RIG 2023 - Objetivo Específico: Otimizar ações no tocante às relações, cooperações e processos internacionais da UFG

Em 27/05/24 17:46 Atualizada em 27/05/24 17:46

O processo de diagnóstico dos acordos internacionais na UFG resultou em uma melhor organização dos arquivos da SRI, permitindo a ampliação da catalogação e a sistematização desses acordos. Um painel desenvolvido com Power BI dos acordos está disponível no site da SRI, incluindo informações como números dos processos SEI, tipo de acordo, distribuição geográfica e vigência. Está em desenvolvimento também um painel dos acordos em tramitação para aumentar a transparência do processo. Em 2023, a UFG tinha 154 acordos vigentes, com um aumento de 30% em relação ao ano anterior. A maioria dos acordos está concentrada na Europa (51%), seguida da América Latina (26%) e dos Estados Unidos/Canadá (10%).

A UFG tem acordo ativo de mobilidade Erasmus+ Credit Mobility com a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), na Espanha, destinado aos estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos das áreas de Arquitetura, Letras e Ciências Humanas, e com a Università D'annunzio di Chieti-Pescara, na Itália, destinado aos estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos das áreas de Arquitetura, Comunicação, Letras, Engenharias Elétrica, da Computação, Mecânica e de Produção, Veterinária e Farmácia. Para 2024, a expectativa é de termos pelo menos mais dois acordos com parceria Erasmus+.

O aprimoramento dos instrumentos de formalização dos acordos internacionais na UFG resultou de uma colaboração entre a Diretoria de Acordos e Redes da SRI e o Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da PRPI. Essa interação facilitou as negociações com instituições estrangeiras, permitindo o uso de normativas internacionais como o Protocolo de Nagoia. Esse protocolo regulamenta o acesso a recursos genéticos e a repartição justa dos benefícios, ratificado por 130 países e contemplado pela legislação brasileira. Essa melhoria nos instrumentos de formalização fortalece as relações internacionais da UFG, garantindo uma base legal sólida para parcerias acadêmicas e científicas com instituições estrangeiras.

Em 2023, a UFG expandiu sua participação em redes e associações internacionais, incluindo a Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP), BRICS+ Universities Associations e NAFSA. Além disso, a UFG assinou um novo acordo para integrar a Rede Goiana de Educação Internacional, elevando seu total de redes e associações internacionais para quinze.

A UFG busca intensificar suas parcerias nessas redes, participando de encontros anuais e colaborando em grupos de trabalho específicos, como na Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), em que possui representantes em todos os núcleos disciplinares e comissões acadêmicas. Na Faubai, a UFG foi eleita como representante do segmento das instituições federais.

A UFG também está analisando a possibilidade de se inserir no ecossistema de inovação promovido pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), por meio da iniciativa Assistance, Capacity-building and Training for Sustainable Aviation Fuels (ACT-SAF).

Tabela 30 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Otimizar ações no tocante às relações, cooperações e processos internacionais da UFG”

Indicador

Série histórica

Atual