caso de exigência legal, excluídos postos de trabalho nos hospitais universitários e maternidade - funcionários afastados para capacitação e mandato eletivo ou cedidos para outros órgãos e/ou entidades da administração pública em 31/12 do exercício.