RIG 2023 - Funcionários(as) equivalentes em relação ao número de professores(as) equivalentes, incluindo funcionários(as) do(s) HU(s)*

Em 23/05/24 11:47 Atualizada em 23/05/24 11:49

Este indicador se refere à relação entre o número de funcionários equivalentes e o número total de professores equivalentes de uma IES, incluindo os funcionários que trabalham no hospital universitário (HU). Essa relação pode ser utilizada como uma medida de eficiência na utilização dos recursos humanos da instituição, considerando tanto os servidores docentes e técnico-administrativos quanto os demais funcionários envolvidos nas atividades acadêmicas desempenhadas pela instituição. Observa-se que, a partir de 2019, a proporção de funcionários equivalentes em relação ao total de professores equivalentes, na UFG, foi próxima à média das universidades federais.

Figura 15 - Funcionários(as) equivalentes em relação ao número de professores(as) equivalentes, incluindo funcionários(as) do(s) HU(s)

Figura 15

Fonte: Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/MEC), extraído em 6 de março de 2024.

*Número de professores equivalentes = professores em exercício efetivo no ensino superior (graduação, pós-graduação stricto sensu e residência médica), inclusive ocupantes de funções gratificadas e cargos comissionados + substitutos e visitantes - professores afastados para capacitação e mandato eletivo ou cedidos para outros órgãos e/ou entidades da administração pública em 31/12 do exercício.