RIG 2023 - Aluno(a) em tempo integral em relação ao número de funcionários(as) equivalentes sem Hospitais Universitários²

Em 23/05/24 11:27 Atualizada em 23/05/24 11:31

Este indicador é similar ao indicador 7.2.1, porém exclui os funcionários que trabalham no hospital universitário (HU) da contagem de funcionários equivalentes. Essa métrica busca avaliar a eficiência do uso dos recursos humanos nas instituições de ensino superior apenas em relação às atividades de ensino, excluindo as atividades desenvolvidas no HU. Dessa forma, o indicador pode ajudar a identificar a efetividade na utilização dos recursos humanos para o ensino, levando em conta apenas aqueles que se dedicam especificamente a essa atividade na instituição.

No caso da UFG, observa-se que, desde 2019, a instituição tem mantido a respectiva proporção em patamares inferiores à média das outras universidades federais. Em 2023, verificou-se uma proporção de 88 estudantes em tempo integral por dez funcionários, enquanto, nas outras universidades federais, em média, notou-se 95 estudantes por dez professores.

Figura 10 - Aluno(a) em tempo integral em relação ao número de funcionários(as) equivalentes

Figura 10

Fonte: Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/MEC), extraído em 6 de março de 2024.

²Número de funcionários equivalentes sem HU (hospitais universitários) = professores que atuam exclusivamente no ensino médio e/ou fundamental + servidores técnico-administrativos vinculados à Universidade, excluindo aqueles vinculados exclusivamente a hospitais universitários e maternidade + contratados sob a forma de serviços terceirizados (limpeza, vigilância, etc), contabilizados em postos de trabalho de 8 horas diárias ou de 6 horas, em caso de exigência legal, excluídos postos de trabalho nos hospitais universitários e maternidade - funcionários afastados para capacitação e mandato eletivo ou cedidos para outros órgãos e/ou entidades da administração pública em 31/12 do exercício.