RIG 2023 - Objetivo Específico: Fortalecer o ensino da graduação e a educação básica na UFG
As ações desenvolvidas na UFG em 2023 para o ensino visaram fortalecer a graduação, incluindo o aumento do envolvimento de estudantes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) na Iniciação Científica Júnior e na integração com a graduação; o envolvimento de estudantes da graduação com a pós-graduação; o aumento da taxa de sucesso dos estudantes para conclusão dos estudos e do preenchimento de vagas por meio de processos seletivos, como Complementar de Vagas; o fortalecimento de programas e projetos para redução das taxas de evasão e retenção.
Os dados apresentados apontam para o crescimento da participação de discentes e docentes nos programas e projetos acadêmicos, a melhora da taxa de sucesso na graduação e o aumento da taxa de concluintes. Em 2022 foi validado o indicador de taxa de retenção, que permitiu o acompanhamento dos dados de 2023 em cada curso de graduação, bem como o desenvolvimento das ações necessárias para melhorar a permanência dos estudantes e fomentar a conclusão dos estudos. Houve também um aumento do número dos cursos de graduação na UFG e a melhora nos conceitos dos cursos avaliados in loco pelo Inep. Salienta-se também o aumento do preenchimento das vagas, dentre os diversos processos seletivos, com uma taxa a girar em torno de 90%.
Em 2023, foram ofertadas 28 bolsas de IC para estudantes do ensino fundamental e ensino médio pela PRPI e 21 estudantes participaram como voluntários. No projeto Mostra de Divulgação Científica e Popularização da Ciência do PPGCB, foram oferecidas quinze bolsas, gerando o resultado total apresentado.
Tabela 5 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Fortalecer o ensino da graduação e a educação básica na UFG”
Fonte: UFG, 2024.