RIG 2023 - Objetivo Específico: Fortalecer a comunicação sobre a internacionalização
A visibilidade da comunicação da UFG tem sido um diferencial para dar maior transparência e fazer com que as oportunidades cheguem aos potenciais candidatos(as). A conta no Instagram apresenta um padrão de publicações diárias em trincas (três posts), com um visual bem definido e que respeita a identidade institucional da UFG. Os temas abordados são diversos: editais e informações sobre mobilidade para discentes e docentes, acordos e missões internacionais, eventos e ações internas da secretaria, dentre outros, direcionadas aos membros da comunidade acadêmica da UFG.
O aumento do número de seguidores no Instagram é o resultado mais expressivo nesse sentido, passando de 2.429 seguidores em 2022 para 4.442 no início de 2024. Sobre o alcance de outros países nas mídias sociais, segundo dados do Meta, há seguidores da Argentina, dos Estados Unidos, de Portugal e da Nigéria no Instagram. Já no Facebook há seguidores provenientes dos seguintes países: Estados Unidos; Portugal; Moçambique; Reino Unido; Canadá; França; México; Alemanha e Bélgica.
Entre 1° de janeiro de 2023 e 1° de janeiro de 2024, a página da SRI alcançou organicamente 19.994 contas diferentes no Instagram. Foram realizadas 307 publicações ao longo do ano e mais de quinhentos stories. No mesmo período, a página no Facebook alcançou organicamente um total de 340 contas.
A notícia publicada em 2023 sobre Relações Internacionais com maior engajamento tem como título “UFG é a 16ª melhor universidade do Brasil pelo Ranking Xangai 2023”, com 7.698 visualizações. A chamada pública sobre seleção para uma bolsa de estudos em língua espanhola para o Didactical Center em Salamanca teve o segundo maior engajamento de 2023, com 6.484 visualizações. O programa de modalidade PUMA de 2023 foi a terceira notícia com maior engajamento, contando com 3.589 visualizações. O edital 06/2023 de AUGM Pós-Graduação teve 3.236 visualizações.
Espera-se, para 2024, o lançamento de um jogo interativo que seja outra forma de divulgação das parcerias da UFG e do desenvolvimento de mais materiais institucionais que ajudem a fortalecer a imagem da Universidade no exterior.
Tabela 33 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Fortalecer a comunicação sobre a internacionalização”
Fonte: UFG, 2024.