RIG 2023 - Objetivo Específico: Fomentar a política linguística

Em 27/05/24 17:49 Atualizada em 27/05/24 17:49

Em 2023, foi dada continuidade às parcerias com as embaixadas da Espanha e da França dos Programas de Leitorado para as ofertas de cursos de capacitação e de clubes de conversação em francês e espanhol. No que tange à parceria com a embaixada dos Estados Unidos, quatro docentes de diferentes áreas foram contemplados com bolsas tanto para o curso de English as a Medium of Instruction quanto de Escrita Acadêmica. A proposta é que os contemplados possam oferecer cursos de capacitação nas mesmas temáticas para o corpo docente da UFG, agindo, assim, como agentes multiplicadores. Ressalta-se também a continuidade do Programa ETA (English Teaching Assistant) na UFG. O Programa é desenvolvido pela Comissão Fulbright em parceria com a Capes, trazendo um/a assistente de ensino de inglês para a UFG pelo período de um ano, contribuindo com ações que promovam a aprendizagem da língua.

A UFG mantém parcerias para oferecer cursos e exames de proficiência em línguas estrangeiras, além de programas de leitorado. O Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da Rede Andifes realizou, em parceria com a UFG, diversos cursos de oferta interna e oferta coletiva de abrangência nacional em inglês, espanhol, francês, português para estrangeiros e italiano. Exames de proficiência em inglês, francês e espanhol são realizados semestralmente pela UFG, com editais específicos. Descontos no TOEFL ITP e cursos preparatórios foram disponibilizados aos estudantes da UFG por meio de um convênio com a Andifes. A universidade está explorando novas parcerias para expandir o ensino de idiomas estrangeiros. Há uma necessidade de melhorar o ensino de português para estrangeiros, com propostas de parcerias com outras instituições, visando aprimorar o acolhimento de estudantes internacionais, em resposta à crescente demanda.

Tabela 32 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Fomentar a política linguística”

Indicador

Série histórica

Atual