RIG 2023 - Grau de envolvimento discentes com pós-graduação (GEPG)*

Em 23/05/24 11:57 Atualizada em 23/05/24 11:57

Este indicador tem o objetivo de retratar o grau de envolvimento em atividades de pesquisa e pós-graduação, expressando-se através da relação entre o número de estudantes vinculados a programas de mestrado e doutorado acadêmicos e o número total de estudantes matriculados na graduação e pós-graduação. O objetivo do indicador é avaliar o nível de envolvimento dos estudantes de graduação com a pós-graduação, especialmente com a pesquisa científica, e assim medir a capacidade da instituição de promover um ambiente de pesquisa e inovação.

Em geral, nos últimos dez anos o GEPG da UFG é superior à média das outras universidades federais. No entanto, em 2023, observa-se que os valores se aproximaram relativamente.

Figura 17 - Grau de Envolvimento (discente) com Pós-Graduação (GEPG)

Figura 17

Fonte: Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/MEC), extraído em 6 de março de 2024.

*Número de professores equivalentes = professores em exercício efetivo no ensino superior (graduação, pós-graduação stricto sensu e residência médica), inclusive ocupantes de funções gratificadas e cargos comissionados + substitutos e visitantes - professores afastados para capacitação e mandato eletivo ou cedidos para outros órgãos e/ou entidades da administração pública em 31/12 do exercício.