RIG 2023 - Taxa de sucesso na graduação (TSG)

Em 23/05/24 11:25 Atualizada em 23/05/24 11:25

Este indicador é comumente utilizado para avaliar a efetividade das IES na formação de seus estudantes. O indicador TSG é calculado pela relação entre o número de alunos que concluíram a graduação em um determinado período e o número total de alunos matriculados na graduação no mesmo período. Por exemplo, se em um ano 100 alunos ingressaram em um curso de graduação e outros 80 concluíram o curso no prazo regular, a TSG para esse curso seria de 80%. A TSG é um importante indicador de qualidade do ensino nas universidades, pois reflete a capacidade da instituição de oferecer condições adequadas para que os estudantes concluam seus cursos no prazo regular. Uma reduzida TSG pode indicar problemas na qualidade do ensino, dificuldades financeiras ou outros desafios que prejudicam a formação dos estudantes.

No caso específico da UFG, observa-se que, em média, a TSG tem se mantido acima de 50%, enquanto a média das outras universidades federais tem sido inferior a essa proporção. Destaca-se que, em 2022, ano de retomada do ensino presencial, após a pandemia do Covid-19, a UFG apresentou a maior TSG observada nos últimos 10 anos (67,05%). No último ano, notou-se que a TSG tem retornado a patamares próximos à média relatada anteriormente.

Figura 9 - Taxa de Sucesso na Graduação (TSG)

Figura 9

Fonte: Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/MEC), extraído em 6 de março de 2024.