RIG 2023 - Objetivo Específico: Ampliar as ações de assistência estudantil
Conforme a série histórica dos números dos estudantes atendidos com bolsas da assistência estudantil, destaca-se que há uma tendência decrescente justificada pelo aumento dos atendimentos nos restaurantes universitários e pelo aumento do valor das refeições em função da alta inflacionária nos gêneros alimentícios.
O aumento do número de atendimentos da Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas justifica-se pela disponibilização do MEC de mais 2.278 novas bolsas para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais nas IES em junho de 2023.
Os números referentes à “COVID alimentação” abrangem as bolsas alimentação de R$ 300,00 disponibilizadas durante o período de fechamento do Restaurante Universitário (RU) durante a pandemia, ao passo que o indicador “alimentação” se refere aos atendimentos antes realizados nos campi Goiás e Aparecida de Goiânia.
Tabela 37 - Série histórica dos indicadores e metas referentes ao objetivo “Ampliar as ações de assistência estudantil”
Fonte: UFG, 2024.
O gráfico a seguir ilustra, numericamente, o impacto da política de assistência estudantil na redução da evasão na graduação, com base nos índices de evasão entre discentes que são beneficiados por bolsas e aqueles que não recebem esse auxílio.
Figura 20 - Comparativo do índice de evasão entre discentes atendidos e não atendidos pela assistência estudantil
Fonte: UFG, 2024.