RIG 2023 - Objetivo Específico: Implementar as políticas de internacionalização da Universidade

Em 27/05/24 17:46 Atualizada em 27/05/24 17:46

Dentre os resultados alcançados por meio da sua política de internacionalização em 2023, a UFG promoveu a mobilidade de 125 estudantes e 311 servidores. A UFG possui 320 estrangeiros no total, considerando mobilidades, estudantes regulares e servidores. Destaca-se ainda a consolidação de mais de 150 acordos internacionais, quinze redes ou associações internacionais e quarenta ações envolvendo embaixadas. A UFG fortaleceu sua presença em fóruns de referência para a educação, como os da Association of International Educators (NAFSA) e da European Association for International Education (EAIE), bem como a COP 28. Conquistamos a Cátedra Camões. A transparência e visibilidade institucional da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) foram aprimoradas por meio das redes sociais, atingindo 4.300 seguidores com a divulgação de 281 oportunidades externas no site, além dos editais. Em termos de pesquisa, manteve-se a média de um terço das publicações com parcerias internacionais nos últimos quatro anos, lideradas por Estados Unidos, Reino Unido e Espanha.

A UFG deu continuidade a ações de diplomacia acadêmica, consolidando seus relacionamentos com embaixadas de diferentes países em Brasília, dando visibilidade a todo o potencial que tem no ensino, na pesquisa e na extensão, para o fortalecimento da internacionalização. As interações com as embaixadas praticamente dobraram, o que tem sido extremamente significativo para recebermos oportunidades de bolsas desses destinos aos nossos estudantes, missões internacionais, eventos para intercâmbio cultural na UFG, bem como parcerias em demandas específicas dos diferentes países. Apesar da proximidade geográfica entre Goiânia e Brasília, vários diplomatas desconhecem o potencial da UFG.

A participação da UFG em fóruns internacionais como os da NAFSA e da EAIE foi crucial para a consolidação de suas políticas de internacionalização. Esses eventos proporcionaram à universidade a oportunidade de interagir com instituições líderes no campo da educação internacional, além de permitir a troca de experiências e melhores práticas com mais de cem países. A presença da UFG nesses fóruns também fortaleceu a posição das IES brasileiras, resultando em parcerias estratégicas com o governo federal para o financiamento de stands conjuntos, como forma de promover a exposição das instituições brasileiras sem custos adicionais. Esse engajamento internacional ampliou a visibilidade da UFG e contribuiu significativamente para o desenvolvimento de uma rede global de colaborações acadêmicas.

Tabela 29 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Implementar as políticas de internacionalização da Universidade”

Série histórica

Atual

Meta