RIG 2023 - Grau de participação estudantil (GPE)

Em 23/05/24 11:58 Atualizada em 23/05/24 11:58

Este indicador se refere à proporção de estudantes que participam de atividades extracurriculares na instituição. Essas atividades extracurriculares podem incluir programas de voluntariado, projetos de pesquisa, atividades de extensão universitária, eventos acadêmicos, programas de intercâmbio e outras atividades que não estão diretamente relacionadas ao currículo obrigatório do curso. O objetivo do indicador é medir o envolvimento dos estudantes nas atividades além da sala de aula e avaliar a capacidade da instituição de promover um ambiente acadêmico enriquecedor e engajador. O GPE pode ser usado como uma medida da qualidade da experiência do estudante na instituição, já que a participação em atividades extracurriculares pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências, além daquelas aprendidas no currículo obrigatório, bem como proporcionar uma rede de contatos e oportunidades de aprendizado fora da sala de aula.

Observa-se que, nos últimos dez anos analisados, o GPE da UFG tem superado a média das universidades federais. Em 2023, o GPE da UFG (0,82) foi cerca de 8% maior em relação à média das demais Instituições Federais (0,76).

Figura 18 - Grau de Participação Estudantil (GPE)

Figura 18

Fonte: Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/MEC), extraído em 6 de março de 2024.