RIG 2023 - Objetivo Específico: Ampliar as ações de assistência estudantil

Em 27/05/24 17:57 Atualizada em 27/05/24 17:57

Conforme a série histórica dos números dos estudantes atendidos com bolsas da assistência estudantil, destaca-se que há uma tendência decrescente justificada pelo aumento dos atendimentos nos restaurantes universitários e pelo aumento do valor das refeições em função da alta inflacionária nos gêneros alimentícios. 

O aumento do número de atendimentos da Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas justifica-se pela disponibilização do MEC de mais 2.278 novas bolsas para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais nas IES em junho de 2023.

Os números referentes à “COVID alimentação” abrangem as bolsas alimentação de R$ 300,00 disponibilizadas durante o período de fechamento do Restaurante Universitário (RU) durante a pandemia, ao passo que o indicador “alimentação” se refere aos atendimentos antes realizados nos campi Goiás e Aparecida de Goiânia.

 

Tabela 37 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Ampliar as ações de assistência estudantil”

Número de estudantes atendidos por ano

Série Histórica

Atual

Meta

2020

2021

2022

2023

2024

Acolhe

235

186

306

285

230

Alimentação

242

185

237

194

0

Canguru

67

94

96

83

60

CEU

297

314

271

215

150

Emergencial

34

14

0

53

60

Emergencial Indígena

65

8

0

0

0

Esporte e Lazer

53

29

16

1

18

Moradia

689

730

609

515

380

PAPE

1

0

0

0

0

Permanência MEC

869

678

615

491

600

Permanência UFG

1.661

1.379

0

0

0

Covid19-Alimentação

1.306

2.096

1.618

0

0

Covid19-Conectividade

1.433

462

398

0

0

Covid19-Equipamentos

766

0

0

0

0

Material Didático

56

34

0

0

0

Apoio Pedagógico

0

1.158

1.073

858

650

PAEIQ

0

0

173

193

120

TOTAL (não é a soma)

4.151

3.675

3.423

2.509

2.168

Fonte: UFG, 2024.

 

O gráfico a seguir ilustra, numericamente, o impacto da política de assistência estudantil na redução da evasão na graduação, com base nos índices de evasão entre discentes que são beneficiados por bolsas e aqueles que não recebem esse auxílio.

Figura 20 - Comparativo do índice de evasão entre discentes atendidos e não atendidos pela assistência estudantil

Figura 20

Fonte: UFG, 2024.