RIG 2023 - Objetivo Específico: Fomentar a transversalidade da internacionalização
No contexto do ensino, a UFG mediou a participação dos cursos de Agronomia, Arquitetura, Enfermagem e Engenharias no Edital de Acreditação do ArcuSul, coordenado pelo Inep-MEC, em que os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária chegaram à fase final para reacreditação e o curso de Engenharia de Alimentos surgiu como nova acreditação. Ainda no ensino, foram realizadas várias reuniões internas para a compreensão das possíveis atividades de internacionalização em casa, visando à internacionalização curricular, a serem estruturadas, institucionalizadas e implementadas. A expectativa para 2024 é investir na capacitação do corpo docente e iniciar o processo de indução das atividades referidas.
Em termos da pesquisa, nos últimos quatro anos a UFG teve um terço do total de suas publicações com parceria internacional, a metade delas liderada pela UFG como primeiro ou último autor. No período de 2022 a 2023, observou-se um crescimento do número de publicações envolvendo América do Norte, América do Sul e Ásia, e um decréscimo desse número envolvendo Europa e Oceania. Entretanto, no ranking dos países com que a UFG tem o maior número de publicações, mantêm-se Estados Unidos, Reino Unido e Espanha.
Para 2024, há uma expectativa de melhor sistematização do registro acurado do número de propriedade intelectual (depositadas e concedidas) com participação de parceiros internacionais, bem como do aporte de recursos financeiros para pesquisa e inovação envolvendo agências de fomento, empresas ou indústrias internacionais, os quais são importantes indicadores de internacionalização da educação superior.
Como mais uma ação transversal, o cadastro da UFG foi atualizado no sistema americano de gerenciamento de financiamento e bolsas para pesquisa (System for Award Management – SAM). Essa ação foi importante para viabilizar a participação de um projeto de pesquisa da UFG em uma oportunidade com as Forças Aéreas dos Estados Unidos. Para 2024, espera-se finalizar o cadastramento na Plataforma eRA Commons, a fim de viabilizar a submissão eletrônica de projetos da área da saúde no sistema norte-americano, especialmente no âmbito do National Institute of Health (NIH).
Tabela 34 -Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Fomentar a transversalidade da internacionalização”
Fonte: UFG, 2024.