RIG 2023 - Aluno(a) em tempo integral em relação ao número de professores(as) equivalentes³

Em 23/05/24 11:27 Atualizada em 23/05/24 11:30

Este indicador é utilizado para medir a eficiência do uso dos recursos humanos nas IES. Ele dimensiona o número de alunos equivalentes em tempo integral e a capacidade de atendimento dos funcionários ativos na instituição. Para o cálculo desse indicador, divide-se o número de alunos em tempo integral pelo número de professores equivalentes em tempo integral. Por exemplo, se uma instituição tem 1.000 alunos em tempo integral e 50 professores em tempo integral, a relação aluno-professor será de 20/1 (1.000/50 = 20). Essa é uma importante métrica para indicar a capacidade da instituição de fornecer atenção e suporte aos alunos. Uma baixa relação de alunos por professor demonstra que a instituição tem mais recursos para fornecer aos alunos uma educação de qualidade e atendimento personalizado.

De acordo com a Figura 11, a seguir, observa-se que, em média, a proporção em IES é de aproximadamente 13 estudantes em tempo integral por professor, enquanto na UFG a proporção é de 12 estudantes por professor. Nos últimos dez anos, apenas em 2016 e 2020 a proporção de estudantes em tempo integral por professor extrapolou a média nacional das universidades federais.

Figura 11 - Aluno(a) em tempo integral em relação ao número de professores(as) equivalentes

Figura 11

Fonte: Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/MEC), extraído em 6 de março de 2024.

³Número de professores equivalentes = professores em exercício efetivo no ensino superior (graduação, pós-graduação stricto sensu e residência médica), inclusive ocupantes de funções gratificadas e cargos comissionados + substitutos e visitantes - professores afastados para capacitação e mandato eletivo ou cedidos para outros órgãos e/ou entidades da administração pública em 31/12 do exercício.