RIG 2023 - Objetivo Específico: Desenvolver programas e projetos que contribuam para a permanência e o protagonismo estudantil
No que se refere ao índice de permanência e de sucesso estudantil, convém destacar que a resolução Cepec/UFG 1692/2021, que regulamenta os projetos de ensino (PE), foi publicada em 10 de setembro de 2021, o que justifica o aumento na instituição em 2022 e 2023. O trabalho de visita às IES também foi outro fator que contribuiu para o aumento dos PE nos anos citados.
Prolicen
Em 2021 e 2023 observou-se uma diminuição no número de submissão de planos de trabalho e, consequentemente, no quantitativo de estudantes (bolsistas e voluntários) e docentes envolvidos diretamente no Programa. Em 2023, a Prograd investiu na divulgação do Programa junto com as unidades acadêmicas que ofertam cursos de licenciatura, reestruturou o Comitê Assessor do Programa, aproximou-se do Fórum de Licenciaturas da UFG para ampliação dos canais de divulgação e fortalecimento do Prolicen e criou uma nova identidade visual para o Programa. Todas essas ações contribuíram para aumentar substancialmente o número de submissões de planos de trabalho e, como consequência, de estudantes e docentes.
Projeto de Acompanhamento Acadêmico em Português Básico, Matemática e Informática Básica
Os resultados apresentados demonstram o esforço da Dape/Prograd em assegurar que estudantes, sobretudo os oriundos das cotas, indígenas e quilombolas, apropriem-se dos conteúdos básicos em língua portuguesa, matemática e informática na perspectiva de contribuir com a aprendizagem dos componentes curriculares dos seus respectivos cursos, favorecendo a aprovação e o sucesso acadêmico.
Em relação à mobilidade acadêmica, no período considerado, tramitaram 621 processos de mobilidade no Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Dentre eles, 293 tornaram-se ou estão em processo de se tornarem Mobilidade. A consolidação dos dados de mobilidade no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa) ocorrerá somente após quatro semestres a partir desses números, quando todos os estudantes da UFG tiverem enviado seus comprovantes e os estudantes das outras IES tiverem concluído suas mobilidades, sem possibilidade de nova prorrogação.
Tabela 9 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Desenvolver programas e projetos que contribuam para a permanência e o protagonismo estudantil”
Fonte: UFG, 2024.