RIG 2023 - Objetivo Específico: Desenvolver programas e projetos que contribuam para a permanência e o protagonismo estudantil

On 05/27/24 17:26 Updated at 05/27/24 17:26

No que se refere ao índice de permanência e de sucesso estudantil, convém destacar que a resolução Cepec/UFG 1692/2021, que regulamenta os projetos de ensino (PE), foi publicada em 10 de setembro de 2021, o que justifica o aumento na instituição em 2022 e 2023. O trabalho de visita às IES também foi outro fator que contribuiu para o aumento dos PE nos anos citados.

 

Prolicen

 

Em 2021 e 2023 observou-se uma diminuição no número de submissão de planos de trabalho e, consequentemente, no quantitativo de estudantes (bolsistas e voluntários) e docentes envolvidos diretamente no Programa. Em 2023, a Prograd investiu na divulgação do Programa junto com as unidades acadêmicas que ofertam cursos de licenciatura, reestruturou o Comitê Assessor do Programa, aproximou-se do Fórum de Licenciaturas da UFG para ampliação dos canais de divulgação e fortalecimento do Prolicen e criou uma nova identidade visual para o Programa. Todas essas ações contribuíram para aumentar substancialmente o número de submissões de planos de trabalho e, como consequência, de estudantes e docentes. 

 

Projeto de Acompanhamento Acadêmico em Português Básico, Matemática e Informática Básica

 

Os resultados apresentados demonstram o esforço da Dape/Prograd em assegurar que estudantes, sobretudo os oriundos das cotas, indígenas e quilombolas, apropriem-se dos conteúdos básicos em língua portuguesa, matemática e informática na perspectiva de contribuir com a aprendizagem dos componentes curriculares dos seus respectivos cursos, favorecendo a aprovação e o sucesso acadêmico. 

Em relação à mobilidade acadêmica, no período considerado, tramitaram 621 processos de mobilidade no Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Dentre eles, 293 tornaram-se ou estão em processo de se tornarem Mobilidade. A consolidação dos dados de mobilidade no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa) ocorrerá somente após quatro semestres a partir desses números, quando todos os estudantes da UFG tiverem enviado seus comprovantes e os estudantes das outras IES tiverem concluído suas mobilidades, sem possibilidade de nova prorrogação.

 

Tabela 9 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Desenvolver programas e projetos que contribuam para a permanência e o protagonismo estudantil”


Indicador

Série histórica

Atual

Meta

2020

2021

2022

2023

2024

Número de discentes participantes do estágio não obrigatório

04

368

1809

1644

1.726

Número total de discentes participantes do Prolicen

94 

71 

64 

90 

94

Número de professores orientadores do Prolicen 

86

69

66

82

86

Números de estudantes atendidos no Projeto de Acompanhamento Acadêmico em Português Básico (parceria Prograd e FL) 

-

-

 

600

630

Números dos estudantes atendidos no Projeto de Acompanhamento Acadêmico em Matemática Básica (parceria Prograd e IME)

387

-

-

333

349

Números dos estudantes atendidos no Projeto de Acompanhamento Acadêmico em Informática Básica (parceria Prograd e INF)

-

-

-

242

254

Mobilidade Acadêmica Nacional

54

21

86

102

107


Número de discentes bolsistas participantes do Pibid

   

288

384 

384

Número de discentes participantes do PET

190 bolsistas
43 voluntários

181 bolsistas 

22 voluntários

185 bolsistas 

29 voluntários.

154 bolsistas 


19 voluntários

180 bolsistas 


20 voluntários

Número de projetos de ensino em execução

93

188

356

409

450

Número de projetos de ensino participantes do Programa de Monitoria 

105

218

365

388

430

Número de docentes orientadores vinculados ao Programa de Monitoria 

547

512

413

412

420

Número de bolsas do Programa de Monitoria 

644

668

668

669

930

Porcentual de alcance do Programa de Monitoria (PAM)

x

1,88%

1,88%

1,85%

2,5%

Número de monitores voluntários do Programa de Monitoria 

635

579

552

640

Por demanda

Número de monitores remunerados do Programa de Monitoria 

648

640

637

645

Por demanda

Número de ações que visam divulgar as atividades desenvolvidas nos projetos de ensino 7

6

8

3

17

Por demanda

Fonte: UFG, 2024.