Funcionários(as) equivalentes em relação ao número de professores(as) equivalentes, excluindo funcionários(as) do(s) HU(s)*

Em 23/05/24 11:51 Atualizada em 23/05/24 11:51

Este indicador é similar ao indicador anteriormente explicado, porém exclui os funcionários que trabalham no hospital universitário (HU) da contagem de funcionários equivalentes. Isso permite o acompanhamento da eficiência na utilização dos recursos humanos da instituição em relação às atividades acadêmicas, sem considerar as atividades desenvolvidas no HU. Dessa forma, o indicador pode ser utilizado para avaliar a relação entre o número de servidores docentes e os servidores técnico-administrativos e demais colaboradores envolvidos nas atividades acadêmicas da instituição. 

Em 2023, observou-se que a média registrada pela UFG (1,31) foi superior à média do período de 2017 a 2019 (1,11). Em relação à média das outras universidades federais, observa-se que os valores da UFG, a partir de 2019, são bem próximos.

 

Figura 16 - Funcionários(as) equivalentes em relação ao número de professores(as) equivalentes, excluindo funcionários(as) do(s) HU(s) 

Figura 16

Fonte: Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/MEC), extraído em 6 de março de 2024.

 

*Número de professores equivalentes = professores em exercício efetivo no ensino superior (graduação, pós-graduação stricto sensu e residência médica), inclusive ocupantes de funções gratificadas e cargos comissionados + substitutos e visitantes - professores afastados para capacitação e mandato eletivo ou cedidos para outros órgãos e/ou entidades da administração pública em 31/12 do exercício.